Trabalho desenvolvido pelo PET-Saúde gera artigos científicos

17/09/2013

Alunos participantes do PET-Saúde, sob coordenação da professora do curso de Nutrição da UFMG, Luana Caroline dos Santos, realizaram projetos na UBS Barreiro de Cima que resultaram na publicação de dois artigos científicos na revista de Atenção Primária a Saúde (APS).

Um deles leva o título “Percepção e prática de atividade física regular entre usuários de serviço de atenção primária à saúde” e retrata uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a importância da prática de atividade física para usuários da UBS Barreiro de Cima. Ao todo, foram 499 usuários entrevistados. Testes como resistência muscular, flexibilidade, dentre outros, foram aplicados.

A participação dos alunos envolvidos no projeto foi imprescindível para a coleta de dados e a realização da pesquisa. Como o grupo tem como tema principal a promoção de modos saudáveis de vida, o estudo foi importante para verificar as necessidades dos usuários da UBS.

Para a pesquisa, uma abordagem aleatória aos pacientes presentes na sala de espera foi feita e dependeu do interesse e livre decisão em colaborar. Foram incluídos indivíduos maiores de 18 anos, perten­centes à área de abrangência da UBS, que não estivessem em período gestacional.

Os questionários e testes envolveram tanto perguntas socioeconômicas quanto sobre a rotina de atividades físicas do paciente. Os resultados foram preocupantes, pois constatou-se alta pre­valência de sobrepeso (35,5% em adultos e 52,5% em idosos) e obesidade (25,2%), além de 39,4% de risco muito elevado de desenvolvimento de complicações metabólicas associadas à obesidade.Também observou-se que 42,3% dos usuários consideraram-se inati­vos, sendo esta característica mais prevalente em mulheres, quando comparadas aos homens.

Houve resultados relacionados ao tipo de atividade física e o tempo praticado, prevalecendo a caminhada como a atividade mais comum entre os entrevistados. Todos os resultados geraram importantes discussões sobre obesidade e sedentarismo na atualidade.

A conclusão do artigo inclui sugestões de iniciativas para a mudança de hábitos da região, como realização de campanhas, palestras, aulas de grupo, incentivo à construção de espaços públicos. como academias da cidade, dentre outras.

Integração Ensino e Saúde

O segundo artigo, com o título “A integração ensino-serviço contribui para a promoção de modos saudáveis de vida na atenção primária a saúde?”, é um relato de experiência sobre a importância do envolvimento dos estagiários do PET-Saúde com a prática e a rotina dentro de uma unidade de saúde. Essa relevância não é apenas para os alunos, mas também para os usuários da UBS: com as etapas de sensibilização, o incentivo à participação em grupos operativos e a oficina culinária, os atendimentos à atenção primária tiveram mais recursos.

A experiência proporcionou um contato direto com a comunidade e promoveu os modos saudáveis de vida. O estudo desenvolvido foi longitudinal descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com usuários de uma UBS integrante do PET-Saúde, contanto com inovações no atendimento primário e a participação direta dos alunos da área de saúde.

O resultado foi percebido na integração dos usuários de todas as etapas e foram realizadas entrevistas sobre as impressões de cada paciente. Assim, houve uma contribuição para a realização de ações de promoção de modos saudáveis de vida, cola­borando para mudanças de hábitos da população e para a integração entre ensino-serviço.

Confira os artigos na íntegra

Atividade Física

Ensino e Saúde