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Nº 1567 - Ano 33
5.3.2007

Éber Faioli
Maria do Carmo Vila
Maria do Carmo Vila: infra-estrutura básica

UFMG treina professores e técnicos para trabalhar com educação à distância

Idéia é oferecer, ainda em 2007, oito cursos em 11 pólos regionais em Minas Gerais


Ana Rita Araújo

U

m encontro presencial de dois dias no campus Pampulha, em meados de março, abre o segundo módulo do Curso de capacitação em educação a distância para o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Região Sudeste I – que prepara 60 professores e técnicos da UFMG para trabalhar com Educação a Distância (EAD). Gerenciado pela UFMG por meio da plataforma Moodle, o treinamento é oferecido a 240 participantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe, por meio de consórcio de nove instituições de ensino superior.

Instituições que participam do consórcio:

UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de São João del Rey, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Unirio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Cefet-RJ e Universidade Federal de Sergipe (UFSE).


Nos três módulos, que tiveram início em 27 de janeiro e terminam em 26 de maio, os participantes recebem informações sobre ambientes virtuais, mídias, fundamentos da EAD, produção de material didático impresso e desenvolvimento de cursos a distância com foco no aluno. “A iniciativa é importante para nos ajudar a usar uma nova plataforma e a elaborar material didático diferenciado”, avalia Ari Corrêa Júnior, professor do departamento de Microbiologia do ICB, um dos participantes do curso de capacitação. O terceiro módulo está sendo elaborado na UFMG pela professora Maria Tereza Amaral, da Faculdade de Educação.

A capacitação fortalece a proposta da UFMG de ofertar, ainda em 2007, oito cursos a distância, sendo quatro de graduação e quatro de especialização, em onze pólos regionais. “Alguns deles estão em processo de aprovação nas instâncias competentes”, informa a coordenadora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), professora Maria do Carmo Vila. Segundo ela, a iniciativa é patrocinada por dois projetos do Ministério da Educação (MEC) – Programa Pró-Licenciatura e Universidade Aberta do Brasil (UAB) – e conta com apoio da Secretaria da Educação de Minas Gerais, de prefeituras e lideranças locais.

Na última semana de janeiro, professores da UFMG que participam do projeto EAD visitaram nove pólos do Estado para avaliar as condições locais de oferta de cursos. O diagnóstico foi fornecido ao Sistema on-line de avaliação in loco da UAB, para que o MEC defina quando devem começar as atividades em cada um dos pólos. “É necessário uma infra-estrutura básica, com salas de aula, de tutoria, de atendimento aos alunos, laboratório de informática, entre outros itens”, explica Maria do Carmo Vila.

Pólos
O pagamento dos tutores presenciais nos pólos ficará a cargo do MEC apenas em 2007. “A partir do próximo ano, ele passa a ser de responsabilidade do município ou do estado parceiro, que precisam criar as condições legais para isso”, diz a professora. Segundo ele, o município de Conselheiro Lafaiete já resolveu a questão, com a aprovação, pela Câmara Municipal, de legislação específica.

Dentro do Programa Universidade Aberta, a UFMG deve atuar em nove pólos: Conselheiro Lafaiete, Araçuaí, Buritis, Campos Gerais, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Serão oferecidos quatro cursos de graduação – Normal Superior, licenciatura em Ciências Biológicas e em Química e bacharelado em Geografia – e quatro de pós-graduação lato sensu (especialização): Artes Visuais, Saúde da Família, Ensino de Ciências por Investigação e Formação Pedagógica de Educação Profissional na Área de Saúde.

Já pelo Pró-Licenciatura, a UFMG deve contemplar os pólos de Araçuaí, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros e Frutal, com a oferta dos cursos de Química e Ciências Biológicas. A expectativa é abrir 1.650 vagas pela UAB e 500 pelo Pró-Licenciatura.

Universidade Aberta envolve três níveis de governo

Criado no âmbito do Ministério da Educação em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (www.uab.mec.gov.br) tem por objetivo articular e integrar um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental, visando a sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil.

O Sistema envolve os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), universidades públicas e organizações interessadas.