Professor da Unesp aborda o vácuo para a mecânica quântica

Prédio do Instituto de Física Teórica da Unesp

*Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

O Professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo, George Emanuel Avraam Matsas ministra conferência na 69ª Reunião Anual da SBPC, na UFMG. O tema será O efeito Unruh e sua observação, organizado pela Sociedade Brasileira de Física.

George Matsas vai explicar o que é o efeito Unruh no vácuo, porque ele é necessário para a consistência da mecânica quântica, e ainda uma proposta de como é possível observá-lo com a tecnologia atual.

Resumo
O vácuo é usualmente caracterizado por ser um estado de mínima energia, onde observadores livres congelam à temperatura de 0 K. De acordo com o efeito Unruh, contudo, observadores suficientemente acelerados no vácuo morreriam queimados em um banho térmico de radiação. De quebra, o efeito Unruh acabou reivindicando a descoberta feita anos antes por S. Fulling de que, quanticamente, o conceito de partícula depende do observador.

Apesar do tremendo impacto conceitual dessa descoberta, uma observação direta do efeito Unruh ainda é debatida, dado que a aceleração necessária para alcançar 1 K às suas custas é de 10^20 m/s2.

A conferência será apresentada por Belita Koiller (UFRJ), dia 17 de julho, das 10h30 às 12h, no CAD 2 – sala C 407.

*Este espaço é aberto a colaborações jornalísticas produzidas por instituições que participam da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)