A mesa temática ‘Educação, populações quilombolas e indígenas’, realizada na tarde desta quinta-feira (5), integra a programação da SBPC Educação, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros.

Participaram o professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, Cassio Alexandre da Silva, e o vereador de Ouro Verde de Minas, Mauro Alves de Souza, também representante da comunidade quilombola de Santa Cruz. Mauro fez um apanhado histórico das políticas educacionais destinadas a essas populações e deu seu testemunho sobre as dificuldades enfrentadas diante da linguagem da academia e do campo.

A coordenadora de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado de Educação, Célia Xacriabá, destacou a importância do encontro para se repensar as diretrizes e o atual modelo de educação.

Ouça a entrevista com Célia Xacriabá, concedida à Rádio UFMG Educativa nesta quinta-feira, 6 de julho.