“O Brasil precisa de mais cientistas, e, para isso, é preciso investir nos jovens desde já”. A afirmação foi feita pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, na abertura oficial do projeto Clubes de Ciência Brasil. Mais de 80 jovens de 15 a 22 anos participam do projeto durante a 69ª Reunião Anual da SBPC. O objetivo é expandir o acesso ao ensino de alta qualidade, estimular a curiosidade juvenil e despertar o interesse pela pesquisa científica.

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, na abertura do projeto Clubes de Ciência Brasil. Foto: Marcela Fernandes.

Durante a palestra de abertura, Davidovich fez um resumo da história da ciência no Brasil, destacou marcos e grandes descobertas, “muito menos conhecidas e valorizadas do que deveriam”, afirmou. O pesquisador ressaltou as inúmeras possibilidades de pesquisa encontradas na biodiversidade brasileira e instigou os jovens a deixarem-se levar pela curiosidade e pela vontade de conhecer o mundo.

Os 80 participantes, selecionados entre mais de 900 inscritos, serão distribuídos em quatro clubes: células-tronco e edição genômica; empreendedorismo científico e inovação; imunologia e epidemiologia. Ao longo da semana, eles assistirão a palestras e aulas de grandes pesquisadores brasileiros.

O projeto Clubes de Ciência foi desenvolvido por pesquisadores de Harvard e do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) e já está presente em alguns países da América Latina. Para o lançamento oficial no Brasil, o local escolhido foi o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Na solenidade de abertura, nesta manhã, o professor do ICB David Soeiro, membro da comissão organizadora, lembrou que o Instituto é “um dos maiores centros de pesquisa do país”.