Busca no site da UFMG

Nº 1684 - Ano 36
1.3.2010

Uma semana mais do que especial

Boas-vindas aos calouros terão a presença de Clélio Campolina e Rocksane Norton, novos reitor e vice

Igor Lage

Para a grande maioria dos alunos da UFMG, a primeira semana de março será apenas mais uma de volta às aulas, mas para os 3.851 calouros que começam sua vida acadêmica neste semestre, será um momento de muitas novidades. E para integrá-los mais rapidamente ao universo acadêmico, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) organiza, entre 1º e 3 de março, a Semana de Recepção aos Calouros em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), diretores das unidades e colegiados dos cursos de graduação.

“Já é tradição na UFMG receber os calouros com essa semana especial”, afirma a pró-reitora adjunta de graduação Carmela Polito. Segundo ela, esse é um evento importante para apresentar a Universidade aos seus novos estudantes, explicando um pouco de suas normas, estruturas e organização. “É uma ótima oportunidade que os calouros têm de conhecer as possibilidades oferecidas pela UFMG e compreender sua responsabilidade como alunos.”

A programação conta com três dias de atividades. “Preparamos um evento mais enxuto para tratarmos dos aspectos mais importantes”, afirma Ricardo Velloso, técnico em assuntos educacionais da Prograd. A palestra de abertura no primeiro dia será feita pelos atuais reitor e vice-reitora da UFMG, Ronaldo Pena e Heloísa Starling, e pelo reitor e vice-reitora da gestão 2010-2014, Clélio Campolina Diniz e Rocksane de Carvalho Norton.

Ainda na segunda-feira, o atual pró-reitor de graduação Mauro Mendes Braga e a pró-reitora da gestão 2010-2014, Antônia Vitória Aranha, saúdam os calouros e explicam as normas e o funcionamento dos cursos de graduação. Fechando o dia, o professor Sérgio Cardoso, da Universidade de São Paulo (USP), responde à pergunta-tema de sua palestra: “Que fazer nas universidades e das universidades?” (leia mais na entrevista abaixo).

No segundo dia, Mauro Mendes Braga retorna acompanhado dos pró-reitores Elizabeth Ribeiro (pós-graduação), Carlos Alberto Tavares (pesquisa) e Ângela Dalben (extensão) para abordar A vida acadêmica na graduação: conexões entre ensino, pesquisa e extensão. Estágios e programas de mobilidade para outras universidades do país serão tratados pela coordenadora do Programa de Mobilidade Estudantil, Maria José Menezes Brito, enquanto a diretora de Relações Internacionais Eliana de Freitas Dutra detalhará as diretrizes do programa de intercâmbio internacional da UFMG.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também dará suas boas-vindas aos novos alunos. Segundo Estevão Cruz, um dos coordenadores-gerais da atual gestão e estudante do curso de Ciências Sociais, “o DCE irá apresentar o seu trabalho, falar da responsabilidade e dos desafios de se estudar em uma instituição como a UFMG e convidar os calouros a participar do movimento estudantil”. Encerrando as atividades da terça, os músicos Rodrigo Torino e Leonardo Brasilino apresentarão composições de Baden Powell.

A maioria das palestras será no auditório da Reitoria, com transmissão simultânea para os auditórios da Face e do ICB. Na quarta-feira, as atividades acontecem nas unidades acadêmicas, onde os calouros receberão informações mais específicas sobre seus cursos.

Ritual de tolerância

Pelo terceiro ano consecutivo, a Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE) realiza a Campanha de Conscientização sobre o Trote, iniciativa que procura estimular a integração de calouros e veteranos. “O trote é um ritual de passagem importante e um momento de confraternização do corpo discente. Por isso, deve ocorrer em ambiente de respeito e tolerância”, afirma o titular da DAE, Seme Gebara.

Este ano, as ações da diretoria, realizadas em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), começaram já na semana do Registro Acadêmico (8 a 12 de fevereiro), com a distribuição de kits informativos. Durante a Semana de Recepção aos Calouros, cartazes serão afixados nas unidades acadêmicas e a equipe da DAE entrará em contato com as lideranças de diretórios e centros acadêmicos, DCE e empresas juniores para incentivar a colaboração na campanha.

Neste início de ano letivo, a campanha dá continuidade ao trabalho iniciado no semestre anterior, que, segundo pesquisa da DAE, foi bem recebido pelos alunos. “O slogan ‘A diversão não é só sua’ ilustra bem o pensamento da iniciativa e ajuda a entender alguns princípios que defendemos para os trotes, como não ofender terceiros e o direito do calouro de dizer ‘não’.”


Leia também: