Busca no site da UFMG

Nº 1728 - Ano 37
28.02.2011


MAURO BORGES na ABDI

O professor Mauro Borges Lemos é o novo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A posse aconteceu em 22 de fevereiro, em Brasília, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Lemos é doutor em Economia pela Universidade de Londres, professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Face e foi diretor do Cedeplar. Com pós-doutorado na Universidade de Illinois e na Universidade de Paris, possui experiência nas áreas de planejamento e desenvolvimento regional, industrial e tecnológico, tendo atuado em diversos projetos de pesquisa relacionados a esses temas, muitos dos quais na condição de coordenador.

A ABDI é responsável pela execução da política industrial no país. Suas metas específicas estão direcionadas hoje para a ampliação das exportações; fortalecimento das micro e pequenas empresas; regionalização; integração produtiva da América Latina e Caribe, integração com a África; e produção sustentável.

Nova SUPERINTENDÊNCIA

O reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, criou a Superintendência de Infra-estrutura e Manutenção, que funcionará com status de Pró-reitoria. A nova estrutura será coordenada pelo professor José Nagib Cotrim Árabe, que ocupava a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).

Em nota à comunidade universitária, o reitor afirma que a expansão de vagas na graduação e o forte incremento das atividades de pesquisa e extensão tornam “extrema prioridade adequar a infraestrutura da UFMG aos novos desafios”. Segundo a nota, tal tarefa não cabe na rotina de trabalho das pró-reitorias existentes, nem seria apropriado criar uma nova Pró-reitoria – porque tal iniciativa não proporcionaria a agilidade que se precisa e porque, passada a fase atual, uma nova Pró-reitoria poderia se tornar desnecessária.

Nagib Cotrim Árabe será substituído na Proplan pela professora Maria Lucia Malard, que ocupava o cargo de pró-reitora adjunta de Planejamento desde o início da atual gestão.

300 anos de HUME

O Grupo Hume da UFMG realiza em março duas conferências especiais em comemoração aos 300 anos do pensador escocês David Hume. Programação inicial prevê exposições dos professores Don Garret, da New York University, e Geoffrey Sayre-McCord, da University of North Carolina at Chapel Hill. No dia 10 de março, Garret fala sobre Rethinking Hume’s second thoughts about personal identity. No dia seguinte (11/3) é a vez de McCord abordar o tema Humean contractarianism.

As conferências acontecem às 10h, na sala 4090, na Fafich – avenida Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha. O Grupo Hume foi constituído em 2001 e reúne professores e alunos de graduação e pós-graduação em filosofia e ciências humanas em estudos sobre o filósofo escocês, que viveu no século 18 (1711-1776). Informações: www.grupohume.blogspot.com.

LETRA A

A edição 24 do jornal Letra A já está disponível para leitura na web e traz discussões sobre os avanços das políticas etnorraciais nas escolas e os projetos de educação diferenciada no país. Editada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, em parceria com o MEC, a publicação tem circulação nacional e periodicidade bimestral.

Na nova edição, um dos destaques é a discussão sobre a dificuldade de comunidades indígenas, quilombolas e camponesas de fortalecerem suas culturas e conquistarem uma educação que atenda a seus interesses. A reportagem também mostra como a luta contra o preconceito está cada vez mais integrada às políticas educacionais. O conteúdo pode ser lido no endereço http://ceale.fae.ufmg.br/publicacoes.php?catId=107&txtId=94.

Visitas ao MUSEU

Miguel Aum
IX Congresso Internacional ALED 2011

Escolas, instituições e grupos particulares interessados em visitar o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (foto) podem fazer agendamento no Centro de Extensão do local, pelo e-mail cenex@mhnjb.ufmg.br. O espaço possui infraestrutura e diversas atrações para receber visitantes, que podem ser conferidas no portal www.mhnjb.ufmg.br.

Excursões em grupo são receidas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Segundo orientação da direção do Museu, é necessário enviar ofício solicitando a visita. As instruções para o procedimento estão disponíveis no portal do MHNJB. Mais informações pelo telefone (31) 3461-4204.

Erramos

BOTULISMO

Na matéria Um só "tiro" no botulismo, publicada na edição 1.726, de 14 de fevereiro, foi informado que as vacinas convencional e com quitosana testadas em bovinos para prevenção do botulismo apresentavam índice satisfatório de anticorpos no 42º dia de vida do animal. Na verdade, isso ocorre no 42º dia após a administração das vacinas.