A temática feminina estará presente na programação científica da 69ª Reunião Anual da SBPC, em forma de conferências, mesas-redondas e um minicurso. As atividades têm em comum a discussão sobre os desafios enfrentados pela mulher em diferentes esferas.

Na quarta-feira, 19, está programada a conferência Violência contra a mulher no Brasil, às 10h30, no Auditório A 102 do Centro de Atividades Didáticas (CAD 2). Lá também serão realizadas duas mesas-redondas simultaneamente, às 15h30: Desigualdades, diversidades e diferenças: para onde vamos?, no auditório A 104, e Gênero, desigualdades, educação e justiça: desafios para políticas no Brasil contemporâneo, na sala B 512.

Mulheres e sociedade é tema de conferência na quinta-feira, 20, às 15h30, no Auditório da Reitoria. No mesmo espaço, será apresentada a conferência Mulheres na ciência: gênero e educação, na sexta-feira, 21, às 15h30. Também na sexta, a conferência Mulheres líderes em educação – o mundo na  Baixada Fluminense ocorre na sala B 404 do CAD 2.

Ministrado pela pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, o minicurso Mulheres e ciência – desafios do século 21 vai apresentar os principais aspectos que caracterizam a participação das mulheres na produção científica brasileira. As inscrições para o minicurso já estão esgotadas.

Mulher na ciência

As mulheres representam apenas 28% dos pesquisadores do mundo e são minoria na área das ciências exatas, destaca relatório lançado em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Dia Internacional da Mulher , a TV UFMG entrevistou Viviane Ribeiro Tomaz da Silva, professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Assista ao vídeo: