Busca no site da UFMG

Nº 1696 - Ano 36
24.5.2010


Saga das gerais

A formação e o povoamento de Minas Gerais são o tema do musical Sagas do País das Gerais, que será apresentado no próximo Quarta Doze e Trinta, dia 26, e no projeto Uma Tarde no Campus, no dia 27, no auditório da Reitoria (campus Pampulha). Narrado por Veva, uma velha escrava alforriada, catadora profissional de piolhos, o musical é uma adaptação do Grupo dos Dez sobre a série de livros escritos por Agripa Vasconcelos. Com direção de João das Neves e colaboração da cantora e preparadora vocal Titane, e da preparadora corporal Irene Ziviani, o espetáculo traz canções inéditas compostas por integrantes do Grupo, além de João das Neves, Mestre Jonas e Fabrício Belmiro. As apresentações acontecem às 12h30 e às 17h30, respectivamente, com entrada gratuita. O Quarta Doze e Trinta e o projeto Uma Tarde no Campus são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Um míope no Zoo

Coletânea de contos e textos inéditos de Ildeu Brandão, Um míope no zoo e outros contos é uma das mais recentes publicações da Editora UFMG. Lançado durante a Bienal do Livro de Minas, o livro reúne histórias sobre acontecimentos do cotidiano, tratados no tom corriqueiro que caracteriza o autor. De acordo com o organizador da publicação, o jornalista Jaime Prado Gouvea, “Ildeu era um contista de primeiro time, com texto correto e limpo”. Francisco Ildeu da Fonseca Brandão nasceu em Ouro Fino, em 10 de maio de 1913. Foi jornalista e funcionário público, dirigiu o Suplemento Literário do Minas Gerais entre 1970 e 1971, ocupou a cadeira nº 9 da Academia Mineira de Letras e teve contos editados na Tchecoslováquia, Espanha e Estados Unidos. Morreu em Belo Horizonte em 12 de agosto de 1994.

Nobel de Medicina

O cientista suíço Rolf M. Zinkernagel, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1996, estará na UFMG no próximo dia 27 para a proferir a conferência A Nobel Prize from unexpected experimental results (Um Prêmio Nobel obtido de resultados experimentais inesperados). Na palestra, ele mostrará como observações casuais podem levar a descobertas importantes e fará comparação desse processo com o método de análise racional de hipóteses. A conferência integra o Programa Visitas Internacionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) e acontece às 17h, no auditório da Escola de Música da UFMG. A entrada é gratuita. Nascido em 1944, em Riehen, Suíça, Zinkernagel é professor emérito do Departamento de Patologia do Hospital Universitário de Zurique.

Figura e cidade

Treze artistas ligados ao grupo de pesquisa Linha, sediado na Escola de Belas-Artes, expõem obras bidimensionais na Casa do Lago, da Unicamp, até o dia 28 de maio. A mostra Figura e cidade, composta de três obras de cada artista, reúne pinturas, desenhos, gravuras e fotografias que exploram a relação entre a visualidade e o ambiente da cidade. Os expositores vinculados à UFMG são os professores Angélica Beatriz, Antonio Signorini, Conceição Bicalho, Maria do Céu Diel e Vlad Poenaru; os ex-alunos Aroldo Lacerda, Elias Mol e Tai Nunes, e o aluno de graduação Humberto Mundim.

Educação integral

Professores do ensino básico, educadores sociais e agentes culturais, entre outros, residentes em Confins, Ipanema, Juiz de Fora e Uberaba, podem se inscrever no curso gratuito Educação Integral e Integrada – Modalidade a Distância, promovido pelo Grupo Teia (Territórios, Educação Integral e Cidadania), da Faculdade de Educação.
Segundo os organizadores do curso, o objetivo é formar gestores educacionais, professores do ensino básico e outros profissionais da educação nos pressupostos teóricos e práticos da educação integral/integrada, tornando-os capazes de desenvolver, implementar e participar de programas de educação integral em seus municípios. As inscrições para seleção vão até 4 de junho e o curso começa no dia 19 do mesmo mês, com aula presencial de abertura em cada cidade polo. Informações sobre os módulos, conteúdos e carga horária estão disponíveis na página do Teia (www.fae.ufmg.br/teia/node/26). Mais informações pelo endereço educacaointegraluab@gmail.com ou pelos telefones (31) 3409 7462 e 3409-5526.

Dieta sem glúten

A propósito da matéria Inimigo do peso?, publicada na última edição do BOLETIM, a pesquisadora Fabíola Lacerda esclarece que uma dieta sem glúten pode ter efeitos sobre a prevenção da obesidade e não sobre o processo de emagrecimento, como informou o texto subposto ao título. Sobre a doença celíaca, ela lembra que seus portadores não são afetados pela ausência de uma enzima que quebra a proteína, mas pelo fato de se tratar de “uma doença autoimune, presente em indivíduos geneticamente predispostos, cujo gatilho para as reações deletérias ao organismo é o glúten de trigo, centeio, cevada e, possivelmente, aveia”. Fabíola também explica que, diferentemente do que informou o texto, a doença tem tratamento e que este se baseia na retirada do glúten da dieta. Em relação ao texto complementar Para crescer sem murchar, que informa que o glúten faz o pão “crescer”, a pesquisadora diz que o glúten “não é responsável pela fermentação nem por fazer o alimento crescer, mas por reter os gases e vapores provenientes desse processo”.