Quem apoia

Quer demonstrar seu apoio a uma UFMG Pública e Diversa? Encaminhe seu depoimento em áudio, vídeo ou texto por email ou whatsapp: comunicaufmgpublicaediversa@gmail.com ou (31)98252-5428

O amanhã já começou, tomou forma: acho que a maioria das pessoas que são UFMG votarão em Sandra e Alessandro. Eles são consistentes! Preciosos. Não são uma mera promessa... Chega de ilusões. A arte da resistência e da construção depende de uma expressão de apoio forte, fortíssimo! Os obstáculos serão grandes e precisamos, TODAS E TODOS, uns dos outros na construção permanente de uma universidade VIVA! Intensa! Lutar por DIVERSIDADE e INCLUSÃO depende de vigor. Celebre o nosso futuro! VOTE 2! Convide os colegas!
Stella Goulartprofessora, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Por que votar na Sandra e no Alessandro? Porque são pessoas próximas de diálogo e pessoas que também têm um passado memorável.
Antônio Flávioprofessor, Instituto de Ciências Exatas
Apóio, mais uma vez, a Chapa 2 neste segundo turno das eleições para o Reitorado da UFMG, por se tratar da melhor opção para enfrentar a grave crise do setor da educação. Conheço os candidatos e o seu programa de trabalho. Sei das suas capacidades. Sandra e Alessandro, com o dinamismo e a energia que lhe são peculiares, são sem sombra de dúvidas a melhor opção. Por isso, nos dias 21 e 22 vote CHAPA 2.
Rogério Souzaprofessor, Instituto de Ciências Agrárias
Minha experiência com a profª Sandra se limita a uns poucos encontros pelos corredores e sala dos professores. Mas ficou muito marcado para mim, o fato de, na campanha anterior, quando ela era candidata a vice-reitora, ela me prometeu pessoalmente apoiar a causa das pessoas com deficiência. DITO E FEITO! Com o seu apoio, foi criado o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI-UFMG) e eu fiz parte da equipe que discutiu as diretrizes para a criação desse Núcleo. Apoio a Sandra para o cargo de reitora da UFMG. É uma pessoa que cumpre as promessas que faz!
Elidéa Bernardinoprofessora, Faculdade de Letras

Estou aqui hoje para expressar meu apoio à chapa 2, Sandra e Alessandro, para a Reitoria da UFMG gestão 2018-2022.
Leonor Gonçalvesservidora técnico-administrativo, Hospital das Clínicas

Em 9 de setembro último, sábado à noite, recebi uma ligação do Alessandro informando sobre o convite formulado pela professora Sandra para a composição de uma chapa para o próximo reitorado da UFMG. Não tive, naquele momento, qualquer dúvida em incentivar Alessandro a aceitar mais este desafio, pela possibilidade ímpar de se poder expandir para a UFMG as transformações vividas pela Escola de Engenharia nos últimos anos, referentes ao empoderamento dos alunos e das valorizações das ações nucleadas pelos mesmos...
Cícero Starlingprofessor, Escola de Engenharia

Nesse período de todos os riscos para a universidade pública brasileira, nós temos todas as razões para conclamar a participação e o voto na chapa 2, da professora Sandra e do professor Alessandro. Em três razões, nós resumiríamos...
Juarez Guimarãesprofessor, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Não conheço pessoalmente nenhum dos candidatos. Se pudesse, votaria em todas as chapas para que juntos assumissem a direção da Universidade, considerando a qualificação de todos e os desafios que nos aguardam. Como não é possível, escolho a chapa 2 por ter acompanhado junto ao Conselho Universitário a excelente condução das complexas questões que se apresentavam. Além disso, acho de grande relevância termos candidatos de áreas de conhecimento opostas.
Magali Melleu Sehnprofessora, Escola de Belas Artes
Quero expressar meu apoio à candidatura UFMG pública e diversa, composta pelos colegas Sandra Almeida e Alessandro Moreira, pela convicção que tenho de que defendem o melhor para a nossa Universidade neste momento. Sandra e Alessandro, por meio de um debate aberto e franco, têm assumido o compromisso com a defesa do caráter público e gratuito da Universidade, com a gestão democrática e participativa, com o fortalecimento de políticas afirmativas e o desenvolvimento da cidadania, sem perder de vista o papel de destaque acadêmico-científico que a UFMG cumpre no cenário nacional e regional (América Latina). Reconhecendo a Universidade como um espaço diverso, essa candidatura expressa valores éticos e de justiça que precisam ser reforçados no presente.
Dalila Andrade Oliveiraprofessora titular, Faculdade de Educação
A UFMG completou 90 anos. Há muito o que comemorar, pelo muito e bom que foi feito, mas, há ainda, muito a ser feito. Tenho certeza de que Sandra e Alessandro saberão liderar a Universidade nesse momento de grandes dificuldades e continuarão a obra de uma instituição de ensino pública, gratuita, democrática e includente, que respeita e valoriza a diversidade, e que resistirá às ameaças de regressão política e social que pesam hoje sobre nós.
João Antonio de Paulaprofessor, Faculdade de Ciências Econômicas

Eu conheci o Alessandro no meu primeiro dia de aula, na palestra de abertura dos calouros. Ali ela já mostrou uma preocupação muito grande com os alunos em mostrar quais oportunidades a Escola poderia oferecer. Como que isso poderia ser um diferencial para os alunos...
Sandra Coelhoestudante, Escola de Engenharia

Eu sou professor do Coltec há mais ou menos 18 anos e conheço a Sandra, mais ou menos, esse tempo todo! A Sandra é uma pessoa muito comprometida, muito séria, muito ética e muito dedicada...
Alfredo Mateusprofessor, Coltec
A participação da comunidade é essencial. Ontem um colega me perguntou como votei. E eu revelo, o que eu já havia declarado antes. Voto convicta #Chapa2, sou múltipla, sou diversa.
Respeito as chapas que se inscreveram. Agradeço por ter colegas que se propõem a gerir a UFMG, uma instituição que é transformadora, que não consigo imaginar o quanto estaríamos empobrecidos não fosse a contribuição que a UFMG traz a vida de cada um, ao município, ao estado ao país e ao planeta.
Apoio os Professores Sandra e Alessandro por diversos motivos, mas vou destacar alguns, que em minha visão são essenciais na condução da universidade que é a esperança, o caminho, a concretização de muitos dos sonhos e necessidades da sociedade que vivemos, ainda muito carente frente ao universo de possibilidades e competências que dispomos.
De formação sólida, experiência internacional, vivência inter e intrainstitucional nos âmbitos múltiplos da universidade, graduação com um foco especial no ensino, a meu ver, o eixo central da universidade, pós-graduação e pesquisa, extensão tanto empresarial quanto social.
Acima de tudo isso, eu vejo abertura e simplicidade em receber o outro, em conversar, prontidão em ouvir. Vivemos um cenário insípido, refratário, de animosidades e eu acredito, por todos os anos que presenciei o trabalho do Prof. Alessandro, mais diretamente, e da Profa Sandra, mais recentemente, que eles podem dar a direção que precisamos.
Assim considero respondido. E convido todos a conhecerem o projeto da #Chapa2: UFMG pública e diversa!
Sonia Denise Ferreira Rochaprofessora, Escola de Engenharia
Conheço Sandra desde 1997 quando ingressei como professor na Faculdade de Letras. Naquela ocasião, ela era Chefe do Departamento de Letras Anglo-Germânicas e me deu as boas vindas à UFMG. Desde então, mantive contato próximo com Sandra e acompanhei a trajetória dela como Diretora de Relações Internacionais (2002-2006), mais tarde junto comigo como membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística, ANPOLL (2008-2010), depois como Coordenadora Adjunta da área de Letras e Linguística na CAPES (2011-2013) e atualmente como Vice-reitora na gestão 2014-2018. Ao longo desses 20 anos, Sandra ganhou meu respeito e minha admiração tanto pela qualidade acadêmica do seu trabalho como pesquisadora, reconhecido nacional e internacionalmente, quanto pela sua capacidade como gestora eficiente e comprometida institucionalmente. Sandra, como poucas pessoas, reúne a capacidade de trabalho acadêmico e administrativo, mantendo-se aberta à escuta atenta e ao diálogo construtivo. Já o Alessandro conheço há menos tempo, a partir das interações que tivemos entre a direção da Escola de Engenharia e a Diretoria de Relações Internacionais. Nesses últimos quase quatro anos, pude constatar o engajamento vigoroso dele para com as ações de internacionalização, engajamento esse sempre refletido na busca de um impacto significativo para a comunidade docente, discente e técnico-administrativa na Escola de Engenharia.
Juntos, como demonstraram ao longo da campanha, Sandra e Alessandro somam muitas qualidades e criam uma sinergia ímpar que inspira, motiva e agrega todos os segmentos da UFMG em torno dos princípios programáticos de uma universidade pública e diversa. Tenho confiança e certeza que a UFMG trilhará um caminho altivo, inclusivo e de excelência sob a liderança de Sandra e Alessandro. Por tudo isso, a Chapa 2 terá o meu voto no dia 22 de novembro!
Fabio Alvesprofessor, Faculdade de Letras

O Brasil vive hoje uma situação de crise, talvez sem referência na nossa história, e a universidade está no centro dessa crise. Não sabemos o que vai acontecer, mas a universidade corre risco. Corre risco no seu caráter público, corre risco na produção do conhecimento, na pesquisa e na extensão. Portanto, é hora de centrarmos forças em defesa da universidade...
Heloísa Starlingprofessora, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Estou com Sandra e Alessandro porque acredito no programa e na capacidade dos dois para colocá-lo em prática!
Maria Márcia Machadoprofessora, Instituto de Geociências
Eu apoio a Chapa 2 pois desde quando foi iniciado o processo eleitoral eu disse: ``De uma coisa eu tenho certeza, em 2018 já teremos uma REITORA`` e não foi à toa.
Nesta atual conjuntura, nunca foi tão necessário pontuarmos as questões de gênero (e pra além das questões, se faz necessário no dia-a-dia a promoção de ações e mudanças). A Sandra reserva uma grande bagagem, experiência e tem um histórico de abertura ao diálogo e preocupação com demandas estudantis (destaco a criação da PRAE na sua gestão), a abertura para a promoção de ações afirmativas, além de se mostrar abertamente atenta à relação UFMG-Belo Horizonte (o distanciamento, o protagonismo dos movimentos sociais na construção de atividades tanto dentro da UFMG, quanto fora dela e etc); Alessandro mostra toda a responsabilidade, competência e experiência pois além de tudo é o diretor da escola que eu trabalho, reconheço os impactos da sua gestão e a preocupação com o amplo diálogo e o protagonismo estudantil (destaco seu protagonismo nas ações de Metodologias Ativas, eu conheço poucos professores que pautam tanto as Atividades do GIZ e o protagonismo do estudante). Além disso na nossa Escola de Engenharia vemos uma constante promoção das ações estudantis, isso é fundamental se desejamos uma faculdade viva.
Por uma UFMG Pública, Diversa, conectada com BH, ciente do seu papel, que valorize sua comunidade, e que continue cada vez mais dialogando com seu público e expandindo o mesmo.
Ronald Figueiredoservidor técnico-administrativo, Escola de Engenharia

Poderia dizer aqui das várias qualidades incontestáveis da Sandra e do Alessandro, mas eu queria dizer de uma capacidade de gestão que vai para além da questão mais numérica ou fria... Que se refere a uma capacidade de negociação, a uma capacidade de manter a ternura nos momentos mais difíceis e sombrios...
Rodrigo Vivasprofessor, Escola de Belas Artes

48% da comunidade universitária já fizeram a sua escolha. Optaram pela ética e pelos valores tão bem representados por Sandra e Alessandro. Nesse segundo turno, junte-se a nós na construção de uma universidade pública e diversa!
Elder Antônio S. Paivaprofessor, Instituto de Ciências Biológicas

Colegas professores da UFMG, funcionários técnico-administrativos e discentes, estudantes, da nossa Universidade. Gostaria de vir a público expressar o meu apoio à chapa 2 que ora concorre as eleições à Reitoria da nossa universidade...
Carlos Roberto Jamil Curyprofessor, Faculdade de Educação
Sou de Guaraciaba M.G e conheço Alessandro desde criança. Ele cresceu e se tornou um excelente profissional! Filho de Quito e Naná, meus conterrâneos, que educaram ele e mais dois irmãos muito bem. A UFMG precisa de pessoas competentes como ele. Pensem bem!
Zeca Vilelacomunidade externa

Nesse segundo turno de eleições para a Reitoria da UFMG, eu, Nilma Lino Gomes, professora da Faculdade de Educação da UFMG, continuo votando, apostando e acreditando na chapa 2, Sandra e Alessandro, uma universidade pública e diversa. Sandra e Alessandro tiveram a oportunidade de mostrar para a comunidade acadêmica como pensam conduzir a nossa universidade daqui pra frente; como pensam a continuar, enfatizando e fazendo avançar aquilo que nós já construímos de muito importante para uma instituição pública e de excelência no Brasil...
Nilma Lino Gomesprofessora, Faculdade de Educação

Eu venho aqui a público declarar, nesse segundo turno das eleições a Reitoria da UFMG, o meu integral apoio à chapa 2, da Sandra e do Alessandro. Não tenho nenhuma dúvida que com a equipe que nós temos, com a equipe que está sendo constituída, com a experiência que se tem de um primeiro mandato, a Sandra vai conduzir essa Universidade pelos melhores caminhos nos próximos quatro anos, que serão anos muito difíceis...
Marlise Matosprofessora, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Declaro meu voto e apoio à Chapa 2, por uma Universidade Pública e Diversa. Tenho trabalhado com a profa. Sandra nos últimos 3 anos e sei da sua competência, seu compromisso com uma Universidade pública, diversa, inclusiva e de excelência. Pessoa aberta ao diálogo, ávida por ouvir a opinião de todos, que acolhe as diferenças e críticas, que transforma boas ideias em projetos/ações concretas e transformadoras. Acredito que Sandra e Alessandro saberão enfrentar os desafios, sempre na busca por uma universidade para todos, de excelência, sempre comprometida com sua função institucional e social.
Adriana Van Pettenprofessora, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Porque apoio a Chapa 2? Porque sou testemunha cotidiana da capacidade de Sandra de enfrentar tempos difíceis com serenidade, diálogo, resiliência e altivez; da liderança que agregou múltiplos e diversos sujeitos para mudar a UFMG nas suas dimensões mais delicadas, da extensão, da cultura, dos direitos humanos e da relação com os estudantes. Porque, na gestão em que hoje é parceira, apesar dos graves e profundos problemas enfrentados, a UFMG continuou crescendo em excelência e relevância para a sociedade que a justifica. Porque Alessandro vem agregar capacidade incomum de diálogo e compromisso autêntico e entusiasmado com a formação dos estudantes.
Com a liderança de Sandra e Alessandro, a UFMG saberá dialogar com a sociedade e com sua comunidade interna, para a construção coletiva de uma UFMG cada vez mais excelente, relevante, diversa e inclusiva.
Ana Maria Figueiredoprofessora, Escola de Engenharia
Tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com cada uma das chapas no local onde trabalho. Finalmente consigo ter uma opinião formada de que, sem sombra de dúvidas, a Chapa 2, Sandra e Alessandro, são os melhores para a UFMG. Defender uma Universidade pública e diversa no cenário que vivemos não é fácil, mas super necessário. Ouvir, dialogar e principalmente buscar providenciar as coisas que falamos é incrível. A Professora Sandra me parece ser uma mulher séria e completamente apaixonada por esta instituição.
André Amaralestudante, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Apoio Sandra e Alessandro porque me sinto parte do projeto de universidade pública e diversa que eles lideram. Acompanhei o trabalho de Sandra na gestão 2014-17 e sei de sua competência, ética, sensibilidade e dedicação incansável. Conheço a admiração que os/as estudantes, docentes e TAEs sentem pelo Alessandro, conquistada com sua habilidade para lidar com pessoas e compromisso com a Educação.
Cristina Alvimprofessora, Faculdade de Medicina

Eu vou votar na chapa 2, Sandra & Alessandro! Sou eleitor de primeira hora. Conheço Sandra Goulart Almeida há muitos anos. Ela se distingue pela competência como acadêmica e como gestora, pela sensibilidade, serenidade e zelo com que trata a coisa pública, cuidando da UFMG. Tem interlocução externa e princípios sólidos, defendendo uma Universidade Pública e Diversa. Alessandro segue os mesmos passos.
Luiz Carlos Villaltaprofessor, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Sandra sempre apoiou a EBA e esteve atenta às políticas culturais e artísticas da UFMG. Enquanto Vice-Reitora, em todas as ocasiões esteve pronta a dialogar conosco e atender aos nossos pedidos, entendendo que a Escola de Belas Artes é importante para a UFMG e para o sistema público de Ensino/Aprendizagem , pensamento e produção artística. Tê-la como Reitora da UFMG, ao lado de Alessandro, certamente será um ganho importante para nós tod@s da área artística.
Lucia Pimentelprofessora, Escola de Belas Artes
Desde que comecei a participar de projetos voltados para a melhoria do ensino na graduação com o Prof. Alessandro, passei a admirá-lo por seu caráter, entusiasmo, seriedade e competência. Sempre disposto a apoiar iniciativas de valor para a comunidade, como o projeto de extensão Equalizar. Agora, vejo que a parceria com a Profa. Sandra se deu pela sintonia de ideais, de atitudes, pelos nobres valores e pelo compromisso em fazer uma UFMG ainda melhor. A chapa 2 tem todo meu apoio!!!
Viviane Birchalprofessora, Escola de Engenharia
Apoio a Chapa 2!!! Sandra e Alessandro são os professores mais preparados e experientes para ficar a frente da administração da universidade UFMG.
Ariete Righiprofessora, Instituto de Ciências Exatas
Sandra e Alessandro para o Reitorado, sintonia mais que perfeita!
Ana Paula Favariniservidora técnico-administrativo, Faculdade de Letras
Tratar a Universidade em sua universalidade é fundamental nos tempos atuais. Em sua gestão anterior, ao lado do professor Jaime Ramírez, atual reitor da UFMG, a professora Sandra sempre se mostrou aberta ao diálogo e às demandas em todos os níveis da comunidade acadêmica. Teve coragem e humanidade ao aprovar a resolução que trata do Nome Social na UFMG, dando visibilidade e demonstrando seu respeito a uma minoria que já não é tão minoria assim e sofre a cada dia com o preconceito. Em tempos tão difíceis, onde cada vez mais o ódio predomina, ações como essa soam como um oásis que nos faz sim acreditar que uma UFMG publica e diversa é possível. Por isso meu voto é na chapa 2.
Priscila da Mataservidora técnico-administrativa, Faculdade de Letras
Nos tempos das catástrofes ou das crises (Stengers), precisamos cada vez mais de uma universidade colorida, múltipla em seus saberes (inclusive os das comunidades tradicionais) e no seu compromisso com um projeto de desenvolvimento que leve em conta os direitos das minorias sociais. Ainda temos muito a fazer para alargar e acolher a diversidade de mundos. Acredito que a chapa 2 (Sandra e Alessandro) possa fazer um pouco mais pela UFMG - pública e diversa - e por toda sua comunidade.
Ruben Caixeta de Queirozprofessor, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Não voto em presidentes, não voto em deputados, não voto em prefeitos, por razões que deixaram irritados quase todos meus amigos. Agora, estranha verdade, votarei para Reitoria da UFMG. Voto, e convido a votar estudantes, colegas não docentes e colegas docentes para Sandra e a Chapa 2.
É um momento importante e terrível para as universidades brasileiras, e as universidade terão nos próximos anos uma responsabilidade e uns desafios extraordinários. Estamos, todas, todos, trabalhadores e alunos em um momento perigoso. Ameaçados em nosso futuro como profissionais, como pesquisadores, como educadores, como cidadãos. Estamos sob ataques violentos (frequentemente ilegais) como representantes de universidades agredidas não somente em sua sobrevivência física, mas em seu papel de construir perguntas, imaginar futuros, abrigar e defender a liberdade do pensar. É o momento de sermos múltiplos, mas aliados a uma promessa: a da defesa da autonomia e da importância das universidades públicas.
Voto pela atual vice-reitora, que mostrou ao longo da gestão toda uma coragem e uma capacidade especial. Voto porque assisti, como nunca tinha visto na UFMG, à luta real contra o acobertamento dos abusos racistas ou machistas, assisti à reforma da assistência estudantil, das cotas na pós-graduação. Vi a luta contra a homofobia, a defesa da autonomia de professores e estudantes perseguidos. Vi um uso inteligente dos recursos. Assisti, logo nos momentos em que era mais tenso e mais difícil construir ou dialogar, ao crescimento dos espaços de diálogo e de convívio. Vi a Universidade começar a abrir, e se abrir, às noites, aos domingos, a todos e todas, na cidade e para a cidade. Vi crescer o experimento extraordinário das formações transversais interdisciplinares.
Quero ver isso 2 vezes, e múltiplas vezes. Quero ver entrar todas na universidade, e que espaço haja para todas, menos que para a intolerância. EU VOTO CHAPA 2, para UFMG Pública e Diversa!
Yurij Castelfranchiprofessor, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Eu voto na chapa 2 porque eu pude ver que, através de suas propostas, eles farão uma UFMG cada vez mais pública e diversa. E acredito que com a chapa 2 a nossa Universidade será mais diversificada, mais igualitária e mais acessível com os que, como eu, sonhavam em estudar numa universidade pública.
Rafael Gonçalvesestudante, Faculdade de Letras
Por que voto Chapa 2? Conheci Sandra, pessoalmente, há mais de dois anos. Desde então, a admiração é crescente. Além de primar pela excelência acadêmica, Sandra reúne capacidade de escuta, consistência em suas ações, agilidade nas decisões e postura política bem definida. O slogan Universidade Pública e Diversa traduz sua intenção de reitorado. A meu ver, é uma liderança feminina capaz de ocupar o mais alto posto da melhor Universidade federal do país.
Ana Machadoprofessora, Faculdade de Ciências Econômicas
Eu apoio a chapa 2 pois acompanho o trabalho da Profa. Sandra há muito tempo. Como ex-diretor do Instituto de Ciências Agrárias, sou testemunha de seu empenho e dedicação a todos os cargos administrativos que já ocupou na UFMG, sempre apoiando as ações necessárias para a inclusão da comunidade universitária, principalmente a da nossa Unidade. Juntamente com o Prof. Alessandro, cuja experiência e dinamismo são qualidades natas, farão a dupla necessária para gerir com lucidez e desembaraço, sem falsas promessas, a nossa UFMG.
Rogério Souzaprofessor, Instituto de Ciências Agrárias

Eu, como mulher trans, estudante de Engenharia, acredito que a universidade precisa passar por um período de mudanças. E acredito que essa mudança é a chapa 2 quem pode oferecer.
Laura Nazarethestudante, Escola de Engenharia
Caros Colegas, amanhã é a consulta pública para reitor e podem votar docentes, estudantes e Técnicos Administrativos. Venho, respeitosamente, apontar alguns dos motivos pelos quais apoio a chapa 2. A Profa. Sandra esteve diretamente empenhada nas políticas das áreas de arte e cultura da atual gestão do reitorado. Depois de um longo período distante, a EBA voltou a ocupar lugares importantes na DAC, no Festival de Inverno, no Campus Cultural de Tiradentes, no Centro Cultural, entre outros equipamentos. Isso é significativo por trazer a arte como elemento fundamental da cultura no âmbito universitário. Por outro lado, sou testemunha do empenho da atual reitoria em socorrer os PPGs no momento do corte de 70% da sua verba de custeio pela Capes e de promover um diretório de periódicos da UFMG que contribuiu para dar visibilidade e conseguir recursos para as Revistas da UFMG, dentre elas a Revista Pós. Ainda gostaria de destacar o apoio inestimável da PRAE, pró-reitoria de assuntos estudantis, implementada por essa gestão, em questões extremamente delicadas que vivi quando coordenadora do PPGArtes. Por esses motivos e muitos outros, apoio a candidatura da Profa. Sandra. Estou à disposição para qualquer conversa sobre o assunto. Um abraço!
Mariana Munizprofessora, Escola de Belas Artes
Voto na Chapa 2 porque Sandra e Alessandro têm a competência necessária e – o que, para mim, é mais importante – conhecimento dos meandros institucionais e larga experiência administrativa para conduzir os destinos da UFMG no conturbado momento político e econômico que o país atravessa. Não se trata de continuidade, como insistem alguns, mas de consolidar os avanços das gestões anteriores e caminhar em busca de soluções para os problemas que ainda persistem e para os desafios que vão surgindo a cada momento. Se queremos uma universidade pública, gratuita e de qualidade e que, além disso, seja capaz de acolher a diversidade e respeitar a diferença, não há como votar de outra forma.
Glaucia Munizprofessora, Faculdade de Letras

Gostaria que a UFMG tivesse essa continuidade: na direção de uma maior aderência na cidade em que ela está inserida. Nesse sentido, eu confio muito na chapa 2 e por isso a apoio. Acho que Sandra e Alessandro têm a condição de fazer essa UFMG mais grandiosa do que ela é e ainda mais aderida a cidade em que ela está.
José Newton Menesesprofessor, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Nesta eleição para a Reitoria estou apoiando a Chapa 2, formada pela professora Sandra e pelo professor Alessandro, porque quero ver ampliada as políticas de inclusão e permanência dos estudantes negros, indígenas e quilombolas nesta universidade. Além disso, espero políticas de gestão de pessoas que reconheçam e valorizam as competências dos trabalhadores técnico-administrativos.
Yone Gonzagaservidora técnico-administrativo, Faculdade de Educação
Prof Alessandro tem sido fundamental no apoio às atividades do Projeto Incluir.
Projeto que tem propiciado a centenas de pessoas de baixa renda acesso à cultura, à cidadania e ao conhecimento de inglês, espanhol, português, empreendedorismo, educação financeira, direito, informática, orientação profissional, matemática, física, química, ciências, forró, entre outros. Temos pessoas originárias de mais de 20 cidades da grande BH, a maioria pela primeira vez tiveram acesso ao campus da Pampulha. Precisamos de gestores eficientes, provedores de solução, de resultados e que sejam também solidários e preocupados com o bem comum, dos cidadãos mais necessitados.
Francisco Vidalprofessor titular, Faculdade de Ciências Econômicas
Uma universidade pública, diversa, relevante e de excelência é o que queremos e podemos construir, juntos com Sandra e Alessandro. Experiência, competência, presença e reconhecimento interno e externo, defesa de valores que enriquecem a vida e de princípios democráticos são algumas das características que têm e que me encantam. Sandra e Alessandro, a UFMG precisa de vocês. Por isso o meu apoio!
Maria José Cabral Grilloprofessora, Escola de Enfermagem
Total apoio a Chapa 2: Sandra e Alessandro tem competência e habilidades para cumprir suas propostas. Boa sorte!
Arlindo Cunhacomunidade externa
Há mais de vinte anos conheço a competência, a impressionante capacidade de trabalho e a sensibilidade da Sandra. Ela certamente representa a melhor alternativa para que a UFMG continue a ser um modelo de excelência em todos os níveis e de respeito à democracia e à diversidade.
Luis Alberto Brandãoprofessor titular, Faculdade de Letras
Apoio a Sandra para o próximo reitorado, pela sua experiência, competência e discurso coerente com a prática. Além disso, as propostas e idéias de Sandra e Alessandro estão bastante em sintonia com aquilo que penso para o futuro da nossa UFMG.
Débora d'Ávila Reisprofessora, Instituto de Ciências Biológicas
Desde tempos recentes, a UFMG vem sendo atacada por diversos fatores, inclusive o financeiro para interromper o ciclo de inclusão e de inserção social da Universidade Pública. Não fossem as mobilizações dentro e fora, ela poderia estar bem mais agredida. Por isso, peço voto na chapa 2 pois foi o grupo que esteve à frente dessa resistência para avançar numa universidade perto do povo, do coração e da luta pelo fim das desigualdades em Minas, e no Brasil. Agora, é retomar os projetos, a paridade, garantir a efetivação das cotas e seu processo de internacionalização. Menos do que isso, jamais. Nesse sentido, voto Chapa 2!
Alexandre Bragaestudante, Faculdade de Direito
Eu apoio Sandra e Alessandro para estarem a frente de nossa Universidade pelos próximos anos. Eles estão preparados para as lutas que o momento exige, afirmando o caráter público da UFMG e a sua busca por resultados cada dia melhores. A execução de suas propostas firmes e coerentes de inclusão, diversidade, aprimoramento contínuo do Ensino, da Pesquisa e Extensão serão essenciais para que a UFMG se empenhe sempre em contribuir com o avanço da ciência e a transformação social.
Ismael Deybermestrando, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Eu apoio a Chapa 2 por considerar que é a mais bem preparada para estar à frente da UFMG nesse momento em que as universidades públicas estão sob ataque. Antes de tudo, pelo firme compromisso com o caráter público e diverso da nossa Universidade. Mais do que declarado ou retórico, esse compromisso é demonstrado na trajetória de Sandra e Alessandro. A experiência na gestão da UFMG em tempos de crise será crucial no período do próximo mandato. Ainda, especialmente, compartilho do entendimento da Cultura proposto pela chapa: a Cultura tomada em seu sentido amplo e tratada de forma integrada às atividades formativas da instituição.
Anna Karina Castanheira Bartolomeuprofessora, Escola de Belas Artes
Somente a qualidade da rede de apoiadores já seria suficiente para meu apoio à Chapa 2. Mas também conheço o trabalho do Alessandro, desde que foi meu professor e coordenador do curso de Eng. Elétrica, mostrando um trabalho sério, atencioso e com muito diálogo. Conhecendo mais o trabalho da Sandra e seu extenso currículo acadêmico e administrativo, fiquei ainda mais confiante na qualidade da chapa. Meu voto é Chapa 2!
Taiguara Tupinambásmestrando, Escola de Engenharia
Esta também é a chapa que eu apoio para a reitoria na UFMG. Com deficiência. Todavia, há muito que fazer!
Avançamos nos procedimentos, ferramentas, metodologias, na consciência, mas precisamos avançar também na acessibilidade física. Sem alguém de pulso firme e que ache e que acredite que essas transformações físicas de acessibilidade são extremamente importantes e que, sem elas, as pessoas com deficiência não poderão ter a sua vida acadêmica garantida, não tem como prosseguirmos com esse avanço. Por isso acredito que a professora Sandra e seu companheiro professor Alessandro tem toda condição de executar isso com maestria, defendendo uma universidade pública e diversa. Uma universidade que não faz favor para as pessoas com deficiência mas que garante o seus direitos previstos em lei e os vejam como protagonistas do seu próprio processo educacional e profissional.
Pude comprovar, ao longo desse tempo, que a professora Sandra tem qualificada condição de fazer com que a universidade continue progredindo! Na área referente a acessibilidade e inclusão, são notórias as transformações que aconteceram na universidade a partir da entrada dessas pessoas na administração. Até então, a universidade não conseguia falar desse assunto e nem fazer ações concretas, que mudar assim a vida de servidores e alunos com deficiência. Dessa forma, a partir de então, conseguimos estruturar um serviço que atende a mais de 300 alunos
Romerito Costa Nascimentoservidor técnico-administrativo, Administração
Meu voto e meu apoio vão para a Chapa 2, UFMG Pública e Diversa, a candidatura de Sandra e Alessandro a Reitora e Vice-Reitor da UFMG.
Tenho a convicção de que ambos estão à altura do desafio que temos pela frente. A crise política, os cortes orçamentários e o contexto de intolerância com a diversidade e com o debate de ideias cobram da Universidade que ela reafirme o sentido público de sua missão e a disposição de abrigar e promover a diversidade e a pluralidade. Sandra e Alessandro tem plena compreensão deste desafio e apresentaram propostas que vão contribuir pra que a Universidade avance nesta direção.
Trabalhei ao lado de Sandra nos últimos anos. Sei de seu compromisso com o projeto de uma universidade pública, diversa e de excelência, com uma universidade comprometida com a construção de uma sociedade democrática e solidária. Testemunhei sua capacidade de trabalho e liderança, sua experiência e conhecimento, sua disposição para ouvir e debater os diferentes pontos de vista, sem jamais se omitir das questões, nem furtar-se a afirmar sua opinião. São qualidades que contam pra minha escolha e que farão a diferença pra quem se dispõe a estar à frente do Reitorado.
Por estas e outras tantas razões, fica meu convite pra votarmos por uma UFMG Pública e Diversa.
Hugo da Gama Cerqueiraprofessor, Faculdade de Ciências Econômicas
Nós, Técnico-Administrativos em Educação, temos a prática de decidir em grupo em quem iremos votar. Nessa eleição foi acatado que cada um de nós votaríamos em quem quiséssemos de forma individual no primeiro turno.
Assim como os docentes e discentes, somos parte da Universidade como um todo e sempre estamos participando das mudanças e dos desafios da Comunidade Universitária por meio de nossas lutas e através das representações nos diversos órgãos como: Congregações, Conselhos, Comissões e outros.
Como foi definido que cada um vote em qual chapa quiser, eu estou apoiando a Chapa 02, da Sandra e do Alessandro. Era representante do Conselho Diretor durante a gestão da qual a Sandra é vice Reitora e reconheço que eles conseguiram conduzir com sabedoria a direção dessa Universidade, mesmo com recurso escasso.
Procurei, é claro, informações sobre o Alessandro e ouvi diversos elogios dos TAES, dos discentes e dos docentes da Engenharia, conquistados com sua habilidade para lidar com pessoas e seu compromisso com a Educação.
Tenho certeza de que a Chapa 2 representa o que temos de melhor para conduzir a UFMG com muita abertura e diálogo, levando a Universidade a patamares cada vez maiores - se é que tem nota maior que 5 nos conceitos do MEC.
Desejo a chapa 2 uma votação expressiva.
Do ponto de vista humano, sua gestão também tem dado um show, respondendo prontamente aos abusos aos Direitos Humanos ocorridos nos últimos anos, tanto da comunidade interna quanto da externa.
Kayla Veruskaservidora técnico-administrativo, Instituto de Ciências Biológicas

Considero fundamental a eleição de uma mulher feminista para a Reitoria da UFMG porque a perspectiva de luta das mulheres transforma as instituições, tem o potencial de acolher a diversidade e de identificar as demandas dos diversos segmentos. É uma possibilidade real de transformação e de conexão da Universidade com o que há de mais significativo nas lutas sociais...
Larissa Borgesdoutoranda, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Sandra foi minha orientadora durante a Letras e professora em diversas matérias. Sempre se pautou pelo diálogo aberto com os alunos, o desejo de fazer a universidade crescer com diversidade e respeito a todos. Votei na chapa dela quando foi vice-reitora e vi grandes avanços na universidade: mais parcerias internacionais e, principalmente, os currículos transversais, que são uma inovação incrível para um ambiente acadêmico que demanda interdisciplinaridade.
Do ponto de vista humano, sua gestão também tem dado um show, respondendo prontamente aos abusos aos Direitos Humanos ocorridos nos últimos anos, tanto da comunidade interna quanto da externa.
Ricardo Carvalhoestudante, Faculdade de Medicina
Por que apoio Sandra? Porque acredito que Sandra será uma boa Reitora.
Tenho bastante tempo de convivência com Sandra. Participamos juntos de várias iniciativas em várias gestões anteriores na Reitoria. Para mim a principal característica é que ela pensa uma universidade fortemente aderente com aquela que eu idealizo. Somos bastante sintonizados de um visão de universidade. O sotaque acadêmico dela é uma garantia de avanço institucional. Além disso, identifico nela uma pessoa brilhante, ágil em transformar suas proposições em ações, consegue com esmero e habilidade diplomática encontrar e encaminhar soluções para questões complexas e, em várias situações, de interesses conflitantes. A gestora competente que a UFMG precisa nesse cenário que alguns chamam de crise e que eu vejo como rico em oportunidades. Ela irá fazer a diferença nos próximos quatro anos da vida da UFMG.
Alfredo Gontijo de Oliveiraprofessor titular, Instituto de Ciências Exatas
Alessandro foi meu professor na graduação e tanto vice quanto diretor da Engenharia enquanto estive na coordenação do curso de Engenharia de Controle e Automação. Sua postura ética e apaixonada diante dos desafios me motivaram a trabalhar com ele em alguns projetos de ensino. Mudanças culturais significativas ocorreram na nossa Escola durante sua gestão. Meu primeiro contato com Sandra foi no CEPE, onde sua lucidez e energia para gerir a complexa UFMG me chamaram atenção. Somada à longa e bem sucedida experiência de ambos, a sintonia que os dois vêm demonstrando e abertura ao diálogo conquistaram meu voto de confiança como a melhor opção para a UFMG no próximo quadriênio.
Bruno Teixeiraprofessor, Escola de Engenharia
Propostas sensatas, sensibilidade no trato com os servidores, e sem retóricas vazias, a melhor opção!
Alvaro Vasconcelosservidor técnico-administrativo, Diretoria de Tecnologia da Informação
Sou grande amiga do Prof. Alessandro e o conheço pelo sua atuação na Paróquia Coração Eucarístico. Tenho certeza que ao lado da Profa. Sandra será uma escolha correta para uma UFMG inclusiva e atenta para as questões da Sociedade. São 2 e seremos múltiplos!
Fátima Costacomunidade externa
Eu apoio e peço votos para a CHAPA 2, porque confio tanto na Sandra como no Alessandro. Sei que eles respeitam e ouvem os Técnicos Administrativos em Educação - TAE´s. Até a vitória!!!
Eni Rochaservidora técnico-administrativo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Eu apoio a chapa 2 porque porque acredito no ensino público, acessível e de qualidade. Acredito que são pessoas éticas, que defendem a igualdade, a inclusão, a solidariedade, valores estes essenciais para a nossa sociedade. Precisamos continuar uma UFMG cada vez mais acessível humana, igualitária, para que isso possa também refletir nessa sociedade hostil na qual vivemos.
Emilia Mendesprofessora, Faculdade de Letras
Excelente proposta para uma universidade que necessita se consolidar como integrante do século 21.
Abdias Magalhães Gomesprofessor, Escola de Engenharia
Alessandro é uma pessoa de bom coração e tem plenas condições de, junto com a Profa. Sandra, liderar um projeto por uma UFMG Pública e Diversa.
Antonio Carlos De Santana Castrocomunidade externa
Todo apoio para a chapa 2, com Sandra e Alessandro para a Reitoria da UFMG, Pública e Diversa. Para levar mais adiante as conquistas democráticas e inclusivas na universidade.
César Guimarãesprofessor, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Eu apoio Sandra e Alessandro, para manter a UFMG no caminho certo, da diversidade e dos direitos humanos. Compartilhem a proposta!
Míriam Jorgeprofessora, Faculdade de Educação
Grandiosa parceria, e com certeza, ai vem uma grandiosa gestão!
Maísa Cotaestudante, Escola de Engenharia
A chapa que escolhi apoiar por acreditar nas idéias, no compromisso com a Universidade e com a gestão. Apoio e recomendo! Chapa 2 tem o meu voto! A chapa que acredito para o crescimento da nossa Universidade!!!
Julia Maria de Andradeprofessora, Instituto de Ciências Agrárias
Pessoa boníssima, grande é o seu trabalho pela universidade: seja como professor, coordenador, vice-diretor e diretor da escola de engenharia e agora como vice-reitor. Muito tem a contribuir com a Sandra por uma universidade pública e diversa. Boa sorte, chapa 2!
Neire Castro Araújocomunidade externa
Eu apoio esta chapa pelas realizações de seus representantes e por sua visão de futuro, em particular na atenção ao ensino e difusão do empreendedorismo e da inovação como ferramentas de ensino e de transformação social e geração de valor, por sua busca autêntica e equilibrada pela democracia participativa e respeito à diversidade.
Hermes Magalhãesprofessor, Escola de Engenharia

Acredito na Sandra e no Alessandro como continuidade e como renovação, que é o espírito que sempre motivou essa universidade, que sempre impulsionou e fez dessa universidade uma das melhores universidades do país.
Rômulo Monte Altoprofessor, Faculdade de Letras

Eu acredito que a possibilidade de renovação passa por essa gestão, pela experiência, pela competência e pela seriedade com que a professora Sandra e o professor Alessandro podem tratar e podem continuar tratando às questões mais prementes da universidade.
Licinia Maria Correaprofessora, Faculdade de Educação

Eu confio no projeto de inclusão que Sandra e Alessandro representam! Viva a Rede de Saúde Mental da UFMG e as mil cores que ocuparam nosso cotidiano, renovando as esperanças de uma sociedade melhor!
Stella Goulartprofessora, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Eu acredito e apoio o plano de atuação da Sandra e do Alessandro pela experiência e conhecimento que eles possuem em administrar de forma inclusiva e diversa. A Sandra vem de uma vice-reitoria em que, mesmo com todas as dificuldades atuais pelas quais passa o nosso país e as Universidades, a UFMG foi ímpar em cumprir todos os seus programas sem interromper qualquer um deles. Rumo a vitória!!!!
Vagner Rodrigues Santosprofessor, Faculdade de Odontologia
Disparado a escolha mais acertada em tempos de golpe! Precisamos de continuidade com muita maturidade e garra pra enfrentar a tentativa de ataque a Universidade Pública.
Natacha Renaprofessora, Escola de Arquitetura
Minha experiência com o professor Alessandro foi fantástica como Diretor da Engenharia. Uma pessoa competente, boa de relacionamento e que sempre nos deu apoio integral para que pudéssemos ter condições de trabalho. Tive pouco contato com a professora Sandra, mas acredito que formam uma excelente chapa!
Ana Cecília Rocha Veigaprofessora, Escola de Arquitetura

A Universidade Federal de Minas Gerais vive hoje tempos sombrios, como aliás todo o nosso país. E a nossa escolha do gestor implica pensarmos em como a Universidade deve, de um lado, ser administrada internamente, e de outro, cumprir sua missão de apresentar uma agenda para o Brasil.
Heloísa Starlingprofessora titular, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Meu apoio à Sandra e o Alessandro. Que juntos eles produzam um reitorado atento aos sujeitos e coletivos diversos que conformam a nossa UFMG! Meu apoio a chapa #UFMGpublicaediversa decorre da aposta em uma gestão cuidadosa, que encara as adversidades, reconhece as especificidades e decide em prol do coletivo.
Valéria Roqueprofessora, Instituto de Geociências
Acompanho há muitos anos com muita admiração e entusiasmo a atividade acadêmica da Sandra na UFMG e sua extraordinária dedicação nos cargos administrativos que veio assumindo. A atuação como vice-reitora e a candidatura à reitoria são o desenvolvimento natural desse percurso, tendo agora a parceria competente e igualmente engajada do Alessandro. Além do programa consistente e moderno que eles estão propondo, não vejo como outra chapa poderia estar tão atualizada e bem inserida no contexto administrativo da UFMG, nem tão preparada para enfrentar os percalços inevitáveis do nosso atual momento político.
Antonio Orlando Dourado Lopesprofessor, Faculdade de Letras
Aprovo integralmente e recomendo. Defender a Universidade Pública e Diversa ė defender a autonomia da Educação, da Ciência, da Cidadania do povo Brasileiro.
Leonor Gonçalvesservidora técnico-administrativo, Hospital das Clínicas
A capacidade acadêmica e administrativa da chapa 2 é mais do que comprovada. Fico feliz que Sandra e Alessandro se ofereçam para dirigir a UFMG nesse momento difícil e delicado, não conheço pessoas mais capazes para isso.
Paulo Sérgio Soares Guimarãesprofessor, Instituto de Ciências Exatas
É com muita segurança e satisfação que manifesto apoio à chapa 2, UFMG pública e diversa, em razão da convicção de que a mesma representará uma gestão atenta às necessidades da UFMG, pautada pela seriedade e competência, sem perder o olhar sensível às demandas da comunidade, interna e externa. A experiência dos Profs. Sandra e Alessandro, aliada às novas propostas, são fatores que gerarão avanços importantes para a UFMG.
Camila Malveira Cataoservidora técnico-administrativo, Faculdade de Letras
Sou funcionária TAE e trabalho há 22 anos na UFMG. Acompanho o trabalho da Profa. Sandra Almeida desde quando ela era Diretora da DRI e, por isso, posso afirmar que a mesma sempre atuou com muita responsabilidade e compromisso em relação aos assuntos pertinentes à UFMG. Apoio a Chapa 2, Profa. Sandra e Prof. Alessandro, pois acredito que eles farão uma gestão diferenciada, de qualidade e de inclusão, possibilitando uma UFMG melhor para toda nossa comunidade.
Mirian Bergoservidora técnico-administrativo, Faculdade de Letras

Precisamos compreender cada vez que a discussão sobre excelência acadêmica que temos feito há anos nas nossas universidades é incompleta e insuficiente se não incorporar as questões da diversidade.
Nilma Lino Gomesprofessora, Faculdade de Educação
Meu apoio à Chapa 2 traduz o apoio a:

'Defender o caráter público, gratuito e a identidade acadêmica da UFMG, garantindo seu objetivo de servir ao Estado e à sociedade;

criar espaços para o protagonismo estudantil, seja com experimentação de metodologias inovadoras nos diversos ambientes de aprendizagem, seja na escolha de percursos curriculares diversificados e interdisciplinares;

fortalecer a política de assistência estudantil, defendendo junto ao governo federal, a consolidação e ampliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES);

atuar para reverter as medidas do governo federal que reduziram o orçamento das universidades, da educação, da ciência e Tecnologia.'

Flávia Latiniprofessora, Escola de Enfermagem
Eu apoio a Chapa 2 porque avalio ter sido uma excelente gestão. Destaco especialmente o compromisso ético com a inclusão e diversidade, expresso numa atuação articulada entre as Pró-reitorias de Graduação, Assuntos Estudantis e Extensão. Destaco também a renovação no IEAT e na Editora UFMG, na direção de maior democracia na gestão, bem como a criação de comissão voltada para política de atenção à saúde mental.
Maria Cristina Gouveaprofessora, Faculdade de Educação
Convivo com Alessandro desde junho de 2014, quando assumimos a Direção da Escola de Engenharia. Sou testemunha das suas imensas capacidades de trabalho, organização e relacionamento, além do grande comprometimento institucional e reconhecida liderança. Percebo em Sandra as mesmas qualidades, o que se potencializa pelo imenso conhecimento da UFMG e grandes avanços conquistados no atual reitorado. Tenho certeza de que a Chapa 2 representa o que temos de melhor para conduzir a nossa querida UFMG a crescentes patamares acadêmicos e de desenvolvimento das pessoas, sempre respeitando o pluralismo de visões e enfoques.
Cícero Starlingprofessor, Escola de Engenharia
Eu apoio a chapa composta por Sandra e Alessandra por acreditar que para uma universidade se manter com excelência é preciso garantir seu caráter público e aprofundar as políticas de inclusão e de diversidade. A atuação de Sandra nos últimos quatro anos dá mostras de sua capacidade, juntamente com Alessandro, de guiar a UFMG nos próximos quatro anos.
Rodrigo Ednilson de Jesusprofessor, Faculdade de Educação
Conheço pessoalmente o professor Alessandro e acredito que ele pode fazer um excelente trabalho em conjunto com a profa. Sandra. Alessandro é conhecido por seu trabalho como diretor da Escola de Engenharia, em que sempre prezou por um diálogo aberto e muito próximo aos alunos, professores e técnicos da unidade, além da sua energia e vontade de deixar um legado.
Arthur Parreira Silva Medeirosestudante, Escola de Engenharia
Apoio a candidatura de Sandra e Alessandro à Reitoria da UFMG por saber que eles conhecem profundamente a UFMG, que são capazes de reconhecer e estimular o desenvolvimento de suas diversidades e, principalmente, porque possuem o perfil político necessário para garantir a preservação da cultura institucional de nossa Universidade pública, gratuita e de qualidade, em meio aos desafios dos tempos atuais.
Maurício Campomoriprofessor, Escola de Arquitetura
Ao longo dos últimos anos tenho acompanhado Sandra e Alessandro (este último mais de perto) em cargos administrativos na UFMG. Um traço forte e importante é a capacidade que possuem de fomentar as diversas iniciativas que surgem dentro de nossa Universidade fazendo com que realizações aconteçam de maneira muito mais impactante do que quando se tenta impor ideias de cima para baixo.
Hani Camille Yehia professor, Escola de Engenharia
Para enfrentarmos esses tempos difíceis na universidade pública brasileira, precisamos da experiência, do comprometimento e do projeto para a UFMG que a professora Sandra e o professor Alessandro apresentam, expressos na defesa e nos avanços em relação a seu caráter público e inclusivo. Trabalhei durante dois anos com a professora Sandra, como Diretor Adjunto da DAC, e, por todas suas inúmeras qualidades como Vice-Reitora, posso dizer que a UFMG tem muita sorte em tê-la como candidata.
Fernando Mencarelliprofessor, Escola de Belas Artes
Tempos difíceis exigem experiência e capacidade de diálogo. Pensando assim, fica fácil decidir pela chapa 2. Estou com a UFMG que quer continuar pública e ter sua diversidade valorizada. Estou com Sandra e Alessandro.
Eldér Antônio S. Paivaprofessor associado, Instituto de Ciências Biológicas
Chapa sensacional! Com um potencial gigantesco para ajudar a construir uma nova UFMG!
Luis Veloso de Limaestudante, Escola de Engenharia
Com alegria manifesto meu motivo de voto: Sandra foi minha aluna, excelente aluna; foi minha colega; excelente, colaborativa e solidária colega; foi e será minha reitora excelente. À boca miúda corre que Alessandro é também excelente, conferi com amigos, aliás, pudera: diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és!
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosaprofessora titular, Faculdade de Letras
A gestão de uma universidade como a UFMG demanda um preparo, experiência, desenvoltura, criatividade, serenidade e competência que eu vejo nos professores Sandra e Alessandro. Integrados em um objetivo comum, refletido pela contribuição que cada um deles dá à UFMG e que pode ser expandido através da reitoria. Em um momento adverso, a direção da nossa universidade demanda uma continuidade em termos das realizações e conquistas, o aprimoramento do que se conhece e também a mudança do que é necessário, em um cenário dinâmico e que exige cada vez mais experiência.
Sonia Denise Ferreira Rochaprofessora, Escola de Engenharia
Minha colega Sandra prima pela competência, seriedade, respeito e sensibilidade com que é público e diverso. Seu companheiro de chapa identifica-se com ela em todas as suas qualidades. Apoio a chapa UFMG pública e diversa.
Célia Magalhães professora, Faculdade de Letras
Sandra, apoio sua candidatura por ser um raio de esperança nesse alvorecer tão nublado de nosso país. Todo apoio à sua chapa.
Geraldo Cunha Curyprofessor titular, Faculdade de Medicina
Apoio a candidatura de Sandra e Alessandro: rumo a uma universidade forte e abrangente!
Marcel de Lima Santosprofessor, Faculdade de Letras
Conheço Sandra e Alessandro e sei o quanto são competentes na condução dos cargos administrativos que ocuparam ao longo de suas carreiras na UFMG. Uma condução pautada não só pela eficiência de gestão, mas principalmente pela preocupação com as pessoas, o cuidado em pensar uma Universidade inclusiva, que acolhe todos em suas especificidades de maneira a construir um ambiente de aproximações, compartilhamentos e integrações.
Eucidio Arrudaprofessor, Faculdade de Educação
Acompanho a carreira de Sandra Almeida desde que ela entrou no nosso antigo departamento. Não vou falar de seu brilhantismo acadêmico. Seu currículo fala por si. Mas o currículo mesmo listando o que fez na área administrativa, não diz que ela foi excelente chefe de departamento e nem que deu um grande impulso na internacionalização da UFMG quando foi sua Diretora de Relações Internacionais. Sempre que me encontrava, em eventos, com os responsáveis pelas questões internacionais de outras universidades, eles me falavam de sua admiração por ela. Sandra se destacava nacionalmente. Foi também sub-coordenadora da área de Letras na CAPES e deixou o coordenador, Dermerval, choroso quando ela teve que sair para ser vice-reitora. Como vice-reitora teve um desempenho exemplar e adquiriu mais conhecimentos e experiência para ser agora nossa reitora. Enfim, escolheu Alessandro como companheiro e os dois juntos estão demonstrando ter atitudes éticas e respeitosas e uma bela sintonia em relação aos temas que abraçaram, especialmente o da universidade diversa. A UFMG merece essa dupla na reitoria.
Vera Menezes professora, Faculdade de Letras
... A Universidade precisa de uma Reitoria que tenha compromisso com a universidade pública e democrática e que se preocupe com os problemas candentes do país. Eu tenho certeza de que eles são os candidatos que têm essa preocupação e que a reitoria, com eles à frente, vai colocar a UFMG para ser uma universidade ainda mais pública, mais diversa e mais democrática.
Diogo Santosmestrando, Faculdade de Ciências Econômicas
Estamos vivendo tempos difíceis, onde os recursos, a missão social e até mesmo a liberdade de pensamento da UFMG está sob risco. Por isso hoje é mais importante do nunca ter à frente da nossa universidade colegas dedicados e competentes como a Sandra e o Alessandro.
Raoni Guerra Rajãoprofessor, Escola de Engenharia
Gestão responsável da universidade pública e atenção à diversidade de caminhos possíveis para todos os integrantes da comunidade: ensino, pesquisa, extensão com excelência.
Graciela Ravettiprofessora, Faculdade de Letras
Eu apoio a chapa 2, porque Sandra e Alessandro têm o compromisso de ``Defender o caráter público, gratuito e a identidade acadêmica da UFMG, garantindo seu objetivo de servir ao Estado e à sociedade``.
Sandra Braga Bianchetprofessora, Faculdade de Letras