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Nº 1571 - Ano 33
2.4.2007

 

Diretoria de Avaliação Institucional oferece suporte a professores para cadastramento docente

Foca Lisboa
Maria do Carmo
Maria do Carmo: esforços para acelerar processo de cadastramento docente

 

D

os cerca de três mil docentes da UFMG, aproximadamente 400 já atualizaram suas informações acadêmicas e pessoais, relativas ao ano de 2006, no Portal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Exigência do MEC, consolidada pela portaria 327/2005 e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Cadastro Nacional de Professores, cujo prazo se encerra dia 20 de abril para professores e 30 de abril para universidades, é pré-requisito para abertura de processos de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior. Subsidia, também, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos e habilitações.

Antes mesmo de implementada a alteração na sistemática de alimentação do Cadastro, a Diretoria de Avaliação Institucional tem buscado facilitar a vida do corpo docente da UFMG, sempre às voltas com a tarefa de alimentar os diversos sistemas de informações existentes.

Já para o cadastro do primeiro semestre de 2005, a Diretoria buscou mediar o processo de fornecimento de informações utilizando diversos bancos de dados – do sistema INA ao Departamento de Pessoal (DP) da UFMG. “Com isso, resolvemos parte do problema”, afirma a diretora de Avaliação Institucional, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, ao lembrar que, naquele período, os campos de preenchimento destinados à verificação de questões acadêmicas – como titulação máxima e nomes das instituições onde os professores realizaram seus cursos de graduação e pós-graduação – não eram obrigatórios.

Como preparação para o cadastro segundo semestre de 2005, a Diretoria produziu formulário eletrônico para que os professores pudessem registrar suas informações. “Enviamos o formulário aos chefes de departamento, para que fosse repassado ao corpo docente”, diz.

O cadastro do segundo semestre de 2005 passou a demandar a prestação de informações de ordem censitária, como identificação de necessidades especiais, declaração racial e tempo de exercício de docência. A Diretoria de Avaliação Institucional precisou, então, enviar outro formulário com tais informações para os departamentos, com a solicitação de que os dados fossem colhidos diretamente junto aos professores.

Adesão

Em novembro do ano passado, os pesquisadores institucionais de Minas Gerais, entre eles a professora Maria do Carmo, participaram, em Belo Horizonte, de treinamento do Inep para o novo sistema de cadastramento do Ministério. Na ocasião, os especialistas foram informados que os docentes seriam chamados a participar do processo de preenchimento do cadastro no Portal Sinaes.

Como forma de estimular a adesão dos professores ao cadastramento, a Diretoria de Avaliação Institucional realizou, em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG, ampla campanha de divulgação. No final de fevereiro, os professores receberam ofícios com informações sobre o processo. O assunto também rendeu reportagens no BOLETIM e na Rádio UFMG Educativa. “Também distribuímos, para as unidades da Universidade, os cartazes enviados mais tarde pelo Inep”, afirma a professora.

No final de fevereiro, o reitor Ronaldo Pena e a professora Maria do Carmo reuniram-se com os diretores de unidades para apresentar a nova sistemática do cadastro de docentes. No dia 12 de março, o preenchimento do cadastro foi tema de reunião que envolveu os chefes de departamento. “Na ocasião, foi projetado um powerpoint com o passo-a-passo para o preenchimento do cadastro”, lembra Maria do Carmo. No dia seguinte, o arquivo utilizado na apresentação foi cedido aos departamentos.

A Diretoria de Avaliação Institucional também montou uma Central de Atendimento para auxiliar os professores, acessada pelo telefone (31) 3499-5516 e pelo endereço eletrônico info@dai.ufmg.br. Por meio dela, os professores podem esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do cadastro. “Pretendemos, assim, atender a todos os professores”, diz a professora.

O acesso ao Portal do MEC tem sido marcado por dificuldades, apesar dos esforços da Reitoria e da Diretoria de Avaliação Institucional para contorná-las. “A nossa expectativa é de que a situação se normalize em breve, de modo a permitir que todos os professores se cadastrem dentro do prazo. Temos mantido contato permanente com o Inep, buscando intervir para que o processo se realize sem atropelos”, garante a professora Maria do Carmo de Lacerda Peixoto.