Energia heliotérmica é apresentada pelo IBICT na ExpoT&C

*Portal Energia Heliotérmica – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Plataforma Online de Energia Heliotérmica estão presentes na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre 16 e 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O IBICT tem lugar garantido na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne dezenas de expositores interessados em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A estudante de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Natália Micale, desenvolveu, especialmente para o evento, uma maquete representativa de uma usina heliotérmica de torre central. A maquete foi utilizada para explicar aos visitantes, de forma didática e visual, o funcionamento da tecnologia.

A plataforma online surgiu no âmbito do Projeto Energia Heliotérmica. Neste projeto de cooperação, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a GIZ, empresa alemã, estabelecem os pré-requisitos para a aplicação e disseminação da Geração Heliotérmica no Brasil. O IBICT faz parte do projeto para disponibilizar de forma orquestrada as informações atualizadas sobre a tecnologia heliotérmica e sua aplicação no Brasil.

Para o coordenador da Plataforma Online de Energia Heliotérmica no Ibict, a participação do instituto no evento representa ”grande avanço na valorização da informação tecnológica ao apresentá-la como um diferencial na geração de conhecimento e inovações no Brasil”.

A ExpoT&C espera, diariamente, um público de 6 mil visitantes. A participação do IBICT no evento corrobora, portanto, com uma das missões do instituto, de “promover a socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico.”