[Foto em destaque: Marcos USP / UFMG]

Embora 98% dos professores ouvidos pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas considerem a ciência e a tecnologia como temas relevantes, 63% deles não sabem citar o nome de nenhum cientista. Foram entrevistados mais de nove mil docentes de ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo. O estudo foi apresentado nesta quarta-feira, 19, na mesa-redonda Percepção pública da ciência e tecnologia no ambiente escolar, durante a 69ª Reunião Anual da SBPC.

Os especialistas destacaram que há um hiato entre o que é ensinado dentro das salas de aula e o que o aluno aplica em seu cotidiano. O conhecimento envolvendo ciência e tecnologia fica restrito aos espaços das universidades e não atinge a maior parte da população. Diante disso, os convidados defenderam as iniciativas de divulgação científica.

Ouça reportagem de Maria Dulce Miranda veiculada no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa: