Busca no site da UFMG

Nº 1630 - Ano 35
20.10.2008

acontece

Sistema de Bibliotecas

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, da Biblioteca Universitária, e Rosemary Tofani Motta, da Escola de Ciência da Informação, foram reconduzidas aos cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente, do Sistema de Bibliotecas da UFMG por mais dois anos. A solenidade de posse foi realizada no dia 14 de outubro, na Reitoria.

A consulta, de chapa única, aconteceu no dia 26 de agosto, quando funcionários e bibliotecários das unidades ligadas ao Sistema elegeram as duas diretoras, com 90% dos 174 votos.

Maria Elizabeth de Oliveira Costa é graduada em Biblioteconomia pela UFMG, dirigiu o Conselho Regional de Biblioteconomia na gestão 2002-2005 e é presidente do Conselho Diretor da Biblioteca Universitária desde 2007.
Rosemary Tofani Motta também é graduada em Biblioteconomia pela UFMG, tem especialização em Preservação de Acervos Públicos pela Biblioteca Nacional e é mestre em Produção, Organização e Produção da Informação pela Universidade. Desde 1998, coordena o Laboratório de Preservação de Acervos da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Formação sindical

O Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) realizará, nos dias 29 e 30 de outubro, o seu I Seminário de Formação Sindical, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação. A atividade é parte das comemorações da Semana do Servidor Público e do aniversário de 16 anos do Sindicato.

A abertura do Seminário será no dia 29, com palestra sobre Ideologia e organização sindical, a ser proferida por Hélder Molina, servidor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No dia 30, João Eduardo do Nascimento Fonseca, também da UFRJ, abordará o tema História do movimento sindical nas universidades.

O propósito do evento é apresentar a história do sindicalismo brasileiro nas duas últimas décadas e avaliar as mudanças e o momento atual do movimento sindical. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas até 24 de outubro pelo telefone (31) 3441-5701, ramal 4.

Divulgação científica

Dois professores da UFMG foram os vencedores do VI Prêmio Anual de Divulgação Científica e Tecnológica “Francisco de Assis Magalhães Gomes”, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

O primeiro colocado foi o professor Renato Las Casas, do Grupo de Astronomia da Universidade, vinculado ao Departamento de Física do ICEx. Las Casas foi premiado pelo trabalho de divulgação científica do Grupo, que inclui exposições itinerantes, artigos em sites, a coluna semanal Olhar longe, no Portal Uai, e atividades voltadas para estudantes e público em geral.

O segundo colocado foi o professor Sérgio Pena, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, pelo trabalho de divulgação científica realizado na coluna mensal Deriva genética. A coluna é publicada na edição on-line da revista Ciência Hoje.

Outro professor da UFMG, Eugênio Marcos Andrade Goulart, da Faculdade de Medicina, recebeu menção honrosa pelo livro De Lucy a Luzia – a longa jornada da África ao Brasil, da editora Coopmed. Na obra, Goulart aborda a pesquisa sobre a evolução humana.

A solenidade de premiação será no dia 22, às 17h, no Parque Municipal, onde será realizado evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Quem sabe

O Centro de Comunicação da UFMG realiza, de 28 a 31 de outubro, na Faculdade de Medicina, trabalho para incentivar os professores da Unidade a se cadastrarem no Quem Sabe, o catálogo de fontes jornalísticas da UFMG. A ação, realizada em parceria com a Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina, será baseada na montagem de estande no saguão do prédio, onde dois estudantes ajudarão os pesquisadores a preencher o cadastro. A abordagem também será feita em cada andar por outra equipe de estudantes.

O Quem Sabe reúne informações sobre as áreas de atuação dos professores, além de outros dados relevantes de suas trajetórias, como participação em entidades representativas ou em grupos de pesquisa, nacionais ou internacionais. Além de servir de referência para a imprensa, o banco é utilizado por organizações públicas e privadas para seleção de consultores.

A mobilização na Faculdade de Medicina é a segunda a ser realizada pela equipe do Núcleo de Comunicação Interna no Cedecom. A primeira ocorreu na Faculdade de Odontologia, em agosto. Na ocasião, o grupo conseguiu ampliar a adesão de 10 para 32 professores. Na Faculdade de Medicina, que hoje conta com 14 professores cadastrados, a expectativa é inscrever cerca de 100 pesquisadores. Atualmente, 300 professores figuram no banco de dados, o equivalente a 12% do corpo docente da UFMG. Em novembro, o trabalho será levado ao Hospital das Clínicas e às escolas de Enfermagem e Arquitetura.

Os interessados em aderir ao banco de dados podem fazê-lo pela internet: www.ufmg.br/quemsabe.

Fale com o Reitor

A partir do próximo dia 28, a comunidade universitária terá mais um canal de comunicação com o reitor Ronaldo Pena. O e-mail falecomoreitor@cedecom.ufmg.br receberá dúvidas e sugestões que serão encaminhadas ao seu gabinete e respondidas pelo dirigente. O e-mail poderá ser acessado por meio de link que será criado no portal da UFMG (www.ufmg.br).