PET-Saúde UFMG / Linhas de Pesquisa
Saúde e Ambiente
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Como chegar:
Saída do Campus Saúde
Saída do Campus Pampulha
NOME: Danielle Ferreira de Magalhães Soares
ATIVIDADE NO PET-SAÚDE: PROFESSOR TUTOR
ATIVIDADE PROFISSIONAL: PROFESSOR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Saúde e Ambiente: Intervenções no ambiente urbano para promoção da Atenção Primária à Saúde.
1. Eficácia da ação educativa sobre riscos relacionados ao ambiente que afetam a saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde, Belo Horizonte – MG, 2012/2013.
1.1.Introdução
A Saúde Ambiental no contexto da Atenção Básica à Saúde é uma estratégia que preconiza o desenvolvimento de informação apropriada, de forma a propiciar a participação da comunidade nos processos de construção de espaços saudáveis. Desta forma, considera-se pertinente essa pesquisa, para que ações educativas possam ser implementadas na Atenção Primária voltadas para uma atuação do setor saúde na prevenção de problemas relacionados com o meio ambiente.
1.2.Justificativa
A relevância do estudo está em envolver diferentes profissionais de saúde, escolares, professores e comunidade por meio da elaboração de uma ação educativa junto à população usuária do Sistema Único de Saúde.
1.3. Objetivos
Avaliar a eficácia da ação educativa sobre saúde e ambiente na população de usuários do Sistema Único de Saúde por meio de multiplicadores da informação e sua possibilidade de aplicação em um programa de ação de prevenção e controle de agravos e riscos relacionados à saúde ambiental em nível local.
1.4.Atividades a serem desenvolvidas
Por meio de um estudo de intervenção com abordagem quali-quantitativa, alunos de graduação dos cursos da área da saúde envolvidos na proposta farão o diagnóstico situacional e a avaliação das características de sanidade relacionadas ao ambiente da população amostrada, com supervisão direta dos preceptores e coordenação dos tutores, capacitação dos agentes multiplicadores de informação sobre saúde ambiental, participação na preparação e realização de oficinas e orientação dialogada com a população envolvida sobre o controle dos riscos ambientais encontrados nos domicílios e na comunidade. Alunos e preceptores participarão da análise das informações obtidas e da divulgação dos resultados obtidos tanto nas comunidades quanto no meio científico.
2.Cronograma das atividades
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6meses |
6-12meses |
12-18meses |
18-24meses |
Revisão da literatura |
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Diagnóstico situacional e atividades de campo |
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Digitação e análise dos resultados |
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Divulgação dos resultados para a comunidade |
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Elaboração de artigos Participação em eventos científicos |
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Produção Científica