Desde o primeiro dia da Reunião Anual da SBPC, eles podem ser vistos em todos os espaços que recebem o evento no campus Pampulha. Identificados por um colete laranja, dão suporte nas mais diversas áreas. Ao todo, são 106 monitores na comissão local: estudantes de graduação, mestrado, doutorado, de diversos cursos, que se voluntariaram para trabalhar.

Contato com mundos diferentes

Bárbara Maxilene é monitora da SBPC Jovem e está desde segunda-feira trabalhando com a recepção das escolas. Para ela, que é estudante de Química e professora, a melhor parte do trabalho é o contato com as crianças. “Elas são muito diferentes umas das outras, vêm de escolas e lugares em que vivem em realidades distintas e que enxergam essa experiência de forma diferenciada”, disse.

Emerson Goncalves e Barbara Maxilene, monitores da SBPC Jovem. Foto: Camila Fernandes

Emerson Gonçalves, também monitor da SBPC Jovem, gostou da experiência de trabalhar no Museu Itinerante Ponto UFMG. “Foi muito bom porque eu tive a chance de conhecer e conversar com muitas pessoas de culturas e lugares diversos. Nós recebemos gente do Brasil inteiro, muitas pessoas da América Central e de outras partes do mundo”, contou.

Lugar de aprendizado

Camila Silva, mestranda em Patologia Veterinária, e Lucas Rocha, estudante de Engenharia de Controle e Automação, são monitores da ExpoT&C. O mais interessante para eles foi o contato direto com os expositores e com o conhecimento que eles podem passar. “Cada estande traz uma coisa nova. São lugares que estão desenvolvendo pesquisas inovadoras, e trabalhar aqui, no meio deles, é uma experiência incrível”, ressaltou Camila.

Camila Silva e Lucas Rocha, monitores da ExpoT&C. Foto: Camila Fernandes

Bárbara Silva, estudante do curso de Turismo e monitora da comissão de acolhimento, considera gratificante trabalhar para que a experiência das pessoas com o evento seja a melhor possível. “É muito bom receber as pessoas, colaborar para que o evento dê certo. Além disso, é um aprendizado enorme para mim, porque essa é uma área relevante no meu curso. Uma ótima experiência profissional e pessoal”, avaliou.

Além dos monitores, diversos outros profissionais fazem o evento acontecer. Assista ao vídeo produzido pelas Redes Sociais da UFMG: