Busca no site da UFMG

Nº 1621 - Ano 34
14.08.2008


O motor da superação

CDC promove evento para mostrar a contribuição da ciência para a evolução do esporte

Luiz Dumont Jr.

A cada quatro anos, o mundo acompanha atletas de altíssimo nível disputando medalhas e quebrando recordes durante as Olimpíadas. O que pouca gente vê é a ciência que existe por trás dessa evolução do esporte e, que a cada olimpíada, faz surgir competidores ainda mais capazes de ultrapassar os limites do corpo humano.

Para apresentar um pouco dessa ciência, o Centro de Difusão da Ciência (CDC), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza no próximo sábado, dia 23 de agosto, a partir de 9h, no Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte, o projeto Ciência no Esporte, que levará aos visitantes mostras sobre futebol, oficinas, atividades interativas e apresentações esportivas.

Realizado em parceria com a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o evento pretende discutir cientificamente a evolução da preparação dos atletas e dos equipamentos utilizados para a prática esportiva, além de abordar temas capazes de alterar o estilo de vida das pessoas que não praticam nenhuma atividade física.

Paulo Cerqueira
ciencia
Avaliação computadorizada do rendimento físico é um dos temas da programação

Segundo a professora Tânia Costa, diretora do CDC, o objetivo do projeto é popularizar a ciência, despertando o interesse do público para aspectos restritos ao ambiente da Universidade. “Pouca gente sabe que por trás do esporte existe um incentivo muito grande para a realização dessa atividade. Há um grande esforço de pesquisa, com cientistas e preparadores que analisam, monitoram e avaliam o rendimento dos atletas constantemente”, argumenta a diretora. “O que a gente quer é mostrar que a ciência permite ao esporte evoluir competitivamente e estimular a melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes”, completa.

De 8 a 80

Tânia Costa reforça que, mais do que divulgar a ciência, a iniciativa pretente estimular um diálogo com os participantes. “Desejamos que cada um se aproprie das informações que serão transmitidas durante o evento, para que faça a melhor escolha ao optar por uma atividade física, além de saber praticá-la corretamente”, explica a diretora. As atividades serão gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades. “O nosso desejo é receber famílias inteiras. Esperamos visitantes de
8 a 80 anos”, afirma.

Programação

Horário: 9h às 17h
Mostras
Centro da Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer – professora Melly Assbú Linhales

Futebol e torcida – professor Silvio Ricardo da Silva

Centro de Estudos, Esporte e Lazer – professor Helder Ferreira Isayana

Programa em monitoria – professor Ronaldo Castro D’Avila -

Atividades interativas
Teste seu conhecimento tático esportivo – professor Pablo Juan Greco

Conheça seu potencial físico – professor Rodolfo Benda

Avaliação de risco para prática de atividade física – professor Anderson da Silva

Avaliação computadorizada do rendimento físico – professor Leszek Schmuchrowski

Atividade física e nutrição – professora Accácia Pereira

09h30/11h/13h30/15h
Oficina de dança com explicação dos movimentos – professora Fernanda de Melo Oliveira
(é necessária inscrição prévia na secretaria do evento instalada no Parque)

Oficina de damas e xadrez

Apresentações

10h
Ginástica olímpica – professora Kátia Lemos

14h
Bate-papo – Vida de Atleta
Conversa com um atleta sobre sua vida – professor Tarcísio Mauro Vago

Apresentação do Grupo Sarandeiro