Laboratório de iniciação ao pensamento filosófico

A partir da reflexão sobre as experiências pedagógicas desenvolvidas no interior da Disciplina “Laboratório de Ensino”, sentimo-nos motivadas a desenvolver oficinas e outras atividades junto a escolas e comunidades externas à UFMG. A escolha pelo Vale do Jequitinhonha justifica-se por reconhecermos na região uma riqueza cultural e social ainda não abordados por pesquisas na área de Filosofia. Pretende-se desenvolver um programa interdisciplinar com seminários, debates, que virá, no futuro próximo, produzir material didático, publicações científicas, interação extramuros, impacto na graduação em Filosofia e um convívio próximo e instrutivo com o Vale do Jequitinhonha, – mantendo-nos sempre em aberto diálogo com os saberes locais e promovendo uma dialetização entre os saberes acadêmicos e populares. A relevância social de nossa proposta está em empenhar jovens universitários e docentes em um conjunto de atividades que, em diálogo com jovens e adultos do Vale do Jequitinhonha, contribuam para o desenvolvimento das perspectivas do ensino de Filosofia e aprofundamento da reflexão filosófica.

Lívia Maria Guimarães