Pró-saúde UFMG

Coordenação do Pro-Saúde I

O Pró-Saúde I envolve os curso de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Encontra-se atualmente em sua segunda fase de implantação tendo o eixo principal de atuação a adequação dos cenários de prática como elemento central do programa, com foco na integração ensino/serviço, em todos os 3 cursos.

Nome: Fernando Marcos dos Reis (Lattes)
Cargo: Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Medicina da UFMG

Nome: Zilma Silveira Nogueira Reis (Lattes)
Cargo: Professora do Curso de Medicina

Nome: João Henrique Lara do Amaral (Lattes)
Cargo: Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Odontologia da UFMG

Nome: Sônia Maria Soares (Lattes)
Cargo: Escola de Enfermagem 

Cursos envolvidos:

Escola de Enfermagem
Responsáveis por curso: Sônia Maria Soares

Faculdade de Medicina
Responsáveis por curso: Fernando Marcos dos Reis

Faculdade de Odontologia
Responsáveis por curso: João Henrique Lara do Amaral


Coordenação do Pró-Saúde II

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde II) foi lançado pela Portaria Interministerial Nº 3019, de 26 de novembro de 2007, com início em maio de 2010. Pela UFMG os cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Terapia Ocupacional apresentaram proposta, cujo fundamento é o trabalho interdisciplinar. A Proposta de ação interprofissional está centrada em um Território, enfatizando a perspectiva da Atenção Primária em Saúde. Ressalta-se sobretudo a interação com a comunidade local e a SMSA, bem como com outros órgãos públicos do Município que possam contribuir para a dimensão da intersetoriedade.  As ações interinstitucionais tem como ganhos a sinergia de recursos e de esforços nos campos de pesquisa, ensino, compartilhamento da oferta de serviços de suas unidades de Saúde e troca de experiências nas diversas metodologias do processo de pedagógicos, voltadas para os cenários de prática de ensino. Para elaboração do projeto do Pró-Saúde II levou-se em consideração a situação atual dos cursos que o integram, com base nos seguintes eixos: Orientação teórica (Determinantes do processo saúde-doença; Produção de conhecimento segundo as necessidades do SUS; Pós-graduação e educação Permanente); Cenários de Prática (Interação ensino-serviço; Diversidade dos cenários no processo de aprendizagem; Articulação dos serviços universitários com o SUS); Orientação Pedagógica (Análise crítica da atenção básica; Na Integração do ciclo básico/ciclo profissional; Mudanças metodológicas)

Vale reforçar mais uma vez que o elemento mais consistente deste trabalho interprofissional e interinstitucional será o desenvolvimento do Projeto Território (SUS – Municipal) / Escola, cujo ponto fulcral é a percepção da Atenção Primária à Saúde como espaço de ensino/aprendizagem, de produção de conhecimentos, introdução de novas tecnologias de assistência e gestão e oferta de serviços, tendo como parâmetros a territorialidade, interdisciplinaridade, interprofissionalidade e intersetoriedade, orientados pelo princípio da autonomia das pessoas.

Equipe de professores responsáveis:

Nome: Ann Kristine Jansen (Lattes)
Cargo: Professora do Curso de Nutrição

Nome: Alexandre Paolucci (Lattes)
Cargo: Professor do Curso de Educação Física

Nome: Edson Perini (Lattes)
Cargo: Professor do Curso de Farmácia

Cursos envolvidos:

Educação Física
Responsável por curso: Alexandre Paolucci
                

Farmácia
Responsável por curso: Edson Perini

Fisioterapia
Responsável por curso: Marcello Velloso e Rosana Ferreira Sampaio

Fonoaudiologia
Responsável por curso: Juliana Nunes Santos

Nutrição
Responsável por curso:: José Divino Lopes Filho e Márcia Regina Pereira Monteiro

Terapia Ocupacional
Responsável por curso: Simone Costa de Almeida Bastos

Medicina Veterinária
Responsável por curso: Marcos Xavier