Diário de Bordo

Por Giovanna Ribeiro em

Este diário de bordo traz as informações sobre a viagem dos coordenadores e bolsistas para o Vale do Jequitinhonha nos dias 21 a 28 de maio de 2022, a fim de realizarem entrevistas com as mulheres que estão envolvidas com a gestão das águas do Jequitinhonha, para o projeto Rio Lilás, assim como para a participação e realização do IX Fórum da Mulher.

21/05 – 1° dia, sábado

Saída de Belo Horizonte. Chegamos em Diamantina para a primeira entrevista na Casa da Glória com a professora Ana, especialista em águas subterrâneas. Em nossa conversa, a participação da professora Ana em comitês de bacia de São Paulo e a importância de entender a relação das águas subterrâneas com as águas superficiais foram destacadas. Além disso, conversamos sobre a questão de gênero e experiências pessoais.

Foto 1: Saída das bolsistas de Belo Horizonte para Diamantina.
Foto 2: Entrevista à professora Ana em Diamantina
Foto 3: Casa da Glória – Diamantina

22/05 – 2° dia, domingo

Dia de folga.

Foto 4: Confraternização bolsistas e coordenadores

23/05 – 3º dia, segunda – feira

Pela manhã, a equipe foi para a sede do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), onde realizou uma entrevista em grupo. Também foi realizada entrevista com Luzia, integrante da rede de enfrentamento da violência contra mulher. Após o almoço, parte do grupo (prof. Dimitri, bolsistas Aline, Juliana e Maria Clara) se deslocou para a região de Francisco Badaró ao encontro a Associação de Tecelãs de Tocoiós. 

Em Chapada do Norte, os demais (Marizinha, prof. Fernando, Danielli e Nathália) encontraram a garimpeira Nadir e a ex-vereadora artesã Adriane. 

Foto 5: Entrevista CAV – Turmalina
Foto 6: Entrevista Tecelãs – Tocoiós, Francisco Badaró

Foto 7: Dona Nadir demonstrando de como utiliza a bateia para garimpar ouro


24/05 – 4° dia, terça – feira

Na terça-feira tivemos uma conversa deliciosa com o Seu Andrezinho, uma figura de liderança na região em que vive. Nascido e criado em uma comunidade quilombola, Vai Lavando, Seu Andrezinho atua como um ativista socioambiental em Berilo e as comunidades próximas, um de seus projetos, apresentados à Câmara de vereadores, inclui a proteção e recuperação de nascentes. Atualmente, Seu Andrezinho é artesão e faz seus trabalhos a partir de uma consciência ambiental. Foi um encontro muito lindo e Seu Andrezinho apontou a importância da mulher na luta e na gestão das águas, mencionando inclusive que o projeto de recuperação e proteção de nascentes só ocorreu quando uma mulher entrou como vereadora.

EFA – Na EFA tivemos uma divertida experiência com os jovens do 1° e 2° ano da escola. Durante a conversa, os monitores e professores também interagiram bastante. Os alunos compartilharam suas experiências com a água, como também houve muito relatos sobre a diferença dos rios, como estão mais secos e/ou turvos, mostrando a velocidade com que essas situações tem ocorrido. Os alunos mostraram que possuem consciência da importância da água para toda e qualquer atividade. Saímos de lá com a promessa de voltar e apresentar o Comitê de Bacia e suas dinâmicas, além de pesquisar sobre a barragem de Setubal.

Foto 8: Entrevista com Seu Andrezinho – Berilo
Foto 9: Roda de conversa com alunos da EFA – Araçuaí

Após o encontro na EFA, fizemos uma breve parada para conhecer a Barragem do Calhauzinho.

Foto 10: Barragem do Calhauzinho

25/05 – 5° dia, quarta – feira

Parte da equipe foi até Virgem da Lapa, onde entrevistou a vereadora Joana. Destacou-se a problemática da água para as comunidades em torno do município e as diferenças do olhar e preocupação das mulheres. Reforçou-se o comprometimento de manter a parceria para uma futura integração entre os poderes legislativos municipais do Vale.

Foto 11: Sindicato dos trabalhadores rurais de Virgem da Lapa
Foto 12: Entrevista com a vereadora Joana

Após a entrevista, parte do grupo foi ao encontro dos rios Araçuaí e Jequitinhonha, registrado na imagem. Ainda pela manhã, a outra parte do grupo que ficou em Araçuaí foi até a câmara municipal para entrevistar a Adriana de Oliveira, ex- secretária da Associação de Municípios do Médio Vale do Jequitinhonha – Ameje, que atualmente trabalha no Consórcio de Municípios do Médio Vale do Jequitinhonha.

Foto 13: Encontro dos rios Araçuaí e Jequitinhonha

Durante a tarde fomos à fazenda da Sra Anastasia na zona rural de Araçuaí. Por lá, a conversa foi com a anfitriã, sua filha Antônia e a Caca, ex- prefeita da cidade. Antes da conversa, fomos à represa que fica na propriedade da família, aproveitamos a oportunidade para discutir questões de erosão, pedologia e diversas outras curiosidades orientadas pelo professor Fernando.

Foto 14: Pedologia
Foto 15: Entrevista e café da tarde
Foto 16: Barragem da fazenda
Foto 17: Cacá, Anastasia, Antônia

26/05 – sexto dia, quinta -feira

Participação no IX Fórum da Mulher do Jequitinhonha e entrevista com Cléa Amorim, ex-presidente do Comitê da Bacia do Rio Araçuaí.

Foto 18: IX Fórum da Mulher
Foto 19: IX Fórum da Mulher

No final da tarde, após o fórum, participamos da passeata das mulheres em Araçuaí.

Foto 20: Passeata das mulheres
Foto 21: Passeata das mulheres – Araçuaí

27/05 – sétimo dia, sexta – feira

Participação no IX Fórum da mulher, apresentação do Projeto Rio Lilás pela equipe e entrevista com Lia Queiroz, de Itaobim. Outra parte da equipe ficou encarregada de entrevistar a indígena Ytxaha, cuja contribuição foi de extrema importância sobre a visão da natureza e da água.

Ao final da tarde, tour por Araçuaí com Angela Freire, fomos visitar o Córrego do Mateus e as lagoas citados por ela em sua entrevista para o projeto.

Foto 22: Entrevista com Ytxaha
Foto 23: Apresentação do projeto Rio Lilás
Foto 24: Tour com Ângela Freire

O projeto já está em execução, e durante esse ano convidamos todos a acompanhar o desenvolvimento de suas atividades a partir do site e das mídias sociais do Programa Polo Jequitinhonha!



Compartilhe!