Semana do Conhecimento será aberta oficialmente nesta segunda

sexta-feira, 11 de outubro de 2019, às 14:37

A 28ª edição da Semana do Conhecimento UFMG, que segue até o dia 18 de outubro, apresenta os trabalhos de maior relevância acadêmica, entre os mais de 2,6 mil inscritos, desenvolvidos por estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A programação inclui atividades culturais, palestras, Feira Agroecológica, minicursos, mostra de ciências, seminários, mostra de vídeos e a cerimônia de entrega do Prêmio de Teses UFMG 2019. As cerimônias de abertura, que ocorrem simultaneamente, a partir das 9h, nos campi do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, e Pampulha, serão marcadas por palestras.

Em Montes Claros, o neurolinguista Victor Patrick Silva Teixeira fará a palestra Desafios da universidade na atualidade e seu percurso para a educação de qualidade, às 9h30, no auditório do Bloco C. A programação do ICA segue durante a semana com palestras, oficinas e minicursos.

Em Belo Horizonte, o professor Ricardo Galvão, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e membro da Academia Brasileira de Ciências faz a palestra de abertura da Semana, também às 9h30, no auditório da Reitoria. Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Galvão abordará os programas de monitoramento dos biomas brasileiros feitos pelo órgão, e um caso de exploração mineral em terras indígenas. Leia entrevista com o professor publicada na edição 2.075 do Boletim UFMG.

Melhores teses
Nesta segunda-feira, às 19h30, também no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, ocorre a cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses, em reconhecimento aos melhores trabalhos de pós-graduação defendidos no ano passado.

Foram inscritas 57 teses nas três grandes áreas de conhecimento. O grupo das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde indicou 24 trabalhos. A grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias foi representada por 11 teses, e o grupo das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, indicou 22 teses. Seus autores receberão certificados.

Durante a cerimônia serão anunciadas as três melhores teses entre as 57 vencedoras, uma de cada grande área do conhecimento, que foram avaliadas por comissão ad hoc, instituída pela Câmara de Pós-graduação.

(Cedecom/UFMG)