Busca no site da UFMG

Nº 1539 - Ano 32
13.07.2006

Ministro coreano

O Ministro-Conselheiro da Embaixada da Coréia, June Hyuch Cho, foi recebido, no último dia 7, pela Diretora Adjunta de Relações Internacionais da UFMG, professora Isabela Pordeus, para discutir futuras parcerias. É a primeira vez que o país se aproxima de instituições de ensino brasileiras com o objetivo de desenvolver projetos acadêmicos e científicos.

“O Brasil é muito rico em recursos minerais e queremos combiná-los ao uso da tecnologia. Escolhemos a UFMG por ser uma das melhores universidades do país”, afirmou Cho. Após a reunião, o Ministro visitou os departamentos de Geologia e de Engenharia de Minas, onde conheceu as principais áreas de lavra de minas e beneficiamento mineral.

“A Coréia se destaca mundialmente em registro de patentes e desenvolvimento tecnológico. Será importante promover o intercâmbio de professores, estudantes e pesquisadores”, disse Isabela Pordeus. Também participaram do encontro os professores Adolf Heinrich e Cláudio Scliar, do departamento de Geologia, e Roberto Galery, do departamento de Engenharia de Minas.


Câncer infantil


No dia 5 de julho, o Hospital Borges da Costa, integrante do complexo do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, sediou o lançamento regional da Campanha McDia Feliz 2006, em Belo Horizonte. Durante a solenidade, dirigentes da Universidade e do Instituto Ronald McDonald discutiram detalhes da iniciativa que, a partir deste ano, doará recursos para construção da Unidade de Internação Onco-Hematológica Pediátrica do HC. Também participou da cerimônia o líder da banda Jota Quest, Rogério Flausino, padrinho da campanha na capital mineira.

A nova Unidade de Internação será construída na ala Norte do 10º andar do HC e terá capacidade para 22 novos leitos. Além de franqueados do McDonald’s e representantes do Instituto, participaram da solenidade a diretora-geral do HC, Tânia Mara Assis Lima, o vice-diretor Antônio Luiz Pinho Ribeiro e os professores Marcos Borato Viana, Gilberto Ramos, Karla Rodrigues e Ricardo Pimenta.

Língua Portuguesa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu seleção pública de propostas para o Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os países participantes da CPLP são Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

As propostas para projetos de cooperação científica e tecnológica podem ser enviadas até 28 de agosto. Segundo o CNPq, os projetos aprovados serão financiados com recursos de até R$ 400 mil. As modalidades de fomento são: Apoio financeiro à realização de missões exploratórias, Apoio financeiro a atividades de cooperação para a execução de projetos conjuntos I e Apoio financeiro para a realização de eventos. Mais informações: www.cnpq.br.

Museus universitários

Museus Universitários – Ciência, Cultura e Promoção Social é o tema do IV Encontro do Fórum Permanente de Museus Universitários e do II Simpósio de Museologia da UFMG, eventos que serão realizados no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627), de 24 a 28 de julho. Mesas-redondas e minicursos debatem as diversas funções dos museus, como produção de conhecimento, difusão e popularização da ciência e da cultura, educação e promoção social.

A abertura do Fórum acontece às 9 horas do dia 25, no auditório da Reitoria. Na mesma data, às 10h40, ocorre a inauguração do Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva do Museu de Ciências Morfológicas do ICB.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.ufmg.br/forumdemuseus

 

UFMG e governo do Estado reforçam parceria em turismo

Em visita ao reitor Ronaldo Pena, na semana passada, a secretária de Estado de Turismo, Maria Elvira, convidou a UFMG a participar da elaboração do primeiro plano de desenvolvimento do turismo mineiro, para o período 2007/2010.

Foca Lisboa


O convite reforça parceria entre as duas instituições, que já realizam projetos conjuntos, como a recuperação do Presépio do Pipiripau, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, e a elaboração do circuito musical da Estrada Real.

A vice-reitora Heloísa Starling apresentou à secretária propostas de novas parcerias, como a criação de um campus avançado da UFMG em Tiradentes (MG), que desenvolverá iniciativas articuladas de turismo e cultura, tradição e alta tecnologia. Os recursos para o projeto viriam da oferta de cursos em áreas de museologia e cinema.

O reitor Ronaldo Pena mostrou interesse em engajar a Universidade em projeto da Secretaria que prevê articulação de iniciativas culturais, em Belo Horizonte, durante o Natal. Na reunião, também anunciou que a UFMG pretende emitir opinião sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco, e adiantou que o tema será objeto de estudo por parte de comissão organizada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). “Com base em trabalho rigorosamente técnico e científico, pretendemos apresentar, até o final de 2006, a contribuição da UFMG a este tema”, afirmou.