Perfil da mídia local no Médio Jequitinhonha

A atuação do Programa Pólo Jequitinhonha tem evidenciado uma ampla perspectiva de atuação da comunicação estratégica para a mobilização social. Para efetivação das ações de comunicação dos mais variados projetos tomou-se como pré-requisito uma ênfase nos meios de comunicação de cada localidade.Nessa perspectiva, o Suporte de Comunicação realizou,de início, um amplo levantamento e elaborou um banco de dados dos veículos de comunicação nas localidades atendidas por projetos do Programa.O chamado “Mapa da Mídia” teve sua primeira versão concluída em 2003 e abrangeu 20 municípios(16 do Médio, 1 do Baixo e 3 do Alto Jequitinhonha),sofrendo duas atualizações posteriores, em 2004 e 2005. O levantamento constatou um grande número de emissoras de rádio e, concomitantemente, uma grande demanda em relação à capacitação para o uso desse meio. Desse modo, os projetos desenvolvidos na região procuram incorporar essa demanda e realizar oficinas radiofônicas em vários municípios. O contato com as mídias locais da região tem trazido inúmeras indagações sobre seu perfil, suas características,seu alcance e sua efetividade, em especial quanto aos processos de mobilização de públicos locais. Assim, o projeto realizado em 2006 traçou o perfil das mídias locais em oito municípios do Médio Vale do Jequitinhonha (Araçuaí, Comercinho, Itaobim,Itinga, Medina, Padre Paraíso, Ponto dos Volante se Virgem da Lapa) e promoveu uma nova atualização do banco de dados.

Coordenadores

Prof. Augusto Otávio Simeone Henriques DCS/FAFICH

Prof. Márcio Simeone Henriques DCS/FAFICH