Busca no site da UFMG

Nº 1606 - Ano 34
22.04.2008

Portas abertas para o futuro

Mostra das Profissões será reforçada com a exposição de 15 cursos criados pelo Reuni

Luiz Dumont Jr

A UFMG realiza, nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Mostra das Profissões 2008. Em sua quinta edição, milhares de estudantes de ensino médio visitarão o campus Pampulha, ansiosos e curiosos por receber informações sobre os cursos oferecidos pela Universidade. Para conhecer a estrutura da UFMG, os visitantes poderão participar de minipalestras, visitar salas interativas, fazer um campus tour e assistir à palestra especial Profissões do Futuro.

mostra

Todos as atividades ocorrerão nos prédios da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Escola Ciência da Informação (ECI) e Faculdade de Letras. Além dos 49 cursos oferecidos pela UFMG, os estudantes poderão conhecer outros 15 novos cursos que serão oferecidos pela Universidade a partir de 2009. Segundo a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Carmela Polito Braga, a Mostra terá o mesmo conceito dos anos anteriores, com o objetivo de abrir a Universidade aos estudantes que estão concluindo o ensino médio e encontram-se no período de escolha do curso para o vestibular. “Eles poderão participar da programação e ter um conhecimento melhor do curso e dos modelos de pesquisa, além de ter a oportunidade de conversar com estudantes de graduação e trocar idéias”, comenta a pró-reitora. 

As minipalestras abrirão espaço para professores e coordenadores dos cursos apresentarem, durante cerca de 30 minutos, as características do curso e suas perspectivas profissionais. Nas salas interativas, os visitantes poderão manter contato mais direto e prolongado com os professores e alunos da UFMG, com atividades interativas e demonstrações sobre as possibilidades dos cursos. Para apresentar o campus Pampulha aos visitantes, o campus tour levará os interessados em um passeio guiado de ônibus com trajeto de aproximadamente 10 quilômetros e duração de cerca de 50 minutos. Haverá saídas regulares da Praça de Serviços.

Em 7 de maio, a Mostra das Profissões também será realizada no Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), em Montes Claros, com foco nos cursos de Agronomia e Zootecnia – já oferecidos na região – e outros cinco cursos – Administração em Agronegócio, Ciência de Alimentos e engenharias Agrícola, Ambiental e Florestal, que têm início de funcionamento previsto para 2009. 

Expansão

A principal novidade da Mostra das Profissões deste ano é a exposição dos 15 novos cursos que serão oferecidos pela UFMG, a partir de 2009. Sua criação é resultado do processo de adesão da Universidade ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). De acordo com Carmela Polito, como os cursos ainda estão sendo estruturados, banners com informações básicas, área de atuação e principais características serão expostos em duas salas.

Embora novos, alguns cursos já nascem com uma trajetória ligada a outro curso. “Engenharia Aeroespacial, por exemplo, tem conexão com a Engenharia Mecânica por causa da ênfase aeronáutica, que possui uma estrutura de laboratórios. Também contamos com alunos de cursos afins aos que estão sendo criados para oferecer suporte na exposição aos estudantes do ensino médio”, explica a pró-reitora. Nos casos em que isto não for possível, acrescenta Carmela, a idéia é recorrer às comissões de criação dos cursos, que indicarão representantes para participar das exposições nas salas interativas.

Outros 16 cursos, já existentes, também serão ampliados. Nesses casos, o aumento vai se dar no número de vagas. Ao todo, a UFMG oferecerá mais 1.221 vagas.

A expansão do ensino superior público no país será analisada pelo professor Carlos Antônio Leite Brandão, diretor-presidente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), na palestra Profissões do Futuro, complementada por vídeo produzido a partir de entrevistas realizadas com pesquisadores da UFMG. De acordo com Carmela Polito, a palestra pretende estimular uma reflexão sobre as oportunidades e necessidades que deverão surgir, impulsionando a evolução das profissões. “Estamos propondo cursos novos, criando profissões novas. Enquanto o mundo muda, demandas sociais surgem e, com elas, a necessidade de formação de competências antes inexistentes”, justifica.

Ela cita como exemplo o curso de Aqüacultura, na Escola de Veterinária, responsável pelo surgimento de um novo ramo, capaz de impulsionar a criação de peixes para alimentação. Trata-se, segundo Carmela, de uma nova área que certamente contribuirá para propor soluções para questões relacionadas à segurança alimentar. “Outras técnicas de produção de alimentos precisam ser criadas”, argumenta.

Os 15 novos cursos para 2009

Administração de Agronegócio
Análise de Sistema e
Serviços de Saúde
Aqüacultura
Arquivologia
Ciência de Alimentos
Ciências do Estado
Design
Design de Moda
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia Florestal
Gestão Pública
Licenciatura do Campo
Licenciatura Intercultural Indígena