Busca no site da UFMG
Nš 1500 - Ano 31
15.09.2005




Ex-alunos são homenageados pelo Sempre UFMG



ALTINO RODRIGUES NETO

Natural de Muriaé (MG), graduou-se em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária. É diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Recebeu, em 2000, a Medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Assembléia de Minas. Em 2004, foi condecorado com a Comenda Antônio Secundino de São José, no grau de Honra ao Mérito, concedida àqueles que contribuem para o desenvolvimento da agropecuária em Minas Gerais.
Indicação: Escola de Veterinária

 


CARLOS ALBERTO PEREIRA GOMES

Natural de Santo Antônio do Grama (MG), graduou-se em Farmácia. É presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Ocupou diversos cargos públicos, entre eles o de presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais e o de superintendente de Vigilância Sanitária do Estado. Desde 2003, preside a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil.
Indicação: Faculdade de Farmácia

 


CARLOS ALBERTO SILVA

Natural de Bom Jardim (MG), graduou-se em Educação Física. É técnico de futebol há quase quatro décadas e acumula dezenas de títulos regionais, nacionais e internacionais, inclusive como treinador da seleção brasileira, na década de 1980. Dirigiu clubes brasileiros, como São Paulo, Guarani de Campinas, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Santa Cruz, Esporte de Recife e Goiás, além de clubes da Espanha, Japão, Arábia Saudita e Portugal. É supervisor de futebol do Clube Atlético Mineiro.
Indicação: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 


ERLI DE OLIVEIRA FANTINI CHACHAN

Natural de Sabará (MG), graduou-se em Belas Artes.
Participou de exposições e salões de arte em Minas Gerais e em outros estados, como Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal. Em 1993, recebeu o Prêmio Unesco de Fomento às Artes Plásticas na Pinacoteca de São Paulo. Também foi premiada no IV Panorama de Artes Plásticas de Uberaba.
Indicação: Escola de Belas Artes

 




EUGÊNIO VILAÇA MENDES

Natural de Pará de Minas (MG), graduou-se em Odontologia. Fundou, na década de 1970, o Curso de Odontologia da PUC/Minas, do qual foi Diretor até 1983. Na década de 1980, participou da elaboração de importante estudo responsável por mudanças paradigmáticas na área odontológico, num processo que ficou conhecido como Saúde Bucal Coletiva. Atuou no processo de construção da Reforma Sanitária Brasileira e foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Indicação: Faculdade de Odontologia

 


FABIA RUSSANO YAZAKI

Nascida em São Paulo (SP), graduou-se em Estatística. Foi a primeira mulher a exercer a profissão no Banco Mercantil do Brasil, onde, em menos de três anos, passou de analista de crédito júnior à coordenadora de análise de crédito. Em 2003, aos 28 anos de idade, foi a única profissional da América Latina aprovada no concurso público da ONU, tendo sido contratada pela Divisão de Estatística. É responsável pela área de Country Coordination and Outreach.
Indicação: Instituto de Ciências Exatas

 


FERNANDO DE OLIVEIRA GRAÇA

Nascido em Carangola (MG), graduou-se em Arquitetura. Ao longo de 45 anos de trabalho, produziu obras que contemplam todas as tipologias e usos que constituem a arquitetura das cidades brasileiras. Entre seus projetos, destacam-se a Estação Rodoviária de Belo Horizonte, o Centro de Treinamento e a Sede Administrativa do Cruzeiro Esporte Clube, na capital mineira, e o Centro de Apoio Cultural e Turístico Sesi/Fiemg, em Ouro Preto.
Indicação: Faculdade de Arquitetura

 


GUY MARIA VILLELA PASCHOAL

Natural de Pouso Alegre (MG), graduou-se em Engenharia Mecânica e Elétrica. Diplomou-se, posteriormente, em Direito da Eletricidade, na Faculdade Mineira de Direito. Foi Consultor e Assistente de Diretoria na Eletrobras, membro do Conselho de Administração na Itaipu Binacional e secretário-geral no Ministério de Minas e Energia. É Consultor da Diretoria da Eletrobrás, membro suplente do Conselho de Administração da Cemig e titular do Conselho Fiscal da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
Indicação: Escola de Engenharia

 


GUILHERME CALDAS EMRICH

Natural de Barão de Cocais (MG), graduou-se em Engenharia Mecânica. Foi fundador e Presidente do Conselho de Administração da Biobras., empresa que, incubada na UFMG, tornou-se, sob sua direção, a quarta maior produtora de insulina no mundo. É conselheiro e diretor de várias organizações, nacionais e internacionais, além de presidente do Conselho de Administração da BIOMM S.A., o maior cluster de biotecnologia da América Latina.
Indicação: Reitora

 


JOSÉ FRANCISCO REZEK

Natural de Cristina (MG), graduou-se em Direito. Integrou o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Internacional e Relações Internacionais da Academia de Direito Internacional de Haia. Foi professor da Universidade de Brasília (UNB), do Instituto Rio Branco e, ainda, ministro das Relações Exteriores e do Supremo Tribunal Federal. É Juiz da Corte Internacional de Justiça, sediada em Haia.
Indicação: Faculdade de Direito




MARIA DATIVA DE SALLES GONÇALVES


Natural de Itajubá (MG), graduou-se em Pedagogia. Foi conselheira e presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná e coordenadora do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2001, recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns.
Indicação: Faculdade de Educação

 


MARIA ELEONORA BARROSO SANTA ROSA

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em Jornalismo. Foi diretora do Departamento de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte e diretora interina do Museu de Arte de Belo Horizonte. Responsável pelos anteprojetos da s leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura. Ocupa o cargo de Secretária da Cultura de Minas Gerais.
Indicação: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

 


MARIA LAURA COUTINHO

Natural de Carmo do Paranaíba (MG), graduou-se em Biblioteconomia. No Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, ocupou a Chefia da Seção de Documentação Parlamentar. Foi secretária da Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e chefe de gabinete da liderança do Partido da Frente Liberal (PFL). Atualmente, trabalha como artista plástica.
Indicação: Escola de Ciência da Informação




TÂNIA REGINA MOTTA PESSOA GUIMARÃES CAMILO

Natural de Ferros (MG), graduou-se em Enfermagem. Em Itabira, foi diretora adjunta da Diretoria Regional de Saúde e coordenadora adjunta do Colegiado de Diretores do Estado. Atualmente, é secretária de Saúde de Itabira. Recebeu duas medalhas de honra ao mérito, concedidas pela Câmara Municipal de Itabira.
Indicação: Escola de Enfermagem

 

 


VIRGILIO GUIMARÃES DE PAULA

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em Ciências Econômicas. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e vereador em Belo Horizonte. Cumpre o terceiro mandato na Câmara Federal, onde é o coordenador da bancada mineira e relator da Reforma Tributária.
Indicação: Reitora

 

 


WALDOMIRO FREITAS AUTRAN DOURADO

Natural de Patos (MG), graduou-se em Direito. Atuou como taquígrafo, foi redator-chefe da revista Edifício e jornalista do Estado de Minas. Trabalhou como Oficial de Gabinete e Secretário de Imprensa do Governador Juscelino Kubitschek. É autor de mais de 20 títulos, entre romances, novelas, contos e ensaios. Recebeu os prêmios Goethe de Literatura; o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro; e, em 2000, o Camões.
Indicação: Reitora

 

 


WILSON LUIZ ABRANTES


Natural de Malacacheta (MG), graduou-se em Medicina. Atua na área de cirurgia de urgência. Trabalhou no Hospital Felício Rocho e no Hospital João XXIII, onde chefiou o Serviço de Cirurgia. Foi um dos idealizadores da disciplina Urgência e Traumatologia, implantada na Faculdade de Medicina da UFMG, e contribuiu para viabilizar o convênio entre a Fhemig e a Universidade. Foi membro do Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas. Atualmente, integra a Academia Mineira de Medicina.
Indicação: Faculdade de Medicina

 


HOMENAGENS PÓSTUMAS

ADÃO VENTURA FERREIRA REIS                                                       

Natural de Santo Antônio do Itambé (MG), graduou-se em Direito. A convite da Universidade do México, deu aulas de Literatura Brasileira nos Estados Unidos. Trabalhou no Suplemento Literário do Minas Gerais e na Revista Literária da UFMG. Sua poesia retrata questões da negritude. Foi diretor da Fundação Palmares, órgão federal dedicado à formulação e implementação de políticas voltadas para a promoção social da população negra brasileira.

 

 

HÉLIO PELLEGRINO                                                                        

Natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em Medicina. Em 1952, iniciou o processo de analista-didata com Iracy Doyle. Tornou-se colaborador do semanário Flan. Juntamente com Catarina Kemper, concebeu a Clínica Social de Psicanálise, que visava a atender gratuitamente a população carente. Participou da fundação da União Democrática Nacional (UDN) e foi uma importante liderança intelectual durante a ditadura militar, que o perseguiu e o prendeu. Assinou, em 1980, o manifesto que marcou a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).