Museu de Astronomia apresenta programação para a Reunião na UFMG

Mast

Com uma exposição de charges publicadas entre 1906 e 1918, que relacionam a astronomia à política; quatro palestras; uma oficina e dez sessões diárias do Planetário Digital, o Museu de Astronomia e Ciências (Mast) marcará sua participação na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que este ano será realizada em Belo Horizonte entre os dias 16 e 22 de julho no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais.

A exposição Entre Eclipses e Cometas: ciência, política e humor na Primeira República, montada no stand do Mast na Expotec, mostra um conjunto de 12 charges publicadas pela revista humorística O Malho. Para o físico Ildeu Moreira, presidente eleito da SBPC, a associação entre a astronomia e a política, se devia à grande importância desta ciência para o país: “A Astronomia era vista naquela época como uma ciência exata e bastante presente na vida da população. A passagem do cometa Halley, em 1910, prevista por cientistas, contribuiu muito para isto. Também é preciso lembrar que, no mundo inteiro, o sistema solar era comparado ao sistema político, no qual o presidente era o “rei sol” e os políticos representavam os corpos celestes, orbitando em volta dele”.

Programação para todos

Na área dedicada a apresentações e debates estão programadas as seguintes palestras: Ciência no Brasil Império, de Moema Vergara, que revela a grande contribuição da ciência para o país naquela época; Márcia Alves apresenta dois temas: Os acervos do MAST e da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciência e O Ecletismo na Construção do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, que trata do projeto arquitetônico desse prédio e suas relações com outros observatórios construídos no início do século XX. Produção de conhecimentos científicos para a sociedade é o tema da palestra de Douglas Falcão, que aborda as motivações e desafios envolvidos nas ações de popularização de ciência e tecnologia.

No Spacemaker, a oficina conduzida por Joubert Poça e Douglas Falcão vai esclarecer o público como escolher a luminária LED mais adequada a cada tipo de uso; saber se elas são mesmo seguras para a saúde e econômicas, e até ensinar a fazer uma luminária de LED.

O Planetário Digital, que ficará na área SBPC Jovem, deve receber cerca de 2.700 pessoas nas sessões que realizará durante o evento. Dentro do espaço do planetário, o público vai conhecer As oito maravilhas da Via Láctea, produção audiovisual exibida no local.

Durante o evento, a jornalista Vera Pinheiro entrevistará cientistas e estudantes de ciências em depoimentos para a séria A ciência que eu faço, que está disponível no site do Mast.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)