Busca no site da UFMG

Nº 1711 - Ano 36
20.9.2010



‘Pai’ dos NANOTUBOS na UFMG

O físico japonês Sumio Iijima, considerado o “pai” dos nanotubos de carbono, faz palestra aberta ao público na UFMG no próximo dia 27 de setembro. O workshop será às 9h, no auditório 3 do ICEx. Iijima é vinculado à Meijo University, de Nagoya, e dirige o Research Center for Advanced Carbon Materials, ambos no Japão. Sua vinda à UFMG decorre de agenda acadêmica com pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanotubos de Carbono, cuja coordenação nacional está a cargo da UFMG, por meio do professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física. Além de referência na pesquisa e produção de nanotubos no país, a Universidade pretende instalar um centro de produção de nanotubos no BH-Tec. O evento no ICEx contará com outras 10 palestras de professores da UFMG e pesquisadores do CDTN e do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base (IEBT).

Em 1991, Sumio Iijima descreveu pela primeira vez a existência de moléculas de carbono cilíndricas e ocas com propriedades especiais de resistência e condutividades. O trabalho foi publicado no mesmo ano pela revista Nature sob o título Helical microtubules of graphite carbone e gerou grande repercussão mundial. As aplicações desse material se destinam a múltiplas áreas como medicina, engenharia espacial e tecnologias do esporte.

Avaliação da CAPES

Avaliação trienal dos cursos brasileiros de pós-graduação, feita pela Capes, mostrou a boa qualidade desse nível de ensino na UFMG. De seus 67 programas, 22 obtiveram conceito 6 ou 7 compatível aos de excelência internacional. Outros 22 cursos ganharam nota 5, também considerada de alto nível de desempenho pela Capes.

No conjunto dos programas de pós-graduação da UFMG, 20 subiram de conceito e apenas dois receberam nota inferior à da última avaliação, feita em 2007. No cômputo geral, nove cursos receberam conceito 7; 13, nota 6; 22 ficaram com 5; 18 tiveram conceito 4, e cinco receberam nota 3. Consulte o documento com os resultados .

ESTACIONAMENTO da Reitoria

A partir desta semana, muda o acesso ao estacionamento da Reitoria. O objetivo é reservar maior número de vagas aos servidores e melhorar o funcionamento do órgão. Segundo a Pró-reitoria de Administração, tem-se verificado quantidade significativa de atrasos e de reclamações de servidores que não conseguem estacionar os carros nas proximidades.

O prédio conta com cerca de 280 vagas, sendo 180 exclusivas para os servidores da Reitoria. Estão fechadas as entradas da avenida Mendes Pimentel (a principal do campus) e da rua Baeta Vianna (em frente ao ICB). O acesso dos visitantes deve ser feito, principalmente, pela rua Eduardo Frieiro (em frente à Biblioteca Central). A alteração é parte de conjunto de intervenções que visa melhorar o trânsito do campus Pampulha, e que envolve o transporte público que atende à Universidade, os ônibus internos, os estacionamentos, a prática da carona, informação e conscientização dos motoristas, entre outros apectos.

BAJA

O projeto Baja UFMG, formado por alunos de graduação em engenharia, é um dos competidores da etapa Sudeste Fiat do Baja SAE Brasil, que acontece em 25 e 26 de setembro no campo de provas CNH em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo do projeto é envolver estudantes na fabricação de um veículo protótipo off-road para ser avaliado em competições organizadas pela SAE Brasil. No dia 25 acontecem as provas estáticas, restritas aos juízes, além do teste de suspensão e tração. A competição entre os veículos será na segunda, 26, pela manhã, e terá três horas de duração.

DIVERSIDADE sexual

Entre os dias 24 e 28 de setembro, acontece a primeira mostra audiovisual Diversidade em foco: outras sexualidades em cena, com exibição de filmes de curta e longa metragem sobre o tema da diversidade sexual. A programação inclui mesas-redondas para discussão dos filmes logo após sua exibição. A mostra acontecerá em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

A promoção é do projeto Educação sem Homofobia, do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, em parceria com o Núcleo de Psicologia Política e do Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual, todos vinculados à UFMG. A programação e outras informações estão disponíveis no site do evento ou pelo telefone (31) 3409-6287.

SAMBA no Quarta Doze e Trinta

O grupo Samba de Quintal, fundado há três anos no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, e integrante do projeto Vozes do Morro, é a atração desta semana do projeto Quarta Doze e Trinta. O show será no dia 22, às 12h30, na Praça de Serviços.

O grupo se inspira tanto em sambistas da Velha Guarda, como Cartola, Candeia, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Monarco e Dona Ivone Lara, quanto em grupos contemporâneos, como Fundo de Quintal e Casuarina.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.