Tags: artesanato | exposição | memorial vale | museu | vale do jequitinhonha
O Vale em BH
Por Polo Jequitinhonha em
O Memorial Minas Gerais Vale, localizado no Circuito Cultural Liberdade, combina ambientes virtuais e reais para contar a história e as tradições mineiras de forma interativa. O museu conta com 31 salas que procuram representar os momentos e situações marcantes do estado desde o século XVIII. Com esse principal objetivo, apresenta uma sala dedicada exclusivamente ao Vale do Jequitinhonha.

Localizada no terceiro andar, o ambiente dedicado ao Jequitinhonha apresenta diversos exemplares das cerâmicas, criados pelos artesãos locais. “A sala é uma das últimas quando percorremos museu. Por um lado, representa a importância que teve a região na história do estado, sendo parte do caminho do ouro”, explica Giuliana Cristina da Silva, educadora do Memorial. “Por outro lado, busca ressaltar a força cultural do Vale no país, agrega”.
Segundo Neuma, coordenadora do setor educativo do Memorial, a sala reconhece a arte do Jequitinhonha na tradição e no sentimento de resistência. São exemplos de beleza, força interior e celebração da diversidade, riqueza e ancestralidade do povo mineiro. A sala prioriza o artesanato em cerâmica. Entre os artistas podem se encontrar trabalhos da mestre Zefa, mestre Isabel, mestre Ulises e a comunidade Quilombola do Campo Alegre.
Compartilhe!