A obra Ars Conjectandi, lançada em 1713 pelo matemático Jacob Bernoulli, foi um marco na história das probabilidades, segundo o professor Bernardo Nunes Borges de Lima, do Departamento de Matemática do ICEX.

Foi nela, por exemplo, que Bernoulli descreveu a Lei dos Grandes Números (LGN), ou Teorema Dourado. De acordo com a LGN, a média aritmética dos resultados da realização da mesma experiência repetidas vezes tende a se aproximar do valor esperado à medida que mais tentativas se sucederem. “Se eu lançar um dado várias vezes, e esse dado cair no número 4 repetidas vezes, a frequência relativa desse resultado tende a se aproximar cada vez mais de 1/6”, afirma o professor Bernardo Lima em entrevista que foi ao no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, dia 26.

Durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho no campus Pampulha, Bernardo Lima vai abordar as consequências dos achados de Bernoulli e a chamada pré-história da probabilidade, quando, segundo ele, “os chamados jogos de azar tiveram grande importância”.

A palestra Cara ou coroa? dos jogos de azar aos desafios da probabilidade contemporânea – os 300 anos de Ars Conjectandi será ministrada no dia 18 de julho, às 10h30, no CAD 2 – Auditório A 104.

A programação da 69ª Reunião Anual da SBPC está disponível no site oficial do evento.