Olhar dos brasileiros sobre ciência é tema de livro lançado na ExpoT&C

Público assiste a animação em 3D em estande da SBPC Jovem. Foto: Raíssa César

(Público assiste a animação em 3D em estande da SBPC Jovem. Foto: Raíssa César)

*Fonte: CGEE

Como o brasileiro enxerga a ciência e a tecnologia (C&T) no Brasil? Para responder a esta pergunta, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou a quarta edição de uma ampla enquete que buscou conhecer a percepção dos cidadãos do país sobre o tema. Os resultados da iniciativa foram reunidos no livro A ciência e tecnologia no olhar dos brasileiros – percepção pública da C&T no Brasil 2015.

A publicação foi lançada na tarde desta quarta-feira, 19, no Café Literário da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação realizada durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG).

A pesquisa, encomendada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ouviu cerca de 2 mil jovens e adultos, em todas as regiões do país, sobre aspectos como: interesse pertinente à C&T; grau de acesso à informação; avaliação da cobertura da mídia sobre o tema; opinião e respeito de cientistas; papel da C&T na sociedade; entre outros.

O livro é a primeira publicação que integra uma série histórica de enquetes sobre o que o brasileiro pensa a respeito da ciência e tecnologia. As anteriores foram realizadas em 1986, 2006 e 2010.

De acordo com a publicação, os brasileiros concordam, em sua maioria, que: a ciência e a tecnologia estão tornando a vida das pessoas mais confortáveis; a pesquisa científica é essencial para a indústria; os governantes devem seguir, pelo menos em parte, as orientações dos cientistas; a experimentação animal deve ser permitida, dependendo do caso; e a C&T poderá contribuir para a redução das desigualdades sociais no país.

“Os resultados da pesquisa mostram que os brasileiros respeitam, valorizam e têm interesse na ciência e tecnologia, mas também confirmam a existência de um hiato de informação sobre a área e a necessidade de preenchimento dessa lacuna, de modo que a sociedade, de fato, reconheça e entenda o conhecimento científico”, destaca o presidente do CGEE, Mariano Laplane.

A autoria do livro é de Ildeu de Castro Moreira, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente eleito da SBPC, e Douglas Falcão, tecnologista sênior da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

O livro está disponível no site www.cgee.org.br.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)