Estande da Fapemig abriga exposições e estúdio de jornalismo

Estande da Fapemig será verdadeiro circuito científico na 69ª Reunião Anual da SBPC

*Assessoria de Comunicação Social da Fapemig

Quem passar pelo estande da Fapemig, durante a Reunião Anual da SBPC, que ocorre entre os dias 16 e 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), perceberá uma movimentação peculiar e atípica. É que além do formato tridimensional e singular do estande, que por si só já chama a atenção dos visitantes, ele possuirá um andar superior onde haverá um estúdio de gravação para registro de entrevistas e suporte à cobertura jornalística realizada pelo Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação (PCCT) da Fapemig, o Minas Faz Ciência.

São 64m² divididos em quatro áreas temáticas, com exposições de projetos apoiados ou desenvolvidos pela Fundação: espaço institucional, SIMI e Trilha Mineira de Inovação, Rio Doce e Inova Minas formam um verdadeiro circuito científico mineiro, que estará disponível para ser explorado e descoberto durante a feira, das 9h às 18h.

Os projetos serão apresentados de forma interativa, com recursos lúdicos e têm como objetivo, além de atrair a atenção e curiosidade do público, também promover uma compreensão e entendimento sobre cada tema. No espaço institucional, por exemplo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Fapemig, as modalidades de fomento e o PCCT.

Os diferentes lounges Fapemig

Já no ambiente destinado ao Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e ao recém lançado projeto Trilha Mineira de Inovação (TMI), o público terá a oportunidade de saber mais sobre o SIMI e suas áreas de atuação, bem como ter acesso a informações sobre a plataforma TMI. Esta cria um ambiente virtual para possibilitar que empresas “nascentes” possam alcançar o sucesso do modo mais coordenado, encontrando informações e orientações diversas.

No espaço Rio Doce, o visitante terá acesso às formas de atuação da Fapemig, desde o rompimento da barragem em Bento Rodrigues. Uma delas é o projeto que tem o apoio da Fundação e está sob a coordenação do pesquisador Fernando Lameiras, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). A pesquisa utiliza o resíduo para fabricar blocos semelhantes ao tijolo maciço. Neste ambiente, também haverá um jogo virtual que simulará um passeio de barco pelo Rio Doce. O passeio levará o público a conhecer alguns elementos que possibilitarão discutir certos temas e pesquisas.

O quarto e último espaço do estande será para apresentar a Mostra Inova Minas. Neste espaço será exibido o projeto Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos Pélvicos, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O projeto participou da última edição da Mostra, em 2016, e trata-se de uma pesquisa para estimular o treinamento da musculatura do assoalho pélvico utilizando um videogame, o que favorece a aderência dos pacientes e o sucesso da terapia para controle urinário.

SBPC

Das atividades confirmadas nas programações científica, da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 70 conferências, 91 mesas-redondas, 55 minicursos, 13 sessões especiais, 4 assembleias, 3 reuniões de trabalho e 5 encontros, num total de mais de 240 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. Dentre elas, a Fapemig, representada por seu presidente, Evaldo Vilela, participará diretamente de conferências e mesas redondas sobre importantes temas atuais ligados à pesquisa científica e inovação: Inovação e Transformação Social e Econômica, Sistemas de Inovação e Startups, Geração e Transferência de Tecnologia e Inovação e Transformação Social e Econômica serão alguns dos assuntos abordados pelo presidente da Fundação, na SBPC.

Conheça a programação.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)