Pós-graduandos apresentam trabalhos de impacto social

Prefeitura de Maceió

Crédito da foto em destaque: Prefeitura de Maceió

[Associação Nacional de Pós-graduandos]

Jovens pesquisadores estão reunidos na Mostra Científica do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) para apresentar trabalhos de impacto de interesse da sociedade. Hoje, 18, e amanhã, 19, a partir das 13h, mestrandos e doutorandos, defenderão premissas e teses contidas em 110 projetos em diversas áreas na Escola de Engenharia da UFMG.

A mostra científica da ANPG integra a programação da 69ª Reunião da SBPC e  está disponível em http://www.salaonacional.org.br/wp-content/uploads/2017/07/PROGRAMA%C3%87%C3%83O-RETIFICADA.pdf

Alterações metabólicas e aids

Grupo formado por Mariana Amaral Raposo, Geyza Nogueira de Almeida Armiliato, Camila Abrahão Caram, Nathalia Sernizon Guimarães, Raíssa Domingues de Simoni Silveira e Unaí Tupinambás são autores do trabalho Alterações metabólicas e risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV/aids sem o uso de antirretrovirais. No estudo, feito em 2012, em Minas Gerais, foi possível identificar alterações metabólicas na população com HIV/aids (PVHA) antes do início da terapia antirretroviral (Tarv), principalmente por baixos níveis séricos de HDL-colesterol, hipertrigliceridemia e obesidade abdominal.

Segundo Mariana Amaral, o acesso à terapia antirretroviral mudou o quadro de epidemia no Brasil e no mundo e, junto com a melhora na qualidade de vida e sobrevida da população com HIV/aids, aumentou o número de doenças não infecciosas. “O trabalho aponta para a necessidade de se avaliar e conhecer o perfil metabólico de pessoas que vivem com HIV/aids antes do início da terapia antirretroviral como forma de prevenção de futuras alterações metabólicas. A introdução da Tarv pode potencializar a dislipidemia, ocasionando aumento do risco cardiovascular, principalmente entre aqueles com riscos clássicos para doenças cardiovasculares”, diz a mestranda da UFMG.

Projetos polêmicos no Congresso Nacional também serão temas de trabalhos da mostra científica. A mestranda da PUC-SP Marianna Ribeiro da Silva vai abordar Os efeitos nocivos da Escola sem partido para o ensino de língua portuguesa, sobre as consequências do projeto para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. A estudante alertará sobre os prejuízos que o ensino da prática textual sofrerá com a redução da carga horária das aulas de Filosofia, Sociologia e História.

Alguns projetos a serem apresentados tem relação direta com a cidade de Belo Horizonte, como o trabalho Cracolândias e desorganização social: circuitos de consumo de crack no Bairro Lagoinha, Região Central de Belo Horizonte“. A mostra científica tem entrada livre.

[Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)]