CNPq entrega premiações e promove debate sobre jovens na ciência

Visita do museu itinerante O Ponto, a Conceição do Mato Dentro- MG

*Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Na terça-feira, 18 de julho, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fará a entrega de dois prêmios durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorre no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Receberão as premiações os seis alunos vencedores do Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2016 e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), vencedora do prêmio na categoria Mérito Institucional.

Também serão premiados os agraciados pelo VI Prêmio de Fotografia Ciência e Arte do CNPq.

Além disso, após as premiações, o vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica deste ano, Reinaldo José Lopes, da Folha de S. Paulo, fará a palestra “O inverno está chegando: jornalismo e ciência como formas de resistência”.

A solenidade será às 10h, na sala 1070, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG.

Palestras

Na quarta, dia 19, os principais resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e a trajetória dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista (PJC) serão temas de palestras.

O evento ocorrerá às 10h, no auditório da ExpoT&C e contará com a presença do presidente do CNPq, Mario Neto Borges, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Ferreira Vilela, do presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane e do Coordenador de Ciências e Meio Ambiente Urbano da Fundação Roberto Marinho.

Mariano Laplane apresentará o estudo “A formação de novos quadros para CT&I: avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)” e a Fundação Roberto Marinho falará sobre a “Análise da trajetória dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista”. Além disso, vencedores do PJC e do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, do CNPq, falarão sobre suas experiências.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)