A desindustrialização ocorre quando o peso da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) começa a cair. O fenômeno acontece em países já industrializados, em razão da mudança de estrutura de demanda. Quem explica é o professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, Clélio Campolina, reitor da UFMG na gestão 2010-2014 e ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

Clélio Campolina conduzirá a conferência Desnacionalização e Desindustrialização: Desafios e Imperativos para a Ciência e Tecnologia Brasileiras, que integra a programação da SBPC Inovação, que será realizada na sexta-feira, 21, das 10h30 às 12h, no Auditório 4 da Face.

Para o professor, o investimento em educação básica é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia. “Não se pode pensar em desenvolvimento econômico, e principalmente em desenvolvimento industrial, sem um vigoroso programa de educação, ciência e tecnologia”, disse Campolina, em entrevista veiculada no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), nesta segunda-feira.

Ouça a entrevista com o professor Clélio Campolina concedida à jornalista Maria Dulce Miranda.