Atlas Escolares de Virgem da Lapa e de Padre Paraíso

No intuito de suprir a falta de livros didáticos relativos á Geografia local e regional, para os alunos de escolas de municípios do Médio Jequitinhonha, esse projeto se iniciou em 1997. Foram construídos diversos atlas escolares municipais, focalizando o estudo das características geográficas de alguns municípios da região. Neles, alunos do Ensino Fundamental I e da EJA podem desenvolver habilidades básicas para aprender a aprender, tendo como foco de pesquisas temáticas geográficas tais como: clima,  solo,  meio ambiente, vegetação, paisagem e entre outros aspectos físicos e população, atividades socioeconômicas desenvolvidas no território municipal em que vivem, administração pública, assim como diversos outros assuntos . Esse processo de construção do conhecimento por meio das habilidades básicas (observar, registrar, elaborar, analisar, sintetizar (texto, gráficos, mapas, etc.) também foi ensinado a professoras do Vale, que formaram equipes locais para elaborar e trabalhar a partir de atlas municipais escolares de alguns municípios do Médio Jequitinhonha.

Janine Gisèle Le Sann  PROEX