Busca no site da UFMG

Nº 1621 - Ano 34
14.08.2008

acontece

Manual de cirurgia

O livro Blackbook Cirurgia, que tem como autores os professores Andy Petroianu, Marcello Eller Miranda e Reynaldo Gomes de Oliveira, da Faculdade de Medicina da UFMG, foi lançado em julho e já vendeu mais de três mil exemplares. Trata-se de um manual de consulta rápida para cirurgiões, residentes, médicos e estudantes. Segundo os autores, a publicação é inédita, sobretudo porque contém ilustração pormenorizada dos procedimentos, descritos na forma de passo-a-passo e incluindo orientações de médicos renomados.

O manual é dividido em duas partes. A primeira, sobre drogas e medicamentos, traz 74 grupos de medicamentos e 5.114 apresentações, contendo formas de uso e alertas sobre efeitos colaterais, entre outros aspectos. A segunda aborda a terapêutica cirúrgica, avaliação e tratamento clínico do paciente, materiais médico-hospitalares, além de outros pontos.

O livro pode ser adquirido por meio do site www.blackbook.com.br. Blackbook é o nome que se dava, nas primeiras décadas do século 20, às cadernetas nas quais os médicos faziam suas anotações.

História 50 anos

Os 50 anos de fundação do curso de História da UFMG estão sendo comemorados com uma exposição de documentos, fotos, áudios e banners no auditório da Reitoria. Aberta ao público até esta sexta-feira, dia 22, a mostra, parte das atividades do Projeto 50 anos de História, resgata registros e depoimentos que demonstram a contribuição oferecida pelo curso à sociedade e ao debate das questões nacionais.

As comemorações tiveram início ainda em 2007, com a realização do seminário A universidade e os cursos de história: o pensamento brasileiro no século 20, que propôs reflexão sobre a criação dos cursos da área a partir da segunda metade do século passado. Seguindo diretrizes do governo federal, a UFMG e outras universidades desdobraram seus cursos de História e Geografia no final dos anos 1950. O curso da UFMG foi criado em 1957 e começou a funcionar de forma independente a partir do primeiro semestre do ano seguinte. Outras informações sobre o Projeto 50 anos de História na página www.fafich.ufmg.br/historia50anos.

UFMG quer sediar centro de estudos europeus

O reitor Ronaldo Pena, recebeu, no dia 8, o presidente da Associação Européia para o Desenvolvimento das Relações entre Europa e Brasil (EuBrasil), Luigi Gambardella. O encontro teve como principais objetivos apresentar a Universidade e reforçar o desejo da UFMG de sediar o Instituto de Estudos Europeus, órgão da entidade européia que será criado no Brasil para estreitar laços com uma instituição de pesquisa e ensino brasileira.

O edital para seleção da sede do Instituto deverá ser publicado no início de 2009. Criada em 2005 pelo Parlamento Europeu, a EuBrasil atua com o objetivo de reunir empresários, integrantes do governo e acadêmicos brasileiros e europeus para estreitar as relações e gerar oportunidades de cooperação entre o país e o velho continente.

Durante a reunião, Luigi Gambardella sugeriu à UFMG algumas medidas prévias à publicação do edital, como a visita de membros da Universidade à sede da EuBrasil, em Bruxelas, na Bélgica. Segundo o reitor Ronaldo Pena, a intenção inicial da Universidade é instalar um centro de estudos europeus, desenvolvendo a primeira versão do projeto a ser apresentado no futuro. “Uma segunda medida seria uma ação mais objetiva: fazer um convênio com o Colégio da Europa, que fica em Bruxelas, e abrir um edital para que doutorandos da UFMG possam fazer lá um doutorado-sanduíche”, explicou.

Democracia e moralidade

Especialistas brasileiros, americanos e europeus de áreas como Psicologia, Direito, Ciências Sociais, Ciência Política e Filosofia estarão reunidos, de 24 a 26 de agosto, na Faculdade de Direito da UFMG, para o seminário Novas visões sobre democracia e moralidade no contexto global: um diálogo acadêmico e político sobre justiça, soberania e intervencionismo ecológico.

O evento contará com a participação de Michael Lamport Commons, da Harvard Medical School (EUA), Marcel Niquet, da Johann Wolfgang Goethe Universität (Alemanha), Miroslav Milovic, da UnB, Antonio Cota Marçal, da PUC Minas, Vladmir Safatle e Yves de la Taille, da USP, e Leonardo Alves, da Fafich/UFMG, entre outros especialistas.
Outras informações na página do seminário: www.direito.ufmg.br/novasvisoes.

Sorteio de ingressos

Alunos, servidores técnicos e administrativos e professores da UFMG podem concorrer a cinco pares de ingressos para qualquer sessão em cartaz, em agosto, no Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes. Os ingressos são oferecidos mensalmente pela Fundação Clóvis Salgado, como parte de convênio firmado com a Universidade.
Os interessados devem enviar e-mail para a Comunicação Interna da UFMG (comunicacaointerna@cedecom.ufmg.br), informando o telefone de contato, até a meia-noite desta segunda-feira, dia 18. O sorteio vai ser realizado às 10h da próxima quarta, dia 20. Mais informações pelo telefone 3409-4510.

A oferta de ingressos tem o objetivo de divulgar a programação da Fundação e promover a cultura na comunidade universitária. Mensalmente, são sorteados convites de espetáculos da Fundação, que abriga a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia. de Dança do Palácio das Artes, o Projeto Música Independente, o Cine Humberto Mauro, entre outros projetos.