ESTUDANTES

Carta às/aos estudantes da UFMG

 

Como candidatos a Reitora e Vice-Reitor da UFMG, gestão 2018-2022, nos dirigimos às/aos estudantes reafirmando nosso compromisso com um relacionamento institucional pautado pelo princípio do diálogo, do respeito e da participação.

A política que propomos para os estudantes da Educação Básica, da Graduação e da Pós-Graduação visa propiciar uma formação acadêmica sólida, em sintonia com as mudanças cada vez mais rápidas do mundo atual. É essencial pensar a formação de nossos estudantes visando à sua preparação para lidar com novos problemas, segundo perspectivas crescentemente transdisciplinares e, assim, formar as pessoas que vão estar a frente dos processo de mudanças nas próximas décadas.

Como requisito para isso, além de estruturas inovadoras nos currículos e nos processo de ensino, faz-se necessário estabelecer efetivamente a inclusão, a permanência e o acolhimento da comunidade estudantil, bem como implementar uma cultura de cidadania e diversidade na vida cotidiana da comunidade universitária, consolidando e expandindo as políticas de assistência estudantil, de ações afirmativas e de apoio acadêmico.

Nesse contexto, propomos as seguintes ações para a implementação de uma política de assuntos estudantis da UFMG, estabelecida pela PRAE, em conjunto com as Pró-Reitorias acadêmicas, FUMP, Diretorias e Núcleos, em diálogo permanente com as/os estudantes:

Fortalecer a formação acadêmica em todos níveis:

• modernizar os currículos de graduação a partir da estruturação de projetos pedagógicos utilizando estruturas formativas, ampliando a flexibilização, a interdisciplinaridade e a inclusão de atividades complementares;
• garantir um elenco diversificado de atividades de Formação Geral orientadas para a formação intelectual, crítica e cidadã;
• apoiar a criação de Formações Complementares direcionadas para os cursos de Licenciatura, com o objetivo de diversificar as opções de formação dos estudantes;
• assegurar que as atividades de pesquisa, extensão, culturais e esportivas sejam incorporadas como atividades integralizadoras de créditos nos projetos pedagógicos;
• criar espaços para o protagonismo estudantil, seja com experimentação de metodologias inovadoras nos diversos ambientes de aprendizagem, seja na escolha de percursos curriculares diversificados e interdisciplinares;
• criar mecanismos para garantir a presença, em todos os currículos de graduação, de disciplinas de pós-graduação;
• dar continuidade aos esforços para que os cursos noturnos tenham condições de funcionamento adequado.

Ampliar as ações voltadas para a Política de Assistência Estudantil:

• empregar esforços junto ao Governo Federal para a consolidação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como política permanente do Estado brasileiro;
• estabelecer uma Política de Assistência Estudantil para pós-graduandos, defendendo a implementação de um Programa Nacional de Assistência Estudantil para estudantes de Pós-Graduação;
• ampliar a política de permanência estudantil da UFMG, expandindo os atuais programas;
• expandir a abrangência das ações assistenciais para atender diferentes situações de vulnerabilidade social e violação de direitos humanos, refinando os critérios de assistência social;
• consolidar a política de Saúde Mental para acompanhamento de estudantes;
• ampliar o programa de moradias: concluir a Moradia III, em Belo Horizonte; construir a Moradia II no ICA/Montes Claros e realizar esforços para construir a Moradia Indígena e do Campo;
• expandir o Programa de Acompanhamento de Moradores das Moradias Universitárias;
• revitalizar e ampliar os Restaurantes Universitários;
• expandir o Programa de Auxílio-Transporte;
• ampliar o financiamento de material acadêmico, incluindo odontológico e de computadores para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica;
• ampliar o Programa de Atendimento Médico e Odontológico de Estudantes;
• expandir o Programa de Apadrinhamento de Estudantes.
Consolidar a Política de Ações Afirmativas:
• expandir a Política de Ações Afirmativas, incluindo os coletivos de estudantes negros e quilombolas, indígenas, do campo, LGBT, com deficiência, mães e pais em vulnerabilidade, entre outros;
• apoiar ao estabelecimento do Centro de Convivência Negra, em parceira com a direção da FAFICH;
• incluir critérios de ação afirmativa nas chamadas de mobilidade nacional e internacional;
• ampliar as chamadas da PRAE para financiamento de projetos propostos por estudantes de Graduação e de Pós-Graduação;
• criar a Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão e de Ações Afirmativas;
• criar a Comissão Permanente de Verificação de Pertencimento Étnico, com participação de estudantes;
• criar o “Projeto Referências”, que narre histórias de estudantes em contextos de vulnerabilidade social que conseguiram permanecer na UFMG.<

Expandir e consolidar a política de assuntos estudantis e de apoio acadêmico a estudantes:

• aprofundar um diálogo permanente com os estudantes para a construção da política de assuntos estudantis;
• consolidar do Observatório de Políticas Estudantis;
• fortalecer o “Programa Viver UFMG”: recepção, acolhimento e pertencimento de estudantes;
• consolidar a “Tenda Viver UFMG” como programa permanente de acolhimento de estudantes e público visitante da UFMG;
• criar o “Programa UFMG de Imersão Acadêmica” e o “Programa UFMG de Tutoria Acadêmica”;
• fortalecer o Núcleo de Acolhimento, Escuta e Acompanhamento bem como apoiar a sua criação nas Unidades Acadêmicas;
• financiar projetos acadêmicos e culturais, incluindo as atividades de inovação e empreendedorismo, propostos por estudantes;
• valorizar as ações das empresas juniores como atividades acadêmicas curriculares;
• estabelecer parcerias acadêmicas para implementação de projetos voltados a estudantes;
• expandir o Projeto Piloto PRAE/ALCE (Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante), realizado em parceria com a Faculdade de Letras;
• ofertar cursos e oficinas de produção de textos e de projetos acadêmicos na modalidade presencial;
• promover eventos de valorização e visibilidade da produção artística de estudantes;
• elaborar chamadas para participação na Programação Cultural da Praça de Serviços com atividades propostas por estudantes;
• institucionalizar ações de esporte e lazer, estimulando a utilização dos espaços da UFMG e do Centro Esportivo Universitário.