CDTN participa da 69ª SBPC com exposições e palestras

Atividades do Reator TRIGA IPR-R1 serão apresentadas na ExpoC&T

*Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

O CDTN estará presente na 69ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 16 a 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da UFMG, com o tema Inovação-Diversidade-Transformações.

A abertura oficial da 69ª Reunião da SBPC será no domingo, dia 16, às 19h, auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1, ao lado dos prédios da Biblioteca e da Reitoria da UFMG. Mas a participação do CDTN acontece na ExpoT&C, que terá abertura oficial na segunda-feira, dia 17, às 8h, e funcionamento em todos os dias, até às 18h. Do dia 18 ao dia 21 de julho a ExpoT&C atenderá aos visitantes a partir das 9h. No sábado, 22 de julho de 2017, entre  8h e 17h, acontecerá também o Dia da Família na Ciência.

A ExpoT&C acontecerá em tenda climatizada de cerca de 6.000 m2 e reunirá centenas de expositores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e empresariais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

De forma contínua, a participação do CDTN se dará por meio de exposição de algumas de suas atividades de pesquisa. Serão apresentadas as atividades do Reator Nuclear TRIGA Mark I, de Segurança Nuclear e Radiológica, do Laboratório de Irradiações Gama, da Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos e do Serviço de Tecnologia Mineral.

Além da exposição continuada na ExpoT&C, o CDTN também participará de uma série de palestras específicas, numa programação variada, com horários e temas diversos.

As apresentações do CDTN nessas palestras serão realizadas na segunda e sexta-feira. No dia 17 de julho, pela manhã, a partir das 9h30, dois temas serão abordados: Contribuições da Energia Nuclear para Sociedade, apresentada por Paulo Ney de Araújo Barros; e a Obtenção de blocos semelhantes ao tijolo maciço a partir do resíduo da Barragem de Fundão depositado no leito do Rio Gualaxo do Norte e na Barragem de Candonga, por Fernando Soares Lameiras.

Já na sexta-feira, dia 21 de julho, as palestras do CDTN acontecerão à tarde, a partir das 14h40: A mamografia digital que você faz tem qualidade? O sistema Atalanta responde, apresentada por Maria do Socorro Nogueira Taveres, e a Pesquisa, Produção e Desenvolvimento de Radiofármacos no CDTN, por Carlos Malamut.

Acompanhe a programação da ExpoT&C.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)