Novos Docentes

Aos docentes recém-contratados,

 

Como candidatos a Reitora e Vice-Reitor da UFMG, gestão 2018-2022, nos dirigimos aos colegas docentes recém-contratados com a compreensão de que a política de recursos humanos da instituição deve se pautar pelo princípio do diálogo, do respeito e da participação. Uma UFMG Pública e Diversa está sempre comprometida com os diferentes perfis de seu corpo docente, especialmente diante da grande renovação nos quadros de docentes da UFMG nos últimos anos. Hoje a instituição possui 26% de seus docentes com menos de 5 anos de contratação e outros 25% de 5 a 10 anos de casa. Além disso, 21% dos docentes tem menos de 40 anos de idade. A UFMG centenária será construída por esses docentes que representam o futuro da instituição. Dessa forma, a política de recursos humanos da próxima gestão terá impacto significativo nos destinos da própria UFMG e também na carreira de seus docentes recém-contratados.

Acreditamos que a UFMG deve prover alternativas para que seus docentes recém-contratados possam fazer um planejamento de trajetórias profissionais de modo que sejam asseguradas o desenvolvimento de suas potencialidades, permitindo tanto a constituição da qualidade de sua atuação profissional quanto a obtenção de uma plena satisfação de suas aspirações individuais.

Tendo como base esse princípio e com a meta permanente da articulação e do amplo diálogo na formulação das políticas de gestão de pessoas, da dimensão da qualidade de vida no trabalho, é que indicamos, a seguir, uma agenda prioritária a ser construída conjuntamente:

 

– implantar um programa de acolhimento e integração para inserção dos docentes recém-contratados na vida da comunidade universitária, incluindo cursos ou seminários modulares de curta duração para tratar dos aspectos relacionados à carreira docente (progressão e promoção), bem como ao papel e finalidade da universidade pública no país, ordenamentos, estrutura de funcionamento e legislação;

– elaborar políticas que possibilitem a inserção na pós-graduação stricto sensu a exemplo do que corre em algumas áreas de conhecimento, por meio de um projeto experimental, articulado entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e os Colegiados de Programas de Pós-Graduação, para permitir o credenciamento de docente por período específico;

– aprimorar o edital de Auxílio para Doutores Recém-Contratados (ADRC), em discussão com a comunidade e respeitando a diversidade de áreas, para possibilitar maior integração, abrangência e cobertura do apoio financeiro, visando:

– viabilizar infraestrutra e condições para desenvolvimento da pesquisa;

– realizar pesquisa de impacto que permita publicação relevante;

– apoiar a inserção do docente nos Programas de Pós-Graduação, após sua inserção inicial;

– facilitar a inserção em grupos de pesquisa de modo a favorecer sua consolidação como pesquisador;

– promover ações que possibilitem que docentes recém-contratados tenham mais acesso a editais de bolsas de iniciação científicas institucionais;

– promover condições para a ampliação das redes de relacionamento desses docentes na instituição, com ênfase no estabelecimento de cooperações inter e transdisciplinares;

– criar uma rede de informações acerca da infraestrutura disponível de Laboratórios institucionais e multiusuários da UFMG, de modo facilitar seu acesso por parte dos docentes recém-contratados;

– promover ações que incentivem o pós-doutoramento e a cooperação com grupos nacionais e internacionais;

– incentivar o uso de novas tecnologias e a produção e utilização de recursos educacionais abertos nos processos de ensino-aprendizagem;

– promover a inserção dos docentes recém-contratados em programas e projetos de extensão;

– realizar programas e campanhas permanentes sobre mulheres e ciência de modo a promover a igualdade de gênero, considerando as questões geracionais e étnico-raciais, para promoção de maior equidade nas diversas áreas do conhecimento;

– fazer gestão junto aos órgãos de fomento governamentais para criar programas de apoio a recém-doutores e recém-contratados.

 

São essas algumas das propostas que apresentamos aos docentes recém-contratados, a partir do diálogo que temos construído com a comunidade. Convidamos todas e todos para se juntarem a nós na construção de uma UFMG sempre pública e cada vez mais diversa. Confiram nossas propostas em www.ufmg.br/sandra-alessandro/programacompleto.

 

Sandra e Alessandro