Um desfile com os uniformes das 18 edições da UFMG Jovem abriu a cerimônia de premiação dos trabalhos expostos na feira, na tarde de sábado, 22, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Neste ano, a UFMG Jovem foi integrada à programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Neste ano, além de a UFMG fazer 90 anos, a UFMG Jovem chega aos seus 18. É um grande orgulho estar aqui com vocês compartilhando conhecimentos”, destacou a vice-reitora, Sandra Goulart de Almeida. “Espero que cada um dos participantes retorne para cá como aluno”, convidou.

Foto: Josué Gomes

A pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, compartilhou suas impressões sobre os temas escolhidos pelos alunos nesta edição. “Estamos todos maravilhados com os trabalhos, tão diversos e criativos. Na minha visão, esse evento conseguiu fomentar ainda mais o contato da universidade com a educação pública e privada, que é algo que temos trabalhado para fazer”, disse.

Foto: Josué Gomes

Ao todo, dez prêmios foram distribuídos entre os concorrentes. Além das medalhas de ouro, prata e bronze, duas escolas, um professor e quatro trabalhos foram selecionados na categoria destaque.

O primeiro lugar ficou com o trabalho Prótese Canina em Impressora 3D, orientado pelo professor Jardel Marques Fernandes, do Centro de Formação Profissional Michel Michels.

Foto: Josué Gomes

A medalha de prata foi para os alunos da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, com o trabalho Verde Lar: Habitação Sustentável. A orientação foi de Samara Ribeiro de Souza.

Foto: Josué Gomes

O terceiro lugar ficou com os estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Timóteo, com o trabalho Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade, orientado pela professora Rosana Aparecida Ferreira Nunes.

Foto: Josué Gomes

A professora Fabíola Cristina Fonseca, da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, recebeu o título de professora destaque. Ela fez um agradecimento emocionado e contou que sempre foi motivada a contribuir com a educação do país. “Um dos meus sonhos sempre foi ser professora, e eu consegui realizá-lo”, comemorou.

Equipes premiadas

1º Lugar – Centro de Formação Profissional Michel Michels – Trabalho: Prótese Canina em Impressora 3D

2º Lugar – Escola Estadual Padre Alfredo Kobal – Trabalho: Verde Lar: Habitação Sustentável

3º Lugar – Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Timóteo – Trabalho: Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade

Escola Destaque

Escola Estadual Celso Machado

Colégio Imaculada Conceição de Barbacena

Professora Destaque

Fabíola Cristina Fonseca

Trabalho Destaque – área 1 (Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias)

Composição Bromatológica do Capim Vaquero (Cynodon dactylon l.)

Trabalho Destaque – área 2 (Ciências Biológicas e Ciências da Saúde)

Implicações do Uso Excessivo do Celular da Adolescência à Idade Adulta

Trabalho Destaque Médio – área 3 (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes)

Grupo de Estudos Sobre Feminismos e Igualdade de Gênero na Escola – As Imagens dos Espaços Públicos do Hipercentro de Belo Horizonte Geradas pela Imprensa Local