[No destaque, atividade na oficina Como fazer uma lâmpada de LED. Foto: Foca Lisboa/UFMG. Abaixo, vídeo produzido pela TV UFMG]

Expositores, estudantes e comunidade se reuniram no campus Pampulha, neste sábado, 22, para participar do Dia da Família na Ciência, evento que encerrou as atividades da 69ª Reunião Anual da SBPC. Pais e filhos puderam conhecer estandes da ExpoT&C, participar das oficinas nas tendas da SBPC Jovem, assistir a shows na Praça de Serviços ou visitar a Estação Ecológica e o Museu de Ciências Morfológicas.

Tales Araújo, de 10 anos, contou que gostou de conhecer o submarino, o navio e aprendeu sobre os nós usados pela Marinha Brasileira, estande mais visitado na ExpoT&C. O pai dele, Herbelim, 41, é integrante da Força Aérea Nacional e levou o filho para “incentivar o interesse pela ciência, a tecnologia e a área militar”. E acrescentou: “Com as explicações dos expositores, pôde entender muitas coisas que não sabia como funcionava”.

A tenente Halliny Siqueira fez uma explanação sobre os fármacos desenvolvidos pela Marinha ao militar Herbelim Araújo e ao filho Tales. Foto: Foca Lisboa/UFMG

A tenente Halliny Siqueira era a responsável pelas explicações sobre o Corpo de Saúde da Marinha e explicou que, neste sábado, no Dia da Família na Ciência, foi preciso adaptar o vocabulário utilizado para receber adultos e crianças de diferentes idades no estande. Para ela, trabalhar como expositora na Reunião Anual foi “uma experiência extremamente engrandecedora”. “Muitas vezes, as pessoas desconhecem o trabalho realizado, por exemplo, pelos laboratórios de farmacologia, e essa foi a oportunidade de divulgá-lo”, ressaltou. A tenente também elogiou a participação dos alunos da UFMG.

Sucesso

“A comunidade abraçou a SBPC”, disse a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, que também prestigiou o Dia da Família na Ciência. “Foram cerca de 1.500 estudantes por dia que passaram pelas tendas da SBPC Jovem e de 5 mil a 6 mil pessoas por dia nos outros espaços do evento durante toda a semana. É uma honra e uma satisfação realizar um evento que representou não só uma oportunidade de divulgação científica, mas também um momento de reflexão sobre a educação no país”, avaliou.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida no último dia do evento. Foto: Foca Lisboa / UFMG

Téo Scalioni, 40, tirou uma folga da função de expositor no estande da Fapemig, neste sábado, para acompanhar os filhos Francisco, 6, e Cecília, 2, na montagem dos “carrinhos-foguetes” na tenda da Agência Espacial Brasileira (AEB). “É importante que eles tenham o primeiro contato com a ciência”, disse Téo.

Téo Scalioni, Francisco e Cecília. Foto: Foca Lisboa/UFMG

Juliana Crepaldi, membro da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, também trabalhou durante toda a semana na Comissão de Inovação da Reunião e decidiu trazer a família ao evento neste sábado. “Davi, de 5 anos, é muito curioso e está gostando muito das atividades práticas”, comentou.

Juliana Crepaldi estava acompanhada do marido e do filho. Foto: Foca Lisboa/UFMG

Julia Viola, 9, trocou um dia no cinema com a mãe Zenilde, 42, para participar das atividades na SBPC Jovem e ficou indecisa para responder qual delas gostou mais. Acabou apontando a visita ao planetário.

Zenilde Viola, 42, acompanhou a filha Julia, 9, na visita à tenda SBPC Jovem. Foto: Foca Lisboa/UFMG

Muitas Ciências

Alberto Amaral, 54, e o filho Rafael, 18, moram em Barbacena e aproveitaram a passagem por Belo Horizonte neste sábado para visitar os estandes da ExpoT&C. O estudante do ensino médio contou que, apesar da afinidade por medicina, os espaços da Vale e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foram os que mais chamaram sua atenção.

Alberto Amaral e o filho Rafael ouviram as explicações sobre o ProQuest, uma ferramenta para financiamento de pesquisas. Foto: Foca Lisboa/UFMG

As áreas de Engenharia Aeroespacial e Física também foram o diferencial do evento na opinião de Rafael Paiva, de 33 anos, pai de Arthur, de 8, e Davi, de 9. “As atividades sobre animais e corpo humano são as que eu tenho mais acesso nos museus de BH”, comentou. O biólogo ainda elogiou a variedade de atividades. “É importante expor os meninos a áreas mais afastadas da minha realidade profissional”, finalizou.

Rafael Paiva e os filhos também visitaram o espaço do museu Ponto UFMG. Foto: Foca Lisboa/UFMG