CNPq celebra 20 anos de pesquisas ecológicas

O ecólogo da USP, José Galizia Tundisi, em palestra nos 90 anos da UFMG

*Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Os 20 anos de criação do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão celebrados em sessão especial, no dia 19 de julho, durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, que ocorre na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

No evento, participarão o presidente do CNPq, Mario Neto Borges e coordenadores de projetos pioneiros do programa: José Galizia Tundisi, do sítio Ecossistemas Lacustres da Represa do Lobo/Broa, e idealizador do programa; e Francisco Barbosa, do sítio Mata Atlântica e Sistema Lacustre do Rio Doce.

Serão apresentados os principais resultados do programa e as perspectivas futuras.

O programa

O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) gera informações que incluem longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e sua biota associada que são de extrema relevância para o Brasil, conhecido por ser o país mais megadiverso do mundo, abrigando em seu território cerca de um quarto da biodiversidade conhecida de todo o planeta.

Contando com um destaque orçamentário específico no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal desde 2000, o PELD é executado pelo CNPq e conta com apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de onze Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Atualmente, a rede PELD conta com 33 sítios de pesquisa distribuídos em diversos ecossistemas brasileiros.

A sessão especial celebrativa será realizada às 18h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais CAD 2 – Auditório A 102 – Campus Pampulha da UFMG.

*Este espaço a aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)