Busca no site da UFMG

Nº 1544 - Ano 32
21.08.2006

Olímpia é aqui

UFMG realiza sua primeira olimpíada universitária envolvendo seis modalidades esportivas

Maurício Guilherme Silva Jr.

ara a sociedade contemporânea, o sucesso provém da capacitação da mente. Nesse cenário, a saúde do corpo, muitas vezes, é relegada a segundo plano. A idéia de estimular a prática de atividades físicas e promover a confraternização da comunidade universitária levou professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional a organizar a 1ª Olimpíada da UFMG. Até 28 de setembro, estão abertas as inscrições para o evento, que acontece de 8 a 15 de outubro e vai deixar com ares de Olímpia as quadras, piscinas e campos do Centro Esportivo Universitário (CEU), onde será exibido o talento esportivo de alunos, funcionários e professores.

Foca Lisboa

O basquete é uma das modalidades que movimentarão as quadras do CEU

Um dos idealizadores da iniciativa é o reitor Ronaldo Pena, que defende o envolvimento da comunidade universitária em atividades que ultrapassem o universo acadêmico tradicional. “Projetos culturais, sociais e esportivos têm a capacidade de aproximar nossa comunidade, sobretudo, os estudantes’, argumenta Pena. Sua intenção é que os jogos se firmem no calendário anual da UFMG, inspirando até mesmo uma competição nacional. “Esta pode ser a matriz de uma olimpíada disputada por todas as Ifes”, projeta o reitor.

“O evento é a realização de um sonho, partilhado por mim e pelo professor Jurandy Gama. Há muito, percebemos certo desinteresse, no Brasil, pela prática esportiva. Nosso objetivo é unir a comunidade universitária pela atividade física”, explica o professor Alexandre Paolucci, da organização dos jogos, que pretende fortalecer a idéia de que não é preciso ser atleta de alto nível para dedicar-se ao esporte.

A disputa entre as unidades acadêmicas reunirá homens e mulheres em seis modalidades coletivas e quatro individuais. Os atletas da UFMG poderão exercitar seu talento no voleibol, futsal, handebol, basquetebol, peteca e futebol de campo. Já os “atletas-solo” aparecerão no tênis de campo, natação, atletismo, salto em distância e xadrez. No dia 28 de setembro, às 18 horas, acontece, no CEU, o Congresso Técnico Geral, em que serão apresentadas as regras das disputas, que incluem “ajustes de critérios, como a diminuição dos tempos de determinadas competições, para não sobrecarregar os atletas”, explica Paolucci.

Desde que as inscrições foram abertas, no dia 1º de agosto, a comunidade universitária tem-se mobilizado. Diversas unidades procuraram a organização dos jogos com o objetivo de realizar, nas quadras do Centro Esportivo, seletivas para definição de suas equipes olímpicas.

Organização
Financiado pela Reitoria, o evento custará cerca de R$ 80 mil. Além das unidades acadêmicas, foram convidados a participar, com seus atletas, o Cedecom, a Fundep e a Assufemg.

Durante a Olimpíada, além dos organizadores, todos da UFMG, trabalharão no CEU profissionais de empresas especializadas em arbitragem e representantes de federações esportivas. Também serão oferecidas 30 bolsas para estudantes de educação física que ajudarão na coordenação do evento. Outras 10 estão reservadas a alunos de Fisioterapia.

Funcionários, professores e alunos interessados em se inscrever nas Olimpíadas devem procurar o Laboratório de Atividade Física e Saúde, com sede no CEU, munidos de atestado médico que os libere para a prática esportiva. No caso dos times, a organização do evento receberá a relação com os nomes dos atletas. Mais informações pelos telefones (31) 3499-2386 e 3499-2372.

Cidade da antiga Grécia, Olímpia é famosa por ter sediado os Jogos Olímpicos da antigüidade. Os vestígios mais remotos da realização dos Jogos em Olímpia datam do ano 776 a.C. A partir daí foram repetidos a cada quatro anos até serem abolidos, no século 4, pelo imperador Theodosius.

Futebol no Mineirão

Para permitir que as equipes joguem mais vezes, não sendo eliminadas precocemente, o torneio de futebol das Olimpíadas começa mais cedo, no dia 9 de setembro. Até o momento, a organização recebeu inscrições de 15 equipes. O limite é de 21 times.

No dia 30 de agosto, será realizado, às 18 horas, o Congresso Técnico de Futebol de Campo, que vai esclarecer aspectos da disputa: chaves, regulamentos e critérios de desempate.

Se depender do empenho do reitor Ronaldo Pena, a final ocorrerá no principal palco do futebol mineiro, em outubro: “Ela será disputada em uma preliminar no Mineirão”.