Narrativas em Rede

O recurso educacional, Narrativas em Rede, disponibilizado no site do Polo
Jequitinhonha UFMG, se insere num contexto mais amplo da dissertação de mestrado profissional realizada pelo pesquisador e servidor da UFMG, Cleomar Poletto, dentro do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação / FAE / UFMG.

Como requisito para obtenção do título de mestre, dentro do escopo do programa Educação e Docência, exige-se do discente a produção de uma dissertação e de um recurso educacional cujo objetivo é contribuir com processos de ensino e aprendizagem.

A dissertação teve como tema Variação Linguística em Narrativas Orais no Vale do Jequitinhonha – MG e poderá ser baixada em breve  no repositório institucional da UFMG https://repositorio.ufmg.br/. Esta procurou analisar e sistematizar variações linguísticas presentes em narrativas orais gravadas entre os anos de 1987-1997 no Vale do Jequitinhonha – MG, tendo os pressupostos da sociolinguística variacionista como base de pesquisa.

As narrativas da pesquisa foram gravadas em dez municípios do Alto, Médio e Baixo Vale do Jequitinhonha entre 1987-1997 por dois projetos de pesquisa, a saber Literatura Oral e o Projeto Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto. Estes projetos gravaram juntos, a muitas mãos, mais de 255 narrativas, sendo que 200 foram transcritas pelo Projeto Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto. De antemão, pontua-se que nas transcrições realizadas, o projeto Quem Conta Um Conto buscou preservar a naturalidade da língua tal qual fora produzida no cenário de gravação no Vale do Jequitinhonha, constituindo-se num trabalho sociolinguístico.

No recurso educacional Narrativas em Rede, desenvolvido no escopo do
mestrado profissional, professores, educadores e escolas poderão fazer uso das narrativas em áudio e das transcrições, buscando desenvolver – em consonância com a Base Nacional Curricular Comum – BNCC – as habilidades necessárias para a compreensão de que existem diversas variedades linguísticas no português brasileiro e que todas devem ser valorizadas.

Além do mais, Narrativas em Rede propõe evidenciar a tradição oral, o narrador, a narradora do Vale do Jequitinhonha e ao mesmo tempo registrar a oralidade e a estilística típica deste território. No recurso Narrativas em Rede é possível conhecer como se deu e qual foi o percurso realizado para que 255 narrativas orais do Vale e suas transcrições pudessem agora estar disponíveis para usos educativos ou somente para usos estéticos, visto que possuem a isca do encanto e da magia, típico do discurso narrativo.

Agradecimentos

Narrativas em Rede, disponibilizado no site do Polo Jequitinhonha UFMG, tornou-se possível graças ao apoio de diversas pessoas, dentre as quais cito a amiga Dra. Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha) coordenadora do Polo desde sua fundação; ao professor Dr. Fernando Antônio Mencarelli pela confiança e apoio; a minha orientadora professora Dra. Maria Gorete Neto pelo incentivo quanto a criação do site e as valiosas contribuições nas orientações; a Giovanna Ramalho Ribeiro pela contribuição técnica na criação do site Narrativas em Rede; a Anderson Perdigão Faleiro pela revisão. E finalmente, agradeço a todos (as) aqueles (as) que se dedicaram a gravar e a transcrever as narrativas orais do Vale do Jequitinhonha, especialmente a Vera Lúcia Felício Pereira, Reinaldo Martiniano Marques e Sônia Queiroz, pioneiros. A estes e outros, registro os sinceros agradecimentos. E aos (as) contadores (as) do Vale pela genuína arte de narrar. Homens e mulheres guardiães da memória.

Cleomar Poletto,
13 fevereiro de 2025

.