Acervo

A trajetória da Escola de Enfermagem pode ser dividida em três períodos distintos: 1) de 1933 a 1949 – Escola de Enfermagem Carlos Chagas, subordinada à Secretaria de Educação e Saúde Pública do Estado de Minas Gerais; 2) de 1950 a 1968 – incorporação da Escola de Enfermagem Carlos Chagas à Faculdade de Medicina da UFMG; 3) de 1968 aos dias atuais – desanexação da Faculdade de Medicina, alteração do seu nome para Escola de Enfermagem da UFMG e obtenção da mesma autonomia de gestão – administrativa, financeira e de ensino – das demais unidades da universidade.

Acervo Arquivístico

O acervo histórico do Centro de Memória conta com um conjunto documental constituído pelos registros elaborados pelas primeiras diretoras, referentes à fundação e à trajetória da Instituição, bem como diretrizes que nortearam a implantação do ensino e da prática de enfermagem no Estado de Minas Gerais. Um dos acervos mais importantes é o da enfermeira Laís Moura Netto dos Reys, primeira diretora e organizadora da EECC, que teve o cuidado de deixar, além da documentação oficial, álbuns de fotos e recortes de jornais, fontes preciosas para pesquisadores interessados na memória da instituição.

Acesse o CEMENF On-Line e conheça o acervo arquivístico do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG, constituído por documentos produzidos e/ou acumulados pela Instituição, acervos pessoais de colaboradores e coleções especiais (fotografias, recursos audiovisuais, entrevistas realizadas pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Quotidiano e Saúde e outras originárias de dissertações e teses, relações de enfermeiros diplomados, etc.).

 

Acervo Museológico

O CEMENF realizou seu inventário preliminar no âmbito do projeto “Protocolos para documentação e gestão de acervos museológicos: implantação de um sistema integrado de informação na Rede de Museus da UFMG” (SIEX 402914), que visa implementar, nos espaços integrantes da Rede de Museus, procedimentos normalizados e gestão de acervos, de acordo com diretrizes reconhecidas internacionalmente. O acervo inclui itens como objetos  (mobiliário) e conjuntos de objetos (vestuário, utensílios e equipamentos). Confira aqui as fichas geradas a partir do sistema inpatrimonium.net: