PET-Saúde UFMG /Portfolio

Linha de Pesquisa

Portfólio de novembro
Grupo tutorial do Hospital João XXIII
19/11/2012

PORTFÓLIO

01/11/2012 A 15/11/2012


Preceptora: Jacqueline Maria S. Alves

Alunas:

- Helena Providelli de Moraes (voluntária)

  Acadêmica do oitavo período do curso de medicina

- Isabela Maria Tavares do Nascimento (bolsista)

  Acadêmica do sexto período do curso de enfermagem

- Lourene Mireille da Cruz Nobre (bolsista)

  Acadêmica do quinto período do curso de medicina

- Natália Lelis Torres (bolsista)

  Acadêmica do quinto período do curso de educação física

1- Introdução:

O Hospital João XXIII é o maior hospital de urgência e emergência do estado de Minas Gerais, sendo referência em trauma. Aproximadamente, 50 pacientes com traumatismo raquimedular (TRM) são atendidos nesse hospital, mensalmente, sendo que cerca de 28 deles são vítimas de TRM em região toraco-lombar ( 17 fraturas sem indicação cirúrgica).

O trauma raquimedular é uma lesão que predomina em adultos jovens do sexo masculino e, pelas características da sua etiologia, sua prevenção pode ser muito efetiva, por meio de campanhas de esclarecimentos junto à população e adoção de medidas de segurança individuais ou coletivas. A abordagem terapêutica deve ser multidisciplinar, desde o momento do resgate e remoção dos pacientes até a sua fase final de reabilitação.

A incidência de TRM no Brasil não é conhecida, pois esta condição não é sujeita à notificação e há poucos dados e trabalhos publicados a respeito da epidemiologia da lesão medular, sendo o trauma a causa predominante.

Nosso grupo de pesquisa no Hospital João XXIII, no PRO-PET-SAÚDE III, Rede Urgência e Emergência é denominado : “Eficácia das orteses-toraco-lombo-sacrais no tratamento conservador das fraturas em compressão da coluna toraco-lombar: estudo controlado randomizado”. O objetivo desse estudo é determinar a eficácia do uso do colete TLSO nos paciente com TRM toraco-lombar (fraturas tipo A), com a hipótese de que esse tipo de órtese não exerce impacto no tratamento conservador do TRM.

2- Conhecendo o Hospital João XXIII

As atividades iniciais no Pro-Pet-Saúde III incluíram visitas por todo o Hospital João XXIII, que será a área de trabalho de nosso grupo de pesquisa.

Foi possível conhecer o fluxo de triagem, que funciona seguindo o protocolo de risco de Manchester; ambulatório dos politraumatizados, local onde o paciente é recebido e recebe os primeiros cuidados; unidade de terapia intensiva, onde os pacientes críticos recebem cuidados intensivos.

Durante as observações das diversas áreas analisadas, conhecemos os profissionais envolvidos nos cuidados ao paciente politraumatizado, percebendo a importância do atendimento multidisciplinar, propiciando atenção integral ao paciente.

Além disso, aprendemos a analisar os prontuários dos pacientes, localizando dados importantes, os quais iremos utilizar em nossa pesquisa.  Também, conseguimos analisar os exames de imagem dos pacientes, buscando adquirir novos conhecimentos.

3 - Contato com pacientes vítimas de traumatismo raquimedular

Durante nossas visitas, as diversas áreas do hospital, mantivemos especial atenção aos pacientes vítimas de traumatismo raquimedular. Examinamos, analisamos os prontuários e aprendemos sobre como lidar com esse paciente.

Nosso estudo irá avaliar pacientes com TRM que preencham os critérios de inclusão, dividindo-os em dois grupos: pacientes em uso do colete TLSO ou similar e pacientes que não utilizaram o colete.

Aprendemos sobre como selecionar o paciente adequado para o nosso estudo, para isso teremos que avaliar diversas informações referentes ao quadro clínico do paciente, tais como: nível da lesão medular, idade, tipo de fratura, presença de traumas associados, dentre outros.

Aprendemos também como deveremos aplicar o questionário SF-36 sobre qualidade de vida e a escala visual analógica de dor.

4-  Importância do nosso estudo

O uso do colete TLSO aumenta consideravelmente os custos para os serviços de saúde, caso seja comprovado que seu uso não seja relevante na evolução do tratamento do paciente com traumatismo raquimedular, será possível reduzir os custos deste, mantendo a qualidade do tratamento.

5- Nosso grupo de trabalho: