Busca no site da UFMG

Nº 1567 - Ano 33
5.3.2007

MEC muda sistemática de credenciamento de docentes

O Ministério da Educação alterou a sistemática de alimentação do Cadastramento Nacional de Professores. Desde 1o de março, os professores devem acessar o portal do Sinaes (www.inep.gov.br/superior/sinaes) para atualizar e validar informações, como endereço residencial, e-mail, tempo de docência e disponibilização do curriculum vitae no portal Sinaes, entre outras. Antes, a coleta e o envio dos dados à base do sistema eram feitos pela Universidade.

“O recadastramento é extremamente importante para a Universidade, uma vez que é pré-requisito para abertura de processos de credenciamento e recredenciamento das instituições, além de subsidiar a autorização e renovação de reconhecimento de cursos e habilitações”, explica a professora Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, diretora de Avaliação Institucional.

O prazo para o recadastramento de professores vai até 30 de abril.

Aperfeiçoamento em Bioinformática

Estão abertas até 14 de março, as inscrições para o I Curso de Aperfeiçoamento em Bioinformática, oferecido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. O objetivo é fornecer ao aluno conhecimentos básicos que permitam sua inclusão no mercado de bioinformática.

As aulas serão ministradas no ICB, aos sábados, e se inciam em 17 de março, com previsão de término em 15 de dezembro. As atividades ocorrerão no Departamento de Bioquímica e Imunologia, bloco F, 2o andar, sala 254 e no Laboratório de Informática. O curso se destina a profissionais graduados das áreas de biologia, medicina, farmácia, biomedicina, bioquímica, biotecnologia, ciência da computação, sistemas de informação, química, matemática e estatística.

As inscrições devem ser feitas no site da Fundep (www.fundep.ufmg.br) ou em seus postos, localizados no Conservatório UFMG, à avenida Afonso Pena 1.534, e na Praça de Serviços, no campus Pampulha, à avenida Antônio Carlos 6.627. Mais informações no endereço www.icb.ufmg.br/cabi.

Espaço Universia

As duas salas do Espaço Universia na UFMG dedicadas à disseminação do conhecimento por meio de novas tecnologias da informação foram transferidas do quarto andar da Biblioteca Central para o prédio da Escola de Veterinária, no campus Pampulha, e para a Biblioteca Baeta Vianna, no campus Saúde.

Uma solenidade nesta terça-feira, dia 6, no campus Saúde, marca a transferência das duas salas, com presença de Alina Correa, diretora geral do Universia Brasil, do reitor Ronaldo Tadeu Pena e da vice-reitora Heloisa Starling.

O Espaço Universia na UFMG foi aberto em 2004, como parte do Centro de Acesso à Informação Digital (Caid), mantido pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Em julho passado, a sala foi dividida em duas, cada uma com 16 estações de trabalho. Nas novas instalações, alunos, professores e funcionários da UFMG terão acesso a computadores, impressora, scanner, servidor e Internet, tudo por meio de software livre. Em parceria com universidades, a Rede Universia oferece mais de 80 salas do gênero, distribuídas em países da América Latina e Europa.

Casa própria

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos está inscrevendo servidores interessados em adquirir imóvel residencial. Os candidatos devem preencher formulário até 16 de março, no endereço www.ufmg.br/prorh/formpar2.shtml. Podem participar professores e técnicos e administrativos– ativos e inativos –, além de funcionários terceirizados da Universidade.

O objetivo da iniciativa é permitir a aquisição da casa própria na modalidade Imóvel Residencial na Planta, linha de crédito vinculada ao Programa de Carta de Crédito Associativo. O financiamento é feito diretamente a pessoas físicas, com renda bruta familiar de até R$ 4,9 mil, e que não possuam residência própria no local onde residam.

O valor do financiamento será definido segundo a capacidade de pagamento apurada na análise de risco do tomador de crédito, a partir de critérios da Caixa Econômica Federal. O teto é de R$ 80 mil. Mais informações pelo telefone (31)3499-4771.

Fundo de bolsas

Os recibos referentes ao pagamento da contribuição ao fundo de bolsas – segundo semestre de 2006 e primeiro semestre de 2007 – estão disponíveis no portal da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Para ter acesso a eles, os estudantes da UFMG devem entrar na página www.fump.ufmg.br/portalfump/recibo_contribuicao/index.php, digitar o número da matrícula e processar a impressão do recibo.
A contribuição ao fundo de bolsas é a principal fonte de recursos dos programas da Fump voltados para a assistência a estudantes carentes.

Cursos livres


A Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE) da UFMG recebe, no período de 6 a 26 de março, inscrições para sete modalidades de cursos livres destinados aos alunos da Universidade. As atividades não exigem pré-requisito e são gratuitas. O objetivo é enriquecer a formação curricular dos participantes. Após sua conclusão, o estudante pode requerer créditos em seu colegiado de curso.

As inscrições devem ser feitas na página www.ufmg.br/dae/cursos-livres/inscricoes. Tão logo realize o procedimento, o aluno receberá um programa que o orientará quanto a conteúdos, procedimentos, horários e locais das aulas. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4567. Confira os cursos que serão oferecidos no primeiro semestre: