Busca no site da UFMG




Nº 1385 - Ano 29 - 20.02.2003


Projeto de revitalização premia alunos da Arquitetura


Proposta prevê recuperação do centro histórico de cidade paulista


ois alunos do mestrado em Arquitetura da UFMG venceram um concurso nacional de intervenção urbanística. Bruno Luiz Coutinho e André Luiz Prado elaboraram projeto de revitalização do centro histórico de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), a cidade possui um centro histórico que, há alguns anos, vem sofrendo com as construções mais recentes. "As novas edificações, erguidas de forma desordenada, destoam das mais antigas", afirma André Prado. "Não houve preocupação com a integridade física do centro histórico", acrescenta Bruno Coutinho.

As ações de revitalização, segundo o projeto, ocorrerão em dois momentos. O primeiro se dará dentro do próprio centro histórico, através de intervenções pontuais. Praças, ruas, calçadas e mobiliários urbanos serão recuperados para se enquadrarem ao contexto das construções que datam do século 16. "O asfalto, por exemplo, dará lugar aos paralelepípedos, que revestiam as ruas da cidade no passado. Já a iluminação pública, bancos e lixeiras serão substituídos para entrarem em harmonia com o conjunto histórico", explica André Prado.

O segundo momento prevê intervenções nas áreas que circundam o centro histórico de Santana de Parnaíba. Entre as medidas, está prevista a criação de zonas de proteção ambiental na cidade. "É preciso preservar a vegetação das encostas para evitar favelização e desabamentos", frisa André Prado. O município também construirá uma infra-estrutura urbana - estacionamentos e centros de apoio turístico e cívico - fora do centro histórico."Isso ajudará a preservar os monumentos que forem recuperados", garante Prado. A intervenção será muito cuidadosa, já que "o centro histórico de Santana de Parnaíba está entre os mais antigos do Brasil", lembra Bruno Coutinho.

Viabilidade econômica

André Prado e Bruno Coutinho garantem que o projeto é viável economicamente. "São intervenções possíveis de serem executadas pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, promotora do concurso", diz André Prado. Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, seção São Paulo (IAB/SP), o concurso premiou os dois arquitetos com R$ 25 mil, além de prever recursos para a contratação parcial ou integral do projeto.

A escolha do projeto elaborado pelos dois arquitetos mostra que uma nova mentalidade começa a se consolidar no país. "Não faz muito tempo, a tendência era derrubar o que estava pronto e construir por cima", diz André Prado. Hoje, um espaço antigo é revitalizado e adaptado a novos usos. Prado cita dois exemplos, ambos de Belo Horizonte: a Serraria Souza Pinto, que, depois de restaurada, abriga diversos eventos, e o Centro Cultural UFMG, recuperado pela Universidade.