Busca no site da UFMG

Nº 1571 - Ano 33
2.4.2007

acontece

Inova

Estão abertas, até 20 de abril, inscrições ao processo seletivo para incubação e pré-incubação de empresas e projetos na Inova-UFMG Incubadora de Empresas. Podem participar pesquisadores, professores, alunos, empreendedores e profissionais de diversas áreas, da UFMG e da comunidade externa.

Para concorrer a uma vaga é necessário possuir projeto ou empresa de base tecnológica. Ao final dos quatro meses de seleção – que inclui aprovação do pré-projeto, entrevista e apresentação a uma banca examinadora – serão escolhidos os projetos com maior potencial de sucesso e equipe melhor capacitada. São oferecidas sete vagas para incubação e até seis vagas para pré-incubação.

A Inova oferece aos selecionados estrutura de apoio que auxiliará os projetos na fase mais inicial e frágil, até que se tornem empresas preparadas para enfrentar o mercado. Este tipo de apoio é capaz de aumentar para 70% a taxa de sobrevivência das pequenas empresas. Das 339 incubadoras em funcionamento no Brasil, 40% são de base tecnológica (dados de 2005) e, como a Inova-UFMG, estão ligadas a universidades e centros de pesquisa.

O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no portal www.inova.ufmg.br. Mais informações: (31) 3499-5689.

Iniciação Científica Júnior

Até 13 de abril, estão abertas as inscrições para pesquisadores vinculados à UFMG interessados em se candidatarem ao cargo de orientadores do Programa de Iniciação Científica Júnior, iniciativa do Programa de Vocação Científica da UFMG (Provoc) realizada em parceria com o Colégio Técnico (Coltec), Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) e escolas estaduais.

Pelo programa, cem estudantes serão contemplados com bolsa-auxílio de R$100 mensais, condicionadas ao envio mensal, pelo pesquisador, do relatório de freqüência do estudante. A iniciativa estimula pesquisadores da UFMG a incorporarem estudantes do ensino médio e profissional ao universo da pesquisa, estimulando-os a desenvolverem uma mentalidade científica.

O edital completo encontra-se na página www.ufmg.br/prpq. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4951.

Ceale debate

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE), definiu a programação, para o 1º semestre de 2007, do ciclo de conferências Ceale Debate. A série será inaugurada no dia 17 de abril, às 19h30, pela professora Carla Coscarelli, da Faculdade de Letras (Fale), que vai abordar A produção de gêneros textuais na escola.

No dia 23 de maio, Elidéa Bernardino, da PUC-MG, falará sobre alfabetização de surdos. A programação do primeiro semestre encerra-se no dia 14 de junho com Delaine Cafiero, da Fale, que tratará das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas por crianças de até três anos de escolaridade. Mais informações sobre a programação na página www.fae.ufmg.br/ceale.

Quarta Doze e Trinta

O grupo Nós Cegos, formado por alunos do Instituto São Rafael, é a atração do Quarta Doze e Trinta do dia 4 de abril. No auditório da Reitoria, o grupo apresenta o espetáculo Auto do boi sem estrela, que conta a história da amizade entre um menino cego e um boi. A direção é de Kelly Crifer, com texto de Fernando Limoeiro e argumento de Marcus Ferreira.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural e Coordenadoria de Assuntos Comunitários, com o patrocínio da Nossacoop. A entrada é franca.

Campus Pampulha ganha unidade do Samu

O reitor Ronaldo Pena e o secretário de saúde de Belo Horizonte, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, inauguraram, no último dia 26, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no campus Pampulha. A base do Samu, segunda na Regional Pampulha, funciona na Unidade Administrativa II, ao lado do Serviço de Atendimento à Saúde do Trabalhador (Sast).

Durante a solenidade, Helvécio Magalhães destacou a importância da instalação da Unidade dentro do campus. “Esta comunidade universitária é maior do que a população de muitos municípios mineiros”, justificou. Para o reitor Ronaldo Pena, a instalação do Samu “resolve, com qualidade, o problema do atendimento de urgência no campus”.

Pelo termo de compromisso firmado entre as duas instituições, a UFMG oferece instalações para atendimento 24 horas. Em troca, a comunidade universitária poderá recorrer ao serviço. A professora Ana Lúcia Starling, assessora especial para a área de Saúde, conta que a instalação da unidade do Samu é resultado de gestões feitas pela direção da UFMG à Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo ela, a parceria também interessava à Prefeitura, que planejava incrementar o atendimento de urgência na região da Pampulha e precisava de um lugar com segurança para abrigar a unidade. “Outra vantagem está no fato de o campus ser uma área de fácil acesso com saídas para vias de tráfego rápido”, acrescenta.

A exemplo de outras unidades do serviço em Belo Horizonte, o Samu do campus Pampulha pode ser acionado pelo telefone 192.

Ambulância - campus Pampulha

Foca Lisboa