Busca no site da UFMG

Nº 1589 - Ano 33
05.11.2007

Aconte

UFMG Educativa vence prêmio de jornalismo

A reportagem Do SUS que temos ao SUS que queremos, da Rádio UFMG Educativa, venceu o V Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde. Produzida por Gustavo Cunha, com orientação de Tacyana Arce e trabalhos técnicos de Gilberto Corrêa, a reportagem foi veiculada em cinco partes, em agosto deste ano, apresentando um panorama do Sistema Único de Saúde, com seus problemas e áreas de excelência.

A reportagem venceu na categoria Rádio, concorrendo com mais de uma centena de matérias inscritas, incluindo as das rádios CBN e Band News.
Outra reportagem da emissora também figurou entre as finalistas. Trata-se da série 25 anos de HIV, produzida por Soraya Fideles, que mostrou o estágio do combate à Aids no Brasil, duas décadas e meia após os registros dos primeiros casos. Ela foi apresentada em quatro partes, em dezembro de 2006. Ambas podem ser ouvidas na página eletrônica da rádio:www.ufmg.br/online/radio.

O Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde tem como objetivo valorizar o jornalista que se destaca na cobertura do setor e conscientizar o público sobre os desafios e a busca de soluções na área de saúde. A promoção é do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Educação em Saúde do Senac Rio e do Sindicato de Jornalistas local.

Homenagem da Assembléia

802

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais promoveu, no último dia 29, sessão solene em homenagem aos 80 anos da UFMG. A cerimônia, realizada no plenário da Casa, foi proposta pelos deputados estaduais André Quintão (PT) e Carlin Moura (PCdoB), ex-alunos da Universidade. A UFMG foi representada pelo reitor Ronaldo Pena, que defendeu o ensino superior público. “Não seremos um grande país enquanto permanecermos distraídos dos nossos deveres para com a Educação”, disse.
Em seu pronunciamento, André Quintão afirmou que a UFMG é “mais que produtora e difusora de saberes, é um instrumento de desenvolvimento do país”. Carlin Moura lembrou o papel do primeiro reitor da Universidade, Francisco Pimentel, e disse que ele foi um dos responsáveis pelo fato de a UFMG ser uma “instituição livre, autônoma e fundamentalmente democrática”. A mesa da solenidade foi presidida pela deputada estadual Elisa Costa (PT).

Competição internacional

Os alunos do Grupo de Estudos em Direito Ambiental Internacional (Gedai) da Faculdade de Direito da UFMG disputarão, de 8 a 10 de novembro, nos Estados Unidos, a fase final da 12ª Environmental Moot Court Competition, competição que simula a atmosfera e os procedimentos de um julgamento na Corte Internacional de Justiça. O torneio é promovido pela Universidade de Stetson, na Flórida. A equipe da UFMG é a única do Brasil classificada para a final.

Na fase latino-americana, disputada em setembro, em Belo Horizonte, o Gedai ficou em segundo lugar entre 16 participantes. O grupo da Faculdade de Direito é formado por Ana Luisa Calixto, Bruno Augustin, Camila Nicolai Gomes, Éricka D’Ávila, Monique Salermo e Pedro Brandão.

Ilustração científica

A Biblioteca Universitária abriga, até a próxima segunda-feira, 12 de novembro, exposição com trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de extensão de ilustração zoológica e ilustração botânica. A mostra pode ser visitada de 7h30 às 21 horas.

Ao todo, foram selecionados 15 alunos, que expõem ilustrações zoológicas em lápis de cor e, pela primeira vez, de elementos da paisagem, resultantes das aulas ao ar livre ocorridas nas imediações da Reitoria e do Museu de História Natural e Jardim Botânico. A exposição é fruto de parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o ICB. A curadoria é de Rosa Alves.

Ciência de alimentos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia recebe, até 23 de novembro, inscrições para o curso de mestrado, com admissão no primeiro semestre de 2008. São ofertadas 16 vagas nas seguintes linhas de pesquisa: Qualidade de Alimento; Química e Bioquímica de Alimentos; Nutrição, Alimentação e Saúde. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Programa, que fica na sala 2068, bloco 3 da Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha. Mais informações pelo telefone 3409-6989.

Impressora em braille

A Biblioteca da Fafich recebeu, no dia 26, uma impressora para converter textos comuns para o sistema Braille e uma lupa eletrônica de ampliação para pessoas com visão subnormal. O equipamento agora integra o acervo do Centro de Atendimento aos Deficientes Visuais (CADV), que oferece suporte técnico aos alunos da UFMG com deficiência visual.
Além da impressora e da lupa, foi instalado um programa de computador que permite “ouvir” os textos da tela. O software livre foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e dispensa o uso de manual de instrução.

“Graças ao CADV obtive independência para estudar e acesso a material didático especializado. Esta impressora representa mais uma conquista”, relata Liliane Camargos, estudante de mestrado em Psicologia e portadora de visão subnormal.
Os equipamentos foram adquiridos, via pregão eletrônico, pelo Centro de Computação (Cecom). Os recursos para a compra vieram do edital Incluir 2006, do Ministério da Educação.